Controle da Qualidade Total

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Controle da Qualidade Total (TQC)
Transcrição da apresentação:

Controle da Qualidade Total Capítulos 5 e 6 Tiago Massoni CIn - UFPE

Conteúdo Prática do Controle da Qualidade Gerenciamento pelas Diretrizes CIn - UFPE

1. Prática do Controle de Qualidade CIn - UFPE

Controle de Qualidade Exercer “controle” sobre as dimensões da qualidade Todos assumem responsabilidades sobre seus resultados e suas causas Objetivos: Planejar qualidade Manter qualidade (PDCA) Melhorar qualidade (Mét. Solução Problemas) CIn - UFPE

Gerenciamento Pelas Diretrizes Gerenciamento Interfuncional Gerenciamento pelas Diretrizes Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia CIn - UFPE

Gerenciamento Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia Unidade gerencial básica considerada uma “microempresa” (chefe = presidente) Primeira prioridade na implantação do TQC Definição da função de cada um: delimita áreas de autoridade (processo) e responsibilidade (resultados). Padronização é chave CIn - UFPE

Gerenciamento Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia - Atividades Definição da função Macrofluxograma Determinar itens de controle, metas Fluxogramas de cada área de trabalho Métodos para atingir metas Definir problemas e resolvê-los Educar e treinar CIn - UFPE

Gerenciamento Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia Cada gerente deve buscar feedback de clientes Comparar seus resultados com o “melhor do mundo” Chefe atua nas causas (itens verificação) = itens de controle de subordinados CIn - UFPE

Manutenção dos Padrões Cumprimento dos padrões assegurado pelos procedimentos operacionais padrão PDCA P: cada um tem metas e procedimentos padrão D: treinamento, execução padronizada, dados coletados C: todos inspecionam próprio trabalho A: problemas são relatados CIn - UFPE

Melhoria dos Padrões Método de Solução de Problemas Identificação de problemas (shake-down) Método simplificado (seção, alta direção) Método definitivo Avaliação de produtos/processo Relatório das três gerações CIn - UFPE

2. Gerenciamento Pelas Diretrizes CIn - UFPE

Gerenciamento Pelas Diretrizes (GPD) Conceito: sistema administrativo, praticado por todos na empresa, visando garantir a sobrevivência à competição Visão estratégica e gerência da rotina Direcionar todos os processos internos com uma estratégia geral Dirigido pela alta administração CIn - UFPE

Planejamento Estratégico Determinação das metas (visão), métodos (estratégia) e desdobramentos Olha-se para FORA e FUTURO Filosofia: ideal da empresa Visão: como a empresa estará daqui a 5-10 anos? Estrategia: meios necessários para atingir a visão (ciclo de inovação) CIn - UFPE

Diretrizes e Metas no GPD Diretriz: diretriz principal (visão) + meta + procedimento Objetivos do GPD: Alcançar metas da alta administração Melhorar procedimentos e padronizar Melhorar comunicação CIn - UFPE

Ger. Funcional (Rotina) Implantação do GPD Estabelecer padrões Manter padrões Melhorar padrões Ger. Funcional (Rotina) GPD Estabelecer diretrizes da alta direção (visão) Desdobrar diretrizes para cada nível Controle das diretrizes pelos gerentes Ger. Interfuncional CIn - UFPE

Gerenciamento Interfuncional Exercido sobre toda a empresa, através dos departamentos Ação conjunta entre as várias linhas de hierarquia Criação de comitês de qualidade CIn - UFPE

Estágios do GPD Diretrizes Anuais do Presidente Metas anuais (a partir da visão estratégica) Medidas necessárias Abstratas e abrangentes CIn - UFPE

CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE Estágios do GPD 2. Desdobramento das Diretrizes META Diminuir custos desenvolvimento META Prestigiar reuso no projeto MÉTODO Tentar reusar o que foi feito ... META Projetar utilizando padrões para reuso MÉTODO Definir padrões para reuso de componentes ... MÉTODO Design patterns Frameworks ... CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE GERENTE PROJETO PROJETISTA CIn - UFPE

Estágios do GPD 3. Estabelecimento de Itens de Controle do GPD Cada nível estabelece itens de controle Item de controle será item de verificação do nível superior Diagrama das matrizes CIn - UFPE

Discussão CIn - UFPE