A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questões de Concursos 01 – (Agente de Controle Externo/TCE/RO/FCC/Nível Médio) Atualmente, no Brasil, o controle externo das contas públicas é exercido.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Controle de Recursos Públicos
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Tribunal de Contas da União
Conhecendo o Tribunal de Contas da União
O controle Externo no TCE
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
Direito constitucional aula 17 e 18
Direito constitucional aula 17 e 18
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
Aprovação das Contas do Inmetro
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
CONTROLE INTERNO MUNICIPAL TCE/PR – DIRETORIA DE CONTAS MUNICIPAIS
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Unidade VI: Controle dos atos de Administração Pública
Os Tribunais de Contas e o Registro das Aposentadorias de Servidores
Tribunale Contas da União Tribunal de Contas da União MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA SECRETÁRIA DE CONTROLE EXTERNO
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
 Competência Constitucional.  Relações entre Democracia e Contas.  Afastamento do Processo Eleitoral em decorrência de ação do Tribunal de Contas.
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
Cronograma de Remessa Obrigatória de Documentos ao TCE/AP
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Atribuições e Responsabilidades
PREPARATÓRIO - CONCURSO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS PARTE II.
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
Estatuto da OAB Aula 14.
Controle da Administração Pública
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Dieter Janssen Prefeito de Jaraguá do Sul Presidente da AMVALI.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
palestrante Ranilson Ramos
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
Contas de Governo e Contas de Gestão Contas de Governo e Contas de Gestão Valtuir Pereira Nunes Auditor Público Externo Diretor-Geral do TCE-RS.
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
SICAP-AP Sistema Integrado de Controle e Auditória Pública – Atos de Pessoal.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
Transcrição da apresentação:

A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes 2º Vice-Presidente do TCE-AP

INTRODUÇÃO – HISTÓRIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS No Brasil, controle vem desde o período colonial (1680); Em 1826 surge a primeira iniciativa com Felisberto Caldeira Brandt (Visconde de Barbacena) e de José Inácio Borges, em implantar juntas das capitanias. Sua criação se dá com a constituição de 1891 através de iniciativa de Rui Barbosa. A C.F./1988, transformou o então Território do Amapá, em Estado da Federação. O primeiro governador eleito, Anníbal Barcellos, criou o Tribunal de Contas do Estado do Amapá, através do Decreto nº 0031/06-02-1991.

Missão e compromisso social do TCE/AP 1. Exercer o controle externo; 2. Orientar; 3. Fiscalizar; 4. Avaliar a gestão dos recursos públicos; 5.Cuidar para a correta aplicação em benefício da população. Valores: Credibilidade Eficiência Ética Independência Imparcialidade Moralidade Respeitabilidade Transparência.

Atuação do TCE – Constituição Estadual e Lei Orgânica APRECIAR: Contas prestadas anualmente pelo Governador; Contas dos Prefeitos e julgar das Câmaras Municipais; Para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão aposentadoria e pensão de pessoal; JULGAR: Contas dos Gestores Públicos;

Atuação do TCE – Constituição Estadual e Lei Orgânica Realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias; Fiscalizar recursos repassados pelo Estado a Municípios; Prestar informações solicitadas pelos Poderes Legislativos; Aplicar sanções previstas em lei; as contas de empresas ou consórcios interestaduais e intermunicipais;

Atuação do TCE – Constituição Estadual e Lei Orgânica Assinalar prazo para providências necessárias ao exato cumprimento da lei; Representar o Poder competente sobre irregularidade ou abusos apurados; Decidir sobre denúncia apresentada por qualquer pessoa; Decidir sobre representação apresentada por autoridade pública; Negar a aplicação de lei ou ato normativo considerado inconstitucional ou ilegal; Homologar os cálculos das cotas do ICMS devidas aos Municípios.

Como atua o TCE? 1) Acórdãos; 2) Atos; 3) Resoluções; 4) Pareceres Prévios.

LEGISLAÇÃO BÁSICA PARA FISCALIZAR - Constituição Federal; - Constituição Estadual; - Lei Complementar nº 10/1995 – Lei Orgânica; - Resoluções Normativas (Regimento Interno); - Lei de Responsabilidade Fiscal – LC 101/2000; - Lei 4.320/64; - Lei 8.666/93; - Lei 10.028/00.

Relacionamento com o Controle Interno (art. 74, CF) Guardião do cumprimento das metas e objetivos da Administração Pública Órgão auxiliador do Controle Externo Comprovar a legalidade e avaliar os resultados

Funcionamento do Pleno/TCE O Tribunal Pleno é constituído pela totalidade dos 7 Conselheiros e suas sessões são dirigidas pelo Presidente. As Sessões Ordinárias são realizadas às quartas-feiras, com início às 9h, com, no mínimo, a presença de cinco Conselheiros e do representante do Ministério Público de Contas junto ao TCE.

DECISÕES DO PLENO Dentre outras atribuições, compete ao PLENO: -Emitir Parecer Prévio; -Apreciar, para fins de registro, os atos de admissões, inativações e pensões; -Julgar Recursos; -Julgar definitivamente sobre: 2.1. Contas regulares 2.2. Contas regulares com ressalva 2.3. Contas irregulares 3. Contas iliquidáveis

OBRIGADO