PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Apreciação em dança: uma nova experiência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Pedagogia da pesquisa-ação
Passados 60 (sessenta) dias de nossa gestão, a frente da Diretoria
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013:
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013: Coordenadores.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Projeto Político-Pedagógico
VIII Jornadas de Educação RETRATOS DE EDUCAÇÃO: DINÂMICAS em Educação 26 a 28 de Abril de Auditório da escola de Ciências da.
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Programa Ler e Escrever
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Profª Angélica Maria Frazão de Souza
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Conferência Municipal de Educação
Encontro Estadual de Formação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013: Coordenadores Pedagógicos.
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Capão Bonito Um “Mapa dos Sonhos” do município a partir das redações do Tempos de Escola e da Consulta Pública sobre Conselhos Escolares Israel Batista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Maria Ilnair Martins Leite
SITUAÇÕES.
M E T A D E.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Escola Municipal José Gomes Vieira 2º semestre de 2010
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Construindo a cultura educacional inclusiva
Projeto de pesquisa apresentado
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria Regional de Educação de Itaquera Diretoria de Orientação Técnica – DOT Ação Formativa 2014: Coordenadores.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios do Coordenador Pedagógico e a interface das Práticas Educativas” Encontro 5 – 14/08/2014 Formador: Michelly F. B. do Amaral

“Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática [...]” Paulo Freire

OBJETIVOS: Fortalecer o diálogo entre DOT / EJA e Unidades Educacionais; Organização das visitas das Unidades ao MAC – Projeto: A Arte e suas possibilidades na Educação de Jovens e Adultos; Continuidade do estudo e discussão: Processos de Emancipação

1. Leitura compartilhada: Heidegger (1987) 1 [...] fazer uma experiência com algo significa que algo nos acontece, nos alcança; que se apodera de nós, que nos tomba e nos transforma. Quando falamos em “fazer” uma experiência, isso não significa precisamente que nós a façamos acontecer, “fazer” significa aqui: sofrer, padecer, tomar o que nos alcança receptivamente, aceitar, à medida que nos submetemos a algo. Fazer uma experiência quer dizer, portanto, deixar-nos abordar em nós próprios pelo que nos interpela, entretanto e submetendo-nos a isso. Podemos ser assim transformados por tais experiências, de um dia para o outro ou no transcurso do tempo. (p. 143) ______________________ 1 Citação destacada do texto: Notas sobre a experiência e o saber da experiência* de Jorge Larrosa Bondia (Universidade de Barcelona, Espanha) Tradução de João Wanderley Geraldi (Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística)

2. Avaliação a ação formativa “A Arte e suas possibilidades na Educação de Jovens e Adultos” 20 de maio no MAC/USP Ibirapuera

Avalie a formação realizada no MAC dia 20 de maio quanto a: Organização Recepção Relevância dos temas e estratégias abordadas Contribuição para sua formação e atividade profissional Outros pontos que julgar pertinente

“Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba e que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer.” Oswaldo Montenegro

4. Atividade em grupo: Leitura de textos e discussão a partir da seguinte questão: “Qual a ideia de cidadania que está presente no texto lido pelo grupo? - Cidadão (Zé Geraldo) e Pacato Cidadão (Skank) - Cidadão: seja você um político (Rogério Shelgel – Revista Vida Simples – Ed. 32) - O nascimento de um cidadão (Moacyr Scliar) - Aumento da escolaridade do brasileiro começa a mudar perfil do eleitor

3. Organização das “visitas” ao MAC -Responder entrevista -Cronograma de Visitas 26/08 (40 pessoas) 8 DE MAIO 02/09 (40 pessoas) ÁGUAS DE MARÇO 09/09 (40 pessoas) BENEDITO CALIXTO 16/09 (40 pessoas) CARLOS CHAGAS 23/09 (40 pessoas) CIEJA 30/09 (40 pessoas) CONCEIÇÃO APARECIDA DE JESUS 30/09 (40 pessoas) DANYLO JOSE FERNANDES 07/10 (40 pessoas) HAROLDO VELOSO, Brig. 07/10 (40 pessoas)KENNEDY PRES. 14/10 (40 pessoas) PROFª MARIA APARECIDA DE SOUZA CAMPOS 14/10 (40 pessoas) PAULO GOMES CARDIM, Dr 21/10 (40 pessoas) ROQUETTE PINTO 21/10 (40 pessoas) VICENTINA RIBEIRO DA LUZ

5. Organização do seminário de encerramento dos trabalhos de 2014 Processos de Emancipação e a caracterização da EJA Tema 1 – Tempos e espaços: elementos para a reorganização da escola EMEF Paulo Gomes Cardim Tema 2 – Educação e as novas relações de trabalho EMEF Benedito Calixto Tema 3 – Avaliação: diversos sujeitos e diferentes percursos EMEF Maria Aparecida de Souza Campos EMEF Danylo José Fernandes

Tema 4 - Ressignificando o Currículo da EJA CIEJA Tema 5 – Juventude e escola: encontros possíveis EMEF Presidente Kennedy Tema 6 – A formação do educador na transformação da escola EMEF 8 de maio EMEF Conceição Aparecida de Jesus

6. Avaliação Faça sua avaliação sobre as contribuições dos assuntos discutidos para sua formação e os subsídios para sua prática.