Direito das Famílias Professor Paulo Hermano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO
Advertisements

AS PESSOAS ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS POR ACASO, MAS NÃO É POR ACASO QUE ELAS PERMANECEM
Regime de bens Aspectos Gerais.
DIREITO DE FAMÍLIA É um complexo de normas que regulam a celebração do casamento, sua validade e seus efeitos que dele resultam, as relações pessoais e.
ADOÇÃO, PODER FAMILIAR E ALIMENTOS
REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES
DIREITO CIVIL II AULA 20 DIREITO DE FAMÍLIA ATIVIDADES DA APOSTILA
DIREITO CIVIL Il AULA 20 REVISÃO DIREITO DE FAMÍLIA: TEMAS 08 AO 14
ESMAPE – ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO Direito Civil III – DIREITO DE FAMÍLIA Professor: Alberto Flávio Barros Patriota Assunto: Ponto.
Professor Paulo Hermano
30/03/2017.
30/03/2017.
Crédito, Cadastro e Cobrança.
DIREITO CIVIL Il AULA 12 TEMA 09
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
Relação conjugal Espécies: matrimonial e extra-matrimonial.
UNIDADE 9: DIREITO CIVIL – Família
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
AULA 22 Da curatela. Arts A 1.783, CC. Aula 22
DIREITO ASSISTENCIAL TUTELA
Direito das famílias - atualidades
Sucessão Legítima (Cont.)
D IREITO DAS F AMÍLIAS : INTRODUÇÃO Paula Freire 6° Termo Faeso
AULA 08 Dos efeitos do casamento. Arts a 1.570, CC.
RELAÇÃO DE PARENTESCO.
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
APRESENTAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA
IANNY CRISTINA DE CAMPOS O E CARVALHO UNIDADE 2 DIREITO CIVIL I.
Art e ss. Prof. Leandro Lomeu
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CENTRO DE FORMAÇÃO JURÍDICA ADMISSÃO AO CFJ P. Civil / Direito Civil.
PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI
DIREITO CIVIL V Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino.
Ação de alimentos provisionais
 Conceito evoluído, assim como a noção atual de família, privilegiando o princípio da dignidade da pessoa humana;  Compreende, portanto, a relação jurídica,
Impedimentos matrimoniais
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
ESMAPE – ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO Direito Civil III – DIREITO DE FAMÍLIA Professor: Alberto Flávio Barros Patriota Assunto: Ponto.
CÓDIGO CIVIL Lei de 10 de janeiro de 2002 PARTE GERAL - (Arts. 1º a 232) LIVRO I – DAS PESSOAS TÍTULO I - DAS PESSOAS NATURAIS (Arts. 1º/39) TÍTULO.
Regime de Bens - continuação
Direito de Família Direito Patrimonial – Arts.1639 a 1723, CC.
Universidade Bandeirantes de São Paulo Programa de Direito de Família Curso de Direito Prof. Renato Dellova.
APONTAMENTOS DE DIREITO DAS FAMILIAS
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
ALIMENTOS I – CONCEITO Alimentos são prestações para satisfação das necessidades vitais de quem não pode provê-las por si (Orlando Gomes)
O EMPRESARIO O EMPRESARIO Aula 4 CURSO DE DIREITO
Direito Romano Ana Rosa de Brito Medeiros
Introdução ao Direito de Família
APRESENTAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA
Noção jurídica de família, relações familiares e parafamiliares
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
Silvia Ozelame Rigo Moschetta
Gincana do conhecimento Direito das Famílias. Gincana do conhecimento Essa afirmação é verdadeira ou falsa? 1- O direito das famílias está no ramo do.
Sílvia Ozelame Rigo Moschetta.  Thomas Kuhn – ( ) - norte-americano (físico, historiador e filósofo da ciência)  – Estrutura das Revoluções.
DIREITO DAS FAMÍLIAS: uma construção paradigmática
Silvia Ozelame Rigo Moschetta
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
SÍLVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA
DIREITO DAS FAMILIAS PROFA. SANDRA REZENDE.
UNIÃO ESTÁVEL.
PODER FAMILIAR (PF) CONCEITO
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
AS PESSOAS ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS POR ACASO, MAS NÃO É POR ACASO QUE ELAS PERMANECEM.
Professora Luciane Gomes
Profª. Drª. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área de Direito Civil pela PUC/SP. Professora Titular de.
FAMÍLIA Influências - família romana, canônica. Roma - pater familias do ascendente vivo mais velho- independe a consanguidade. Casamento - com manus.
Impedir confusão dos patrimônios (1489,II-CC) Evitar a “Turbatio Sanguinis”- ( 1523, II, e parágrafo único -CC)- deve provar o nascimento de filho, ou.
Fontesdo Direito de Familia
AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A3
Transcrição da apresentação:

