Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Contexto da Informação
Estratégias da Produção
A Importância da Contabilidade
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Daciane de Oliveira Silva
Administração Estratégica
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Contabilidade Gerencial
Projeto - O Empreendedor Comercial
Balanced Scorecard BSC
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Federal Fluminense
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Diagrama de Gestão Flávio Botana.
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
Função da Administração:
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Hiram de Melo Gonçalves
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Planejamento e Responsabilidade Social
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Analise das Demonstrações Contábeis
Balanced Scorecard.
Disciplina: Controladoria
Artigo – Para que serve o EBITDA? Revista Exame
Empreendedorismo “Imprendere”
Faculdade Castro Alves
BALANCED SCORE CARD.
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
Prof. Dr. Osni Hoss Ferramentas para apuração dos ativos intangíveis  Calculo do Fluxo de Caixa Livre – FCL  Valor Econômico Agregado.
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Análise das Demonstrações Contábeis
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Plano de Negócio Exercício.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos Planejar a campanha estratégica Objetivos estratégicos Perspectivas de valor do BSC Introdução Financeira Cliente Processos Internos Aprendizagem e Crescimento

Missão + Visão = Estratégias Estudo de Caso:

Temas estratégicos Estudo de Caso:

Planejar a campanha estratégica Através de 6 etapas para criação de valor: Definir a lacuna de valor para os acionistas e stakeholders caminho a ser percorrido => visão do presente para o futuro Redimensionar a proposição de valor para os clientes identificar novas fontes de valor => novos mercados Estabelecer o horizonte de tempo para obter resultados sustentáveis especificar em que tempo futuro cada objetivo estratégico deverá ser cumprido => ordem de serviço x comunicado

Planejar a campanha estratégica continuação: Identificar os poucos temas estratégicos críticos demonstrar as lacunas de valor para os stakeholders foco nos objetivos financeiros Identificar e alinhar os ativos intangíveis identificar as lacunas existentes no capital intelectual alinhamento da equipe Identificar e financiar os programas estratégicos avaliar os investimentos financeiros, humanos e de infra-estrutura focando o cronograma estabelecido

Objetivos estratégicos Estudo de Caso:

Perspectivas do BSC Financeira

Objetivo Mostrar se as escolhas estratégicas estão contribuindo para: elevação do valor da empresa no mercado geração do valor econômico aumentar a riqueza dos acionistas e stakeholders Enfoque nos ativos intangíveis: satisfação dos clientes inovação dos produtos retenção de talentos

Diálogo entre acionistas e a sociedade O que a empresa significa para os acionistas? Por que os consumidores tem interesse na sobrevivência da empresa? 3. Qual o grau de interesse dos investidores externos em alocar recursos na empresa? 4. Qual a motivação dos colaboradores da empresa?

Diálogo entre acionistas e a sociedade Por que é importante para o fornecedor ter a empresa como cliente? Qual o valor que a empresa representa junto ao mercado numa futura aquisição? 7. Que benefícios a empresa proporciona à comunidade?

O que o acionista espera do BSC

Gestão baseada em valor

Método do Fluxo de Caixa Livre Definição: O valor de uma empresa é o valor presente dos fluxos de caixa livres dos ativos atualmente existentes, somados ao valor presente das oportunidades existentes. O fluxo de caixa livre é definido como sendo o montante que está à disposição dos acionistas da empresa. Logo, é igual ao fluxo de caixa das operações da empresa, menos os investimentos adicionais que se fizerem necessários em capital de giro ou nos ativos de longo prazo.

Método do Fluxo de Caixa Livre

Custo Médio Ponderado de Capital - CPMC

Valor da Empresa

Método do Valor Econômico Agregado - EVA Definição: É uma metodologia de gestão de negócios que tem por finalidade medir o valor da riqueza criada por um empreendimento. De acordo com o EVA, a riqueza somente é materializada quando a empresa cria um valor que supera os seus custos operacionais e também cobre o custo do capital empregado no negócio. Logo, o EVA se baseia em algo que conhecemos há muito tempo: o que realmente chamamos de lucro, o dinheiro que sobra para remunerar o capital próprio…

