III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Programa de Pós-graduação em Química Centro de Ciências Naturais.

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Transcrição da apresentação:

III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-graduação em Química Centro de Ciências Naturais e Exatas Área de Química Conceito na Capes: 7 Início do Curso: Mestrado: 1985 Doutorado: 1993 (20 anos em 2013) Coordenador: Prof. Robert Alan Burrow Apresentador: Prof. Cristiano Giacomelli MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP 05 e 06 de dezembro de 2012

/ Quantitativo da Atividade de Formação Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/ * DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/ * *até 28/11/2012

/ Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes O documento de Área de Química não existe; Há um comunicado (n° 003/2011) de considerações sobre avaliação e acompanhamento dos programas da área, com os 26 itens. o Desempenho satisfatório o Situação de alerta o Desempenho fraco

/ 1.Credenciamento de novos docentes 2.Aumento do quadro de docentes permanentes o O PPG em Química aumentou seu quadro de docentes permanentes com credenciamento de novos docentes: Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 3.Qualis de periódicos o O Qualis é contemplado no regimento com implicações nos repasses de recursos. o O número de publicações A1 aumentou em Livros, Capítulos de livros e patentes o O número de patentes (pedidos, registros e licenciamentos) aumentou em Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 5.Ética em pesquisa científica e em publicações o O PPG em Química convidou Prof. Joaquim de Araújo Nóbrega UFSCar para ministrar a palestra “Algumas considerações sobre ética na pesquisa”. 6.Disciplinas voltados ao empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento de produtos biotecnológicos o O PPG em Química não tem atividades neste aspecto. Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 8.Ciência sem Fronteiras 9.Qualidade na formação de mestres e doutores 10.Formação acadêmica do discente o O PPG em Química cuida bem da formação de seus alunos. Alguns formados do PPQ em Química se encontram nas melhores universidades no Brasil (USP, Unicamp, UFRGS). Inserção de RH modesta em outros programas 7. o Precisamos reformular a grade de disciplinas para ofertar disciplinas de 45 h nas 4 áreas de química (QA, QI, QO e FQ). o Bolsas PDSE estão disponíveis. o Cooperação internacional bidirecional com Alemanha, Argentina, Espanha e os Estados Unidos. Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 12.Redes de pesquisa o Os docentes do PPG em Química não coordenam (e poucos participam) projetos de rede de pesquisa no nível nacional (CNPq/INCTs, CAPES/Rede Nanobiotech). 13.Indicação de 24 publicações no triênio o Somatório dos Fatores de Impacto de 24 publicações, 8 por ano, sem repetição de docente. o Beneficia programas maiores, mas o PPGQ valoriza o fator de Impacto através do Qualis, e então estamos bem! Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 15.Valorização de seminários, conferências e palestras o Âmbito internacional. 16.Editores de periódicos de circulação internacional 17.Valorização de Prêmios e Distinções o Estes quesitos serão usados para distinguir os programas 6 e 7. o Temos um corpo de docentes ativo no exterior, com vários seminários, conferências e palestras internacionais. o 04 membros de corpo editorial de periódicos internacionais. o Prêmios: Pesquisador Gaúcho 2012, Petrobrás, Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 18.Atividades de Ensino o Autores de livros didáticos: Profs. Gelson, Denise 19.Liderança Política e Científica do Corpo Docente o Comitês assessores do CNPq e da CAPES o Coordenador da área na FAPERGS. 20.Estratégias de Internacionalização o Muitos alunos participam nos projetos no exterior. o O PPG em Química convidou palestrantes internacionais (8). o O PPG em Química tem pouco alunos internacionais. 21.Propostas Dinter/Minter o PPG em Química não participa dos programas MINTER/DINTER. Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 23.Programas 6 e 7 devem ser fortes nas grandes áreas de Química o É o “calcanhar de Aquiles” do programa. o Estamos fortes em duas áreas: Orgânica e Analítica. o Estamos médios em Química Inorgânica. o Físico-Química não existe (sem representação no Colegiado). É um desafio Sisífico; PPG/DQ não tem a possibilidade de contratar docentes na área, que não pertence ao DQ, mas ao DF. Faltam equipamentos básicos na área, fato que inibe a pungência de novos docentes com especialização no exterior (ex.: microscópios – TEMs & AFMs). O PPG em Química está elaborando um Plano Político Pedagógico, e reorganizando a grade de disciplinas para implementar FQ.. Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ 25.Mestrado Profissional. o O PPG em Química fez um pedido para abrir MP, mas foi negado pelo CAPES. o O comitê de área no triênio anterior fechou quase todos os MPs em Química no país. 26. Prova Nacional de Ingresso nos PPGs em Química. Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio

/ Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio Número de Docentes Permanentes (DP) 2531 Número de Docentes Permanentes com > 5 anos (DPV) 20 Artigos em Periódicos Indexados (API) Relação API/DP4,243,35 Relação API/DPV5,305,20 Fator Impacto Médio dos API2,5152,627 Somatório dos FI dos Oito Melhores API42,4464,16 %DP com > 2,3 artigos/ano 61,3%54,8% %DP com Orientação Concluída no Ano 67,9%58,1% %Discentes com publicação no ano*71%69%

/ Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Triênio : Instituição Conceito 2010 DPs 1a. Nota 3/4/5 2a. Nota 5/6/7 UNICAMP USP UFSC UFRGS UFSM UFRJ USP/SC Q + FQ UNESP/ARAR UFMG UFSCAR Os PPGs Q e FQ na USP/SC foram unidos. UFMG tem 02 prédios novos de química, e forte apoio da para subir a 7. ?

/ Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Dados das apresentações em novembro de 2011: SiglaConceitoDP%PQAlunosA1Patentes Unicamp79361% USP76265% UFSCar65267%25312 USP/SC75090%29810 UFRGS75088% UFMG64738% UNESP/Arar640100%1512 UFSC73972%14823 UFRJ7394 UFSM73174%15466 Os quesitos de excelência na área enfatizam o número de DPs no programa.

/ Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio O Programa permanece pequeno demais para concorrer contra os programas maiores. o O número de docentes nos PPGQ da UFMG e UFRJ são muito menores comparado ao número de professores em seus departamentos de química (~100!). O Programa mostra um aumento de desempenho muito inferior aos concorrentes (em números absolutos). o O aumento do número dos DPs não traz um aumento correspondente de desempenho total do Programa. Os critérios de excelência na área de química enfatizam números absolutos, e não relativos ao número de docentes.

/ METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 7 Criar a Área de FQ1Falta de docentes para atuar na área. 1 Aumentar o número de DPs. 2Processo de seleção no concurso. 2 Aumentar a internacionalização 2Falta de experiência para atrair alunos de outros países 3 Aumentar os níveis dos bolsistas de PQ. 3Aposentaria dos orientadores mais alto nível. 4 Aumentar e atualizar o número de linhas de pesquisa. 1DPs são absorvidos nas linhas existentes. 5

/ METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 7 Criação de uma Central Analítica para gerenciar os equipamentos novos. 4Divisão dos orientadores (mínimo necessário para montar um projeto CT- INFRA). Falta de espaço físico. Falta de técnicos para cuidar dos equipamentos. Concorrência dentro da UFSM, e da FINEP. Falta de apoio da Reitoria. 6 Construção de um novo prédio para almoxarifado 5Falto a espaço físico7

/ AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Elaborar um Plano Político Pedagógico moderno 1Nenhuma1 Aumentar o espaço físico para docentes novos 5Disputo de pouco espaço com muitos docentes. 2 Reorganizar as disciplinas avançadas 1Docentes que não quer mudança 3 Buscar alunos novos de outros países 2Falta de experiência, infraestrutura 4 Aumentar o número de alunos de pós- graduação e bolsas. 1Falta de candidatos aptos. 5

/ INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO A área de físico-química persiste sem solução. o Uma reorganização do nível do centro seria necessária. o Mas o PPGQ precisa de docentes com produção reconhecida. Precisa-se criar uma central analítica. o Buscar orientação em outros DQs e IQs. o Contratação de técnicos qualificados; o Falta espaço físico para pesquisa para docentes novos e equipamentos novos. o Não há espaço no CCNE/Melhor utilização do espaço. O Programa precisa se reestruturar e se modernizar. o Forte resistência dos DPV.

/ PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA O Programa deve atrair alunos internacionais. o Apoio do Reitoria para organizar viagens para disseminar informações sobre os PPGs na UFSM. o Facilitar a participação de alunos fora do país na seleção. Participação de discentes e docentes em eventos internacionais (fora do país) deve ser estimulada.

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