Direito das Famílias Professor Paulo Hermano

CONCEITO DE DIREITO DE FAMÍLIA?

“Face do direito civil que cuida das relações jurídicas entre as pessoas reunidas pelo liame familiar ou de parentesco, nos campos afetivo, obrigacional e patrimonial.”

Direito de Família no Código Civil Previsão: Código Civil/02, arts. 1511 a 1783 e leis esparsas Abrangência: DO DIREITO PESSOAL DO CASAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DA CAPACIDADE PARA O CASAMENTO CAPÍTULO III DOS IMPEDIMENTOS CAPÍTULO IV DAS CAUSAS SUSPENSIVAS CAPÍTULO V DO PROCESSO DE HABILITAÇÃO CAPÍTULO VI DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO CAPÍTULO VII DAS PROVAS DO CASAMENTO CAPÍTULO VIII DA INVALIDADE DO CASAMENTO CAPÍTULO IX DA EFICÁCIA DO CASAMENTO

Direito de Família DO DIREITO PESSOAL DA DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE E DO VÍNCULO CONJUGAL DA PROTEÇÃO DA PESSOA DOS FILHOS DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO: DA FILIAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS FILHOS DA ADOÇÃO DO PODER FAMILIAR Do Exercício do Poder Familiar Da Suspensão e Extinção do Poder Familiar

Direito de Família SUBTÍTULO I: DO REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES DO DIREITO PATRIMONIAL SUBTÍTULO I: DO REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES DO PACTO ANTENUPCIAL DO REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DO REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL DO REGIME DE PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQÜESTOS DO REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS SUBTÍTULO II: DO USUFRUTO E DA ADMINISTRAÇÃO DOS BENS DE FILHOS MENORES SUBTÍTULO III: DOS ALIMENTOS SUBTÍTULO IV DO BEM DE FAMÍLIA

Direito de Família DA UNIÃO ESTÁVEL DA TUTELA E DA CURATELA CAPÍTULO I DA TUTELA Dos Tutores Dos Incapazes de Exercer a Tutela Da Escusa dos Tutores Do Exercício da Tutela Dos Bens do Tutelado Da Prestação de Contas Da Cessação da Tutela CAPÍTULO II DA CURATELA Dos Interditos Da Curatela do Nascituro e do Enfermo ou Portador de Deficiência Do Exercício da Curatela

ESQUEMA DE ESTUDOS: 1 PARENTESCO; 2 FAMÍLIAS NORMATIZADAS: 2.1 CASAMENTO E DISSOLUÇÃO; 2.1.1 REGIMES DE BENS 2.2 UNIÃO ESTÁVEL E DISSOLUÇÃO; 2.2.1 REGIMES DE BENS 2.2 MONOPARENTAL 3 FAMÍLIAS MARGINAIS: 3.1 CONCUBINATO – FAMÍLIAS SIMULTÂNEAS 3.2 UNIÕES HOMOAFETIVAS

ESQUEMA DE ESTUDOS: 4 FILIAÇÃO: 4.1 RECONHECIMENTO DOS FILHOS; 4.2 PROTEÇÃO A PESSOA DOS FILHOS; 4.3 PODER FAMILIAR; 4.4 USUFRUTO E ADMINISTRAÇÃO DOS BENS DOS FILHOS MENORES; 5 FILIAÇÃO AFETIVA: 5.1 ADOÇÃO; 5.2 SÓCIO-AFETIVIDADE; 6 ALIMENTOS; 7 BEM DE FAMÍLIA; 8 TUTELA E CURATELA.