Método do Valor Econômico Agregado - EVA Definição: É uma metodologia de gestão de negócios que tem por finalidade medir o valor da riqueza criada por um empreendimento. De acordo com o EVA, a riqueza somente é materializada quando a empresa cria um valor que supera os seus custos operacionais e também cobre o custo do capital empregado no negócio. Logo, o EVA se baseia em algo que conhecemos há muito tempo: o que realmente chamamos de lucro, o dinheiro que sobra para remunerar o capital próprio…

Método do Valor Econômico Agregado - EVA

Valor de Mercado Adicionado da Empresa - MVA

Contribuições do EVA e MVA Selecionar os objetivos da perspectivas financeiras, procurando minimizar o erro na avaliação dos objetivos, evitando comprometer o sucesso do projeto. Avaliar os objetivos não-financeiros, procurando valorizar a contribuição como valor agregado, tais como: satisfação dos clientes diferenciação de produtos inovação de produtos investimentos na infra-estrutura de tecnologia da informação Orientar a escolha de objetivos financeiros geradores de valores: aumentar a taxa de retorno sobre o capital investido investir capital adicional em projetos com retorno superior ao custo de capital descontinuar operações deficitárias, reduzindo riscos competitivos

Método do CFROI Retorno sobre o Investimento Base Caixa Definição: É expressado pela taxa interna de retorno dos fluxos de caixa (entradas e saídas de capital) de todos os projetos que a empresa está implementando no momento. Compara os fluxos de caixa após o imposto de renda, ajustados pela inflação, disponíveis para os investidores da empresa, com os investimentos brutos ajustados pela inflação feitos por esses investidores. Apresenta-se em termos percentuais.

Método do CFROI Retorno sobre o Investimento Base Caixa

Novos métodos: TSR e TBR

Método TSR Retorno Total do Acionista Definição: Tem por finalidade medir a taxa de retorno que os investidores obtêm pela sua participação acionária na empresa, ao longo do tempo. É expressado pelo retorno dos dividendos obtidos (medidos em termos do valor presente dos fluxos de caixa), mais o ganho do capital obtido pela valorização das ações no período.

Método TSR Retorno Total do Acionista

Método TBR Retorno Total do Negócio Definição: Calcula a taxa de retorno do valor gerado por um negócio, num dado horizonte de tempo. É influenciado pelos seguintes fatores: a lucratividade dos ativos existentes o crescimento do negócio os fluxos de caixa livres custo de capital

Método TBR Retorno Total do Negócio

Método CVA Valor Agregado Base Caixa Definição: Tem como finalidade medir o lucro econômico, baseado nos fluxos de caixa e não no lucro contábil. É obtido pela subtração dos custos de capital, de terceiros e próprios, do lucro operacional. Logo, é medido como o fluxo de caixa operacional menos a depreciação e menos a despesa de capital sobre o investimento bruto.

Método CVA Valor Agregado Base Caixa

Direcionadores da Gestão Baseada em Valor Definição: São indicadores-chave de desempenho de uma organização, construídos a partir da estratégia competitiva, que possuem grande potencial para gerar valor econômico agregado. Apresentam-se de forma dinâmica, mudando ao longo do tempo, de acordo com a evolução do ciclo da empresa.

Direcionadores da Gestão Baseada em Valor Principais direcionadores de natureza financeira: custo de capital crescimento em vendas margem de lucro operacional alíquota de imposto de renda base caixa investimento incremental em ativos fixos investimento incremental em capital de giro tempo de duração do crescimento em valor

Ciclo de Vida da Empresa

Valor da Empresa Micro e Macro direcionadores

Medição do Valor das Estratégias Afirmação: Na maioria das empresas os componentes de crescimento futuro representam a maior parte do valor de mercado da empresa. Por quê? Pois o que já se produz é mais fácil ser imitado pelo concorrente, já a inovação é “caixa preta”, “fórmula não revelada”, fruto de P&D, algo que as empresas não investem; logo, passa a ter valor agregado maior.

Medição do Valor das Estratégias

Valor da Empresa e das Estratégias

Geração do Valor Econômico Agregado

Indicadores Financeiros

Objetivos Estratégicos

Exemplos:

Matriz do Mapa Estratégico - Financeiro

Mapa Estratégico - Financeiro

Mapa Estratégico - BSC

Pensamentos “Todo mundo recebe um volume tão grande de informações o dia todo que acaba perdendo o bom senso.” Gertrude Stein “Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem Por quê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo Por que não?” George Bernard Shaw