AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO DEFICIENTE INTELECTUAL

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Transcrição da apresentação:

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO DEFICIENTE INTELECTUAL FGA. LUANA MARTINS MASS

COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FALA Comunicação: capacidade humana de transmitir informação. emissor receptor mensagem

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FALA Linguagem: sistema convencional de símbolos arbitrários que são combinados para armazenar e trocar informações. Autores que definem a linguagem: Chomsky (inata) Piaget (teoria cognitiva) Vygotsky (teoria social)

COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FALA Fala: é a expressão verbal da linguagem e envolve a articulação dos sons para a produção de palavras.

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL percepção e produção dos sons para formar a palavra Uso funcional da linguagem no contexto social pragmática fonológico semântico gramatical significado das palavras regras sintáticas e morfológicas

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E FALA Desenvolvimento de linguagem Integração dos vários sistemas auditivo visual cerebral motor respiratório

DISTÚRBIO DE LINGUAGEM Alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita. Necessidade de identificação precoce para evitar posteriores consequências educacionais e sociais desfavoráveis.

DISTÚRBIO DE LEITURA E ESCRITA Dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita por crianças que apresentam déficits tanto de decodificação fonológica como de compreensão da linguagem oral e/ou escrita. Causas variadas: orgânicas, psicológicas, pedagógicas ou sócio-culturais.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Prejuízo das funções cognitivas causado por um ou mais fatores que acompanham o desenvolvimento do cérebro. Podem variar de leve à grave, o que diferencia a intervenção. As causas podem ter diversas etiologias (intraindividuais ou externas ao indivíduo).

INTRAINDIVIDUAIS Genética; Metabólica; Danos cerebrais; Desordem Psíquicas, resultante de casos de autismos ou esquizofrenia.

EXTERNAS AO INDIVÍDUO Fatores pré-natais: desnutrição materna, alcoolismo, medicamentos, intoxicações, infecções. Fatores perinatais: Traumas no parto, baixo peso do bebê, incompatibilidade de fator Rh, hipóxia, anoxia, icterícia. Fatores pós-natais: Traumatismo craniano, desnutrição, intoxicação, desidratação. Fatores Ambientais: ausencia de estímulos.

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO D.I. Área motora; Área cognitiva; Área da comunicação; Área socioeducacional.

DEFICIENTE INTELECTUAL E A ALFABETIZAÇÃO Passam pelos estágios de desenvolvimento num ritmo mais lento que as crianças “normais”; Habilidades lingüísticas não acompanham suas habilidades cognitivas; Dificuldades: falta de concentração, dificuldades na comunicação e na interação, menor capacidade para entender a lógica de funcionamento da língua, dificuldades em compreender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferenciado.

ALFABETIZAÇÃO Não existe uma metodologia diferenciada. Devemos respeitar seu ritmo, disponibilizar de materiais concretos e de vivência para ensinar novos conceitos.

AUDIÇÃO

PROCESSAMENTO AUDITIVO (PA) Detecção e interpretação de eventos sonoros desde a orelha externa até o córtex auditivo numa tarefa complexa do Sistema Nervoso Auditivo Central (SNAC), ou seja, é a utilização efetiva da informação auditiva. “O que o ser humano faz com o que ouve”. (Kats, 1997)

PROCESSAMENTO AUDITIVO Mecanismos e processos do SNAC Localização e lateralização sonora Discriminação auditiva Reconhecimento de padrões auditivos Aspectos temporais da audição (mascaramento, resolução, integração e ordenação temporal) American Speech Hearing and Languange Association

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Consciência de sílaba: capacidade de segmentar a palavras em sílabas. Esta habilidade depende da capacidade de realizar análise e síntese vocabular. - xi - soura - ça a b a c a t e c a r r o

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Consciência de fonema: capacidade de analisar os fonemas que compõe a palavra - a mais refinada e última a ser adquirida pela criança. - /K/ a s a

LEITURA E ESCRITA A aquisição da escrita depende: SNC; Maturidade neuronal; Método de alfabetização; Fala correta e maturidade emocional; Consciência fonológica; Saúde geral.

informações visuais, combinações possíveis PROCESSAMENTO DA LEITURA Processador contextual Processador ortográfico Processador semântico Processador fonológico contexto cognitivo experiências de vida, significados possibilidades de junções dos sons da lingua informações visuais, combinações possíveis

CAPACIDADE CONCEITUAL Conceituação verbal Vocabulário Variação na quantidade e qualidade da produção escrita

VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO Velocidade de processar a informação verbal Processamento metacognitivo (pensar sobre) Compreensão da linguagem depende do armazenamento e processamento da memória operacional Processos de revisão e revisão do texto

ATIVIDADES PRAGMÁTICA Comunicação e compreensão oral e escrita O QUE E COMO? QUEM E PARA QUE? QUANDO? ONDE? Qual intenção? Comunicação e compreensão oral e escrita

ATIVIDADES EVOCAÇÃO LEXICAL Classificação de palavras: nomes, brinquedos, animais, esportes…. Nomear a categoria: “vermelho, amarelho e preto são? __________ Qual palavra não combina? “sapato, chinelo, bota, meia” Semelhanças e diferenças: “o que um avião tem em comum com um helicóptero?” Antônimos: “o opsoto de quente é? __________

ATIVIDADES CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Rimas (versos, trava-língua…) Contar quantas palavras tem na frase Re-arranjar palavras para formar sentenças: gosto – eu – comer – de – sorvete Inverter palavras compostas: guarda-roupa, pé-de-moleque

ATIVIDADES DE LEITURA Estimular a leitura através de textos significativos para a criança; Após ler um texto e fazer perguntas sobre cada parágrafo e o aluno tem que responder; Fazer questionamentos sobre o texto (sim, não, o que, como, quando).

DISLEXIA Derivação grega: dys, significando imperfeito como disfunção, isto é, uma função anormal ou prejudicada; e lexia que, do grego, dá significação mais ampla ao termo palavra, isto é, como Linguagem em seu sentido abrangente.

DISLEXIA 23 à 65% hereditário – pais disléxicos Genético Mais prevalente no sexo masculino Haverá sempre: dificuldades com a linguagem e escrita ; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentidão na aprendizagem da leitura;

DISLEXIA Haverá muitas vezes: disgrafia (letra feia); discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização; dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda língua. Haverá às vezes: dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepção espacial; confusão entre direita e esquerda.