A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H

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Transcrição da apresentação:

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H. O transtorno déficit de atenção de atenção com hiperatividade/Impulsividade (TDAH/I) se caracteriza por dificuldade de concentração, inquietação hiperatividade e impulsividade.

DIAGNÓSTICO São crianças com baixo rendimento escolar, , com dificuldade concentração, distraídas e desastradas. No exame neurológico tradicional, normalmente não se encontra nada. O diagnóstico diferencial deve ser feito com a presença de distúrbios de linguagem, baixa audição ou visão, retardo mental leve, doenças psiquiátricas como depressão e autismo.

Módulo 1: Desatenção A- Hiperatividade Módulo 2: Hiperatividade e impulsividade B- Impulsividade

TIPOS DE TDA/H A) Predominante desatento: Quando seis ou mais sintomas de módulo 1 e alguns do módulo 2 estão presentes. B) Predominante Hiperativo impulsivo: Quando seis ou mais sintomas do módulo 1 e alguns do módulo 2, estão presentes. C)Tipo Misto: Quando seis ou mais sintomas do módulo 1 e 2 estão presentes. D) Tipo não específico: Quando estão presentes alguns sintomas, porem, estes são insuficientes para caracterizar o diagnóstico, mas no entanto, conseguem desequilibrar a vida do indivíduo.

A AÇÃO TERAPÊUTIA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H * CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO: Inadequação da resposta ao estímulo Fracasso de comunicação Baixa auto-estima O TRABALHO DO PSICOMOTRICISTA SE FAZ EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA E A ESCOLA.

ASPECTOS PSICOMOTORES DA CRIANÇA COM TDA/H TONUS: tônus hipertônico Assincronismo e dificuldades na aprendizagem

Organização Espaço – Temporal É uma elaboração e uma construção mental que se opera através dos movimentos. Se desenvolve a partir: da percepção da posição de seu próprio corpo no espaço; da percepção da posição dos objetos em relação a si mesmo; da percepção das relações das posições dos objetos entre si.

“o corpo é a condição da ação e do conhecimento” (FONSECA, 1992). A função práxica, específica do ser – humano é a capacidade de programar o movimento como objetivo final. A conduta terapêutica deve ser escolhida após ser analisado nível do déficit e, o psicomotricista tem como função, fazer com que o corpo seja notado de novo, reconhecido e reinterpretado.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DO TDA/H Na Santa Casa de Misericórdia – RJ É um programa com equipe multidisciplinar Coordenado Geral por um psiquiatra Coordenadora de acompanhamento – psicóloga Coordenadora de atendimento à criança com TDA/H

PROPOSTAS Promover palestras em escolas Promover dinâmicas de grupo com os pais Avaliação e atendimento psicomotor e psicopedagógico às crianças com TDA/H Elaboração de pesquisas

APÓS A CONSULTA INICIAL COM O PSIQUIATRA: A criança é encaminhada ao setor de psicomotricidade e psicopedagogia Os pais são encaminhados à psicóloga ORIENTAÇÃO AOS PAIS: - participação em grupos de pais (de ajuda) - orientados como lidar com os filhos - esclarecimento de papéis – (autoridades/limites)

- responsabilidades (importantes p/ crianças) - auto-estima (trabalhar com a criança para ela se sentir capaz - capacidade de escuta (cabe aos pais) - dieta do amor

ORIENTAÇÃO À ESCOLA Trabalhar a inclusão e não tratamento diferenciado Interação entre professor e aluno Promover a interação criança e a turma A criança é sempre ávida de conhecimento Dar retorno positivo à criança

CASO CLÍNICO – UM MENINO CHAMADO BETO RESULTADO DAS AVALIAÇÕES PSICOMOTOR PSICOPEDAGÓGICO PLANO TERAPÊUTICO