SIM - (Sistema de Informação em MKT)

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Transcrição da apresentação:

SIM - (Sistema de Informação em MKT) Administração Mercadológica AULA 7 PLT Capítulo SIM - (Sistema de Informação em MKT)

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING O conceito do “SIM“ nasceu das críticas às deficiências da pesquisa de marketing (Cox & Good, 1967) Produção de dados irrelevantes Preocupação somente com problemas não repetitivos Falta de auxílio nos processos decisórios diários DEFINIÇÃO “Um sistema de informações de marketing consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos destinados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações pertinentes, precisas e oportunas, para os que tomam decisões de marketing”

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING COMO COMEÇAR Quais as informações que você recebe normalmente ? Quais as informações que você recebe e não precisa ? Quais as informações que você não recebe e precisa? Procure selecionar as informações que são necessárias para que você tome suas decisões diárias. ... o resto é apenas curiosidade.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING MODELO DE KOTLER Gerência de Marketing Tratamento das informações Ambiente Externo Avaliação das necessidades de informação Sistema de Registros Internos Sistema de Pesquisa de Marketing Mercado-alvo Canais de distribuição Fornecedores Concorrentes Meio ambiente Macroambiente Análise Planejamento Execução Controle Sistema de Apoio às Decisões Distribuição das Informações Sistema de Inteligência de Marketing

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING DEFINIÇÃO “É um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores, para obter informações diárias sobre o ambiente de marketing” Sistema Central Concorrência Fornecedores Mercado Meio ambiente Bancos Mídia Outros ... Macro ambiente Econômico Político Outros ... São dados secundários, já existem em algum lugar.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO MARKETING SISTEMA DE PESQUISA DE MARKETING “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing, enfrentada por uma empresa” OS CINCO PASSOS Definição do problema Projeto de pesquisa Trabalho de campo Análise dos dados coletados Relatório final UMA BOA PESQUISA Adoção de um método científico Métodos múltiplos Valor e custo da informação São dados primários, ninguém levantou ainda.

PESQUISA Problemas ambíguos: Pesquisa exploratória: Problemas ambíguos: Não pretende oferecer evidências conclusivas Busca-se uma melhor compreensão das dimensões do problema. Nossas vendas estão caindo e não sabemos por que? Será que as pessoas estão interessadas na idéia de nosso novo produto?

PESQUISA Consciência do problema: Pesquisa descritiva: Consciência do problema: Descreve características da população; Responde quem, o que, quando, onde e como. Que tipo de consumidor compra nosso produto? Quem compra o produto concorrente?” Que características de nosso produto os consumidores preferem?”

PESQUISA Pesquisa causal: Problema claramente definido: Identifica relações de causa-efeito: variação concomitante: Os consumidores irão consumir mais nosso produto em nova embalagem? Qual das duas campanhas publicitárias é mais eficaz?

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MARKETING Análise de oportunidades de mercado “Uma oportunidade de mercado de uma empresa é uma área de importante ação mercadológica em que ela desfruta de uma vantagem competitiva” Mercado total Segmento - alvo

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MARKETING Desenvolvimento de estratégias de marketing “Consiste em decisões básicas sobre gastos em marketing, que permitam definir um posicionamento adequado ao aproveitamento de uma vantagem competitiva” Melhor Produto Liderança de Produto Melhor solução Melhor preço Excelência Operacional Intimidade com o Cliente

Melhor análise da organização e do Macroambiente AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MARKETING Desenvolvimento do plano de marketing “Um plano de marketing é a comunicação organizada, documentada e formal, que estabelece os objetivos de uma organização, referentes a um próximo período de atividades, e define programas de ação necessários para se atingir estes objetivos ” Benefícios Melhor análise da organização e do Macroambiente Maior participação dos envolvidos no processo Objetivos mais claros Responsabilidades mais explícitas

Etapas do Plano de Marketing Análise externa Situações favoráveis e desfavoráveis Fixação de Objetivos Definição das estratégias Ameaças e Oportunidades Pontos Fortes e Fracos Programa de ação Avaliação e Controle Análise Interna

O PLANO DE MARKETING Estratégia Definir o posicionamento, ou seja: Como queremos que nosso público-alvo veja nossa oferta ? (liderança em preço, inovação, relacionamento, dentre outros)

Qualidade Estilo Ass. Técnica Embalagem Garantia Marca Nível Forma de O PLANO DE MARKETING Programa de ação Definição do composto de marketing Produto Qualidade Estilo Ass. Técnica Embalagem Garantia Marca Preço Nível Forma de Pagamento Promoção Propaganda Publicidade R.P. Promoção de Vendas Praça Canais Cobertura Estoque Territórios Transporte

PERCEPÇÃO PRINCÍPIOS DE MARKETING ALGUNS PRINCÍPIOS NÃO EXISTE REALIDADE O QUE VALE É A PERCEPÇÃO (DO CLIENTE) CONHEÇA O SEU CLIENTE! PERCEPÇÃO

OBSERVAÇÃO PRINCÍPIOS DE MARKETING ALGUNS PRINCÍPIOS APROPRIAR-SE É ACEITÁVEL (!!!!!) BOAS IDÉIAS GERALMENTE VÊM DE ALGUÉM INCORPORE-AS E ADAPTE-AS VOCÊ PRECISA OUVIR E OBSERVAR O QUE OS OUTROS ESTÃO FAZENDO OBSERVAÇÃO SAIA DO QUADRADO

DIFERENCIAÇÃO PRINCÍPIOS DE MARKETING ALGUNS PRINCÍPIOS IDENTIFIQUE SUA VANTAGEM COMPETITIVA ADICIONAR VALOR E DIFERENCIAR, SEMPRE AGRADAR O CLIENTE JÁ NÃO BASTA VENCE QUEM FOR ALÉM DAS EXPECTATIVAS

ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 6 (Planejamento Estratégico de Marketing)