PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
III – ANÁLISE AMBIENTAL
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Etapas do Planejamento Estratégico
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Ambiente.
Estratégia Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
II Orientação Técnica PCAGP.
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Equipe de Gestão.
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA – FIC ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Planejamento Empresarial
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento e estratégia
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Teoria da Administração I
Planejamento de Marketing
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
MARKETING EM HOTELARIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A Visão representa um estado futuro desejável da organização Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida; É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização e; Como incorporar as inovações necessárias ao seu atendimento; É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade.

III – ANÁLISE AMBIENTAL “ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

ANÁLISE DO AMBIENTE ONDE ESTAMOS ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ?

COMPONENTES DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Econômica Públicos Macroambiente Mão-de-Obra Clientes Fornecedores Concorrência AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente-tarefa ou ambiente próximo

Vantagens internas da organização em relação aos objetivos FATORES INTERNOS Pontos Fortes/ Forças Vantagens internas da organização em relação aos objetivos Pontos Fracos/ Fraquezas Desvantagens internas da organização em relação aos objetivos FATORES EXTERNOS Oportunidades Aspectos positivos do ambiente que envolve a organização com potencial de trazer-lhe vantagens Ameaças Aspectos negativos do ambiente que envolve a organização com potencial para comprometer as vantagens que ela possui.

ANÁLISE SITUACIONAL FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS ALAVANCAGEM PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES

FATORES CRÍTICOS DO AMBIENTE AMBIENTE INTERNO: •  Cursos atuais e novos; •  Produção científica e financiamento; •  Linhas de pesquisa; •  Eficiência do ensino, pesquisa e extensão; •  Sistemas de informação; •  Recursos humanos, materiais e financeiros; •  Tecnologia; •  Estrutura organizacional; •  Imagem e comunicação institucional. AMBIENTE EXTERNO: •  Aspectos culturais; •  Pressões do governo e da sociedade; •  Inserção na comunidade; •  Evolução tecnológica; •  Mercado de trabalho; •  Área de abrangência; •  Entidades de classe; •  Desempenho institucional; •  Competitividade; •  Tendências do ambiente.

Análise swot AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO AMEAÇAS OPORTUNIDADES Expectativa assistencialista da microrregião em relação à beleza da mulher Política de um bom atendimento em relação aos outros salões. Descrédito da comunidade em relação às intervenções de outros salões locais com o custo mais baixo. Focar sua linha na base de produtos com base na natureza para baixar o custo. Aumento no numero de concorrentes. Ampliação do mercado de beleza. AMBIENTE EXTERNO Escassez de recursos para programas de tratamento de beleza. Credibilidade na região onde encontra-se o maior numero de mulheres. localização em otimo lugar. Entrega de produtos em domicilio. AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Pontos Fortes

IV – REVISÃO DA MISSÃO A conscientização das realidades ambiental e organizacional propicia possibilidade de reflexão potencialmente produtiva sobre os aspectos críticos da vida institucional, ensejando revisão dos propósitos fundamentais.

IVa – DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS/METAS Resultado quantitativo ou qualitativo que a organização precisa alcançar em um prazo determinado, dada a estratégia escolhida, no contexto do seu ambiente para concretizar a sua visão de futuro e cumprir sua missão 10% OBJETIVOS abranger 10%o numero do faturamento até dezembro de 2010 Atender o maior numero de clientes OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS OBJETIVOS crescer e atender o amior numro de clientes em toda região.

V – FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Consiste na determinação do curso de ação que possibilitará a realização dos objetivos organizacionais V – FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Oportunidades e ameaças Propósitos e objetivos da organização Estratégia Onde a organização está hoje Pontos fortes e fracos

OBJETIVOS/METAS/AÇÕES – Para o salão beleza da mulher. Oferecer novos tratamentos de beleza onde a matéria prima vai ser natural o custo vai ser baixo com isso o lucro e o retorno financeiro vai ser maior. Elevar em 15% o número de pessoas para tratamento estético Solicitar às Comissões para as atendentes. Realizar estudo para os funcionários. Identificar os clientes que gasta mais com estética. Redefinir o número de clientes Preencher as vagas para estagio, com remuneração mais baixa. Criar novos cursos onde o profissional do salão beleza da mulher vai ter uma boa qualificação.