ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA ESCOLHA DO PRODUTO.
Advertisements

Lisângela Propp Março/2008
O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
TEORIA COMPORTAMENTAL
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Biometria Sumário Definição Tipos de biometria Processos chave
Práticas de Apoio à Gestão
Características Biográficas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
LEARNING ORGANIZATION
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
AS EMOÇÕES.
2. Condicionamento operante ou instrumental:
Propostas de layout Modelo 1
Progressão Continuada
Aprendizagem e Memória
Liderança Escolar.
O que é Aprendizagem?.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
Gestão por Competências
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Processos Psicológicos Básicos
Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Subsistema de Desenvolvimento
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Terapia comportamental
Adequação discursiva.
O objecto da Psicologia
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teoria cognitiva Factores que contribuíram para que a extensão cognitiva do modelo comportamental se tornasse uma necessidade da prática terapêutica: A.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Comportamento Organizacional
Fase de movimentos especializados
CANDIDATURAS Admissão Acolhimento 5ª sessão:. ACOLHIMENTO / CULTURA ORGANIZACIONAL Chegada de um novo COLABORADOR Manual de Acolhimento: -Todo historial;
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Questões Sobre as Teorias da Aprendizagem
INTERVENÇÃO CLÍNICA COM CRIANÇAS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Psicologia no desporto
Perspectiva do Desenvolvimento Profa. : Fernanda Vaz Hartmann.
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
Sistemas de Aprendizagem
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Capítulo 7 Direção.
Desenvolvimento motor
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
A escola como agente de socialização
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

3. Aprendizagem por observação, (aprendizagem social, modelação ou imitação) ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM Teoria da Aprendizagem Sócio-Cognitiva : Estudo dos processos de pensamento subjacentes à aprendizagem uma vez que esta envolve pensamento, memória e processamento de informação. Aprendizagem latente: o novo comportamento é aprendido mas só é executado quando é apresentado o reforço. Os indivíduos possuem mapas cognitivos - representação mental de localizações espaciais e direccionais

Aprendizagem por observação, (aprendizagem social, modelação ou imitação) Quando o comportamento de um animal muda de modo relativamente permanente como resultado da observação dos actos de outro animal.

Fases do Processo de aprendizagem por observação (A.Bandura) AQUISIÇÃO: Observa um modelo de comportamento e reconhece o que o caracteriza. Prestar atenção e percepcionar as características mais importantes do modelo; RETENÇÃO: Retém na memória as respostas modelo. Recordar o comportamento; DESEMPENHO: Se o comportamento do modelo for aceite como próprio e tiver consequências positivas é susceptível de conduzir à sua reprodução. Reproduzir o comportamento; CONSEQUÊNCIAS: A consequência do comportamento irá enfraquecer (ou aumentar) a frequência com que ocorre. Estar motivado para aprender e reproduzir o comportamento.

USO DELIBERADO DA OBSERVAÇÃO PARA MUDAR COMPORTAMENTOS Quem? Indivíduos com sucesso, Os pais (porque são vistos como detentores de poder) Indivíduos com quem nos identificamos (do mesmo sexo, idade, nível sócio-económico, etc.) O Quê? Comportamentos que se ajustam ao nosso estilo de vida e que despertam emoções moderadas.

MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO 1. Identificação de objectivos e comportamentos alvo. 2. Criação de um sistema de registo de dados e registo de dados preliminares. 3. Definição de estratégia de mudança de comportamento. 4. Implementação do programa. 5. Registo de dados após o programa. 6. Avaliação do sucesso do programa e readaptação face aos avanços obtidos.

Não há aprendizagem: Quando a mudança de comportamento não é duradoura. ex. Uso de drogas, cansaço… No caso dos Padrões Fixos de Actuação pois estes não são aprendidos, embora os contextos em que são utilizados o possam ser. ex. chorar, rir.

PADRÕES FIXOS DE ACTUAÇÂO ►São comuns a todos os membros da mesma espécie; ►São executados quase sempre da mesma maneira; ►Quando iniciados são completados e tendem a resistir à mudança; ►Não exigem treino específico e normalmente resultam de um determinado estímulo ambiental.

Dificuldades na Avaliação da Aprendizagem através da Avaliação do Desempenho Muita da aprendizagem é latente, logo não leva a reacções que possa ser observadas, não sendo possível efectuar a medição do desempenho. Nem toda a aprendizagem se traduz em desempenho (e.g. raciocínio lógico). Nem sempre o desempenho reflecte com precisão a aprendizagem pois depende de muitos outros factores (e.g. cansaço, motivação, etc.)