Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Monitoramento de Eventos Adversos
Advertisements

3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Projeto Hospitais - Sentinela
2o. Encontro dos Gerentes de Risco Sanitário do Projeto Hospitais Sentinela. UTVIG / GGSPS - Maio / 2003.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Grupo VIII Maria Elizete de Almeida Araújo - AM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
PASSO A PASSO Cadastro de Usuários
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Instituto do Coração Gerência de Risco HOSPITALSENTINELA InCor InCorGERÊNCIA DE RISCO DE RISCO SANITÁRIO SANITÁRIO.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
VIGILÂNCIA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO(VEAPV)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Projeto Hospitais Sentinela 6º Encontro Nacional de Gerentes de Risco São Paulo, 15 a 17 de junho de 2005.
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Reestruturação GGALI Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
VII Encontro Nacional dos Gerentes de Risco Rede Sentinela Apresentação da Oficina Grupo 10 Área Temática : PESQUISA CLÍNICA.
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS NatalMaio/2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
INVESTIGAÇÃO DE SURTOS NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Missão da Anvisa Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pré-registro: - análise dos processos; - inspeção/BPF; - concessão p/ comercialização ou funcionamento (registro; notificação; AF; licença); Pós-registro/comercialização/uso - monitoramento do uso/comercialização dos produtos.  Fases da Regulação em Vigilância de Produtos para Saúde:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG - Estrutura UFARM UTVIG GVISS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG - Concepção - Trabalhar em parcerias/estabelecer redes de cooperação; - Divulgar a importância do monitoramento do pós-uso/comercialização; e - Fortalecer a cultura da notificação de eventos adversos e queixas técnicas associadas ao uso de produtos sob vigilância sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG - Conceitos - EVENTO ADVERSO: entendido como qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária. - QUEIXA TÉCNICA: entendida como qualquer alteração de um produto/empresa relacionada às especificações técnicas ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária ?

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG – Algumas propostas-2006 NOTIVISA módulo I Desenvolvimento e implantação NOTIVISA módulo II Fluxos padronizados e descentralizados no SNVS Oficinas Regionais Oficina Nacional VISITAS TÉCNICAS INTEGRADAS (VISAs-VEs-Lacens-PAF-NUVIG-GGSTO)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG – Algumas propostas-2007 NOTIVISA módulo I Análise das notificações pelos integrantes do SNVS; Retro-alimentação do sistema ( alertas, recomendações, outras); Oficinas de Capacitação ( p/ os tecnicos das VISASs e dos HS p/ gerenciar o sistema) NOTIVISA módulo II Desenvolvimento do módulo VISITAS TÉCNICAS INTEGRADAS (VISAs-VEs-Lacens-PAF- NUVIG-GGSTO)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG – Algumas propostas-2008 NOTIVISA módulo I e II Implantação do módulo II ( work-flow); Análise das notificações pelos integrantes do SNVS; Retro-alimentação do sistema ( alertas, recomendações, outras); Oficinas de Capacitação VISITAS TÉCNICAS INTEGRADAS (VISAs-VEs-Lacens-PAF-NUVIG-GGSTO)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária NUVIG e demais áreas do SNVS Algumas questões...

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Algumas questões (1/5) 1. Necessidade de definir as responsabilidades no SNVS e parcerias com outros setores: Ex.: evento adverso associado ao uso de vacinas, muitas vezes, quem primeiro toma conhecimento é a vigilância epidemiológica.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Algumas questões (2/5) 2. Rede sentinela – parceiros do SNVS – harmonizados com as necessidades do SNVS e do SUS. ANVISA indutora – necessidade de informação na fase pós-uso/comercialização = notificação; Pesquisas/Estudos dirigidos – eventos “sentinelas” X hospitais sentinela, baseados em critérios de interesse sanitário, como: risco; gravidade e impacto no SUS; Integrados ao SNVS: federal, estadual, municipal.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Algumas questões (3/5) 3. Modelo Descentralizado:  Descentralização de acordo com as possibilidades de cada Estado/Município/Serviço de Saúde, em relação a cada um dos tipos de produtos sob vigilância sanitária;  Atenção especial às interfaces das “vigilâncias” (sanitária e epidemiológica) – SNVS + SNVE, nas três esferas de Governo;  Capacitação para algumas atividades (por ex. investigação): ANVISA - VISAs estaduais e municipais – VEs – Rede sentinela e colaboradora.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Algumas questões (4/5) 4. Definição de rede laboratorial para atender as diferentes especificidades: Por exemplo: implantes ortopédicos, equipamentos biomédicos e vários outros tipos de produtos de uso para a saúde.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Algumas questões (5/5) 5. Acompanhamento e avaliação: Definição de indicadores: de gestão, de processo, de resultado.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Visa Municipal Visa Estadual/DF USUÁRIOS/ CONSUMIDORES USUÁRIOS/ CONSUMIDORES PROFISSIONAIS DE SAÚDE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE/ INDÚSTRIAS/ OUTROS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Obrigada ! ! ! Beatriz Mac Dowell Soares Diretora-Adjunta/ANVISA (telefone) (fax) (telefone) (fax) (telefone) (fax) 61 – (telefone) (fax)