SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –

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Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT – Centro de Tecnologia Área de avaliação: Engenharias 1 Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado:1994 Doutorado: Coordenador(a): Rinaldo J. B. Pinheiro Coordenadora substituta: Delmira Beatriz Wolff MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/ DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/12

UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes A) proposta programa – 0% B) Corpo docente – 20% C) Corpo discente, teses e dissertações- 35% D) Produção intelectual – 35% E) Inserção social – 10%

UFSM B) Corpo docente – 20% análise quantitativa: DP/TD disciplinas ministradas/DP x ano existência projetos aprovados órgãos de fomento Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

UFSM C) Corpo discente, teses e dissertações em relação corpo docente e dimensão corpo discente - 35% Qtidade dissertações def (ORI)= mestres titulados + 2,5 doutores titulados)/DP, por ano PDO = DP envolvidos na orientação de mestres ou doutores titulados/DP por ano Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

UFSM QTD = publicações A1, A2,B1, B2 e B3 com discentes e egressos autores/ quantidade de teses + 0,4 x qtdade dissertações defendidas no período (70%) artigos completos anais (QTM) = nº artigos anais com discentes e egressos /teses e dissertações defendidas no período (15%) (RPE) = % bancas com representantes externos, preferencialmente pesquisadores destaque área (15%) Será considerada também a diversidade de membros de banca e das IES de origem. eficiência programa formação mestres TTM = tempo médio, meses, de titulação bolsistas de mestrado Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes C) Corpo discente, teses e dissertações em relação corpo docente e dimensão corpo discente - 35%

UFSM D) Produção intelectual – 35% – Prod. Qual. Docente (PQD1) = periódicos [A1+A2x0,85 +B1x0,7 + B2x0,5 + B3x0,2 + B4x 0,1 + B5 x 0,05]/DP Prod. Compl. Docentes PQD2 = { Anais [A1x0,1 +A2x0,075 + B1 x 0,05 + B2 x 0,02] + livros e capítulos{até 2 x livro internacional + até 1 x livro nacional + até 0,5 x cap. Livro inter + ate 0,25 capítulo nacional} PQD3 = PQD1 + PQD2 Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

UFSM E) Inserção social – 10% impacto regional e nacional Integração e cooperação outros centros de pesquisa Viabilidade ou transparência pelo programa Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio Ano/Qualis periódicos Dissertações concluídas A1, A2 e B1B2 e B3B4 e B * – parcial: publicações considerando somente 16 DP Observação: referentes aos anos 2011 e 2012 nem todas as publicações são com discentes/egressos – inserção de novos docentes em 2011 e 2012 no quadro permanente: 2010 – 17DP, 2011= 23DP e 2012 = 27DP

Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes PQD1PQD2PQD3ORI 0,280,090,370,65 0,270,150,421,26 Média área A relação entre a quantidade de publicações em periódicos A1, A2, B1, B2 e B3 com discentes e egressos autores) / quantidade de dissertações defendidas no mesmo período foi de apenas 12% em ,340,76 0,95 1,

UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio Manter conceito 4 1. Maior número de defesas de dissertações = muitos dos novos docentes já terão então suas primeiras orientações concluídas 2. Maior número de produções qualificadas (A1 a B1) e B2, incluindo o aumento de publicações com discentes/egressos 3. Maior número de projetos em agências de fomento 4. Maior inserção internacional

UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Aumentar a produção em periódicos internacionais 2Competição internacional é maior Dificuldade traduções 1 Aumentar a participação de discentes e egressos nas produções 2Demora em submeter, aprovar e publicar. 1 Descentralizar a produção. Distribuir melhor entre os DP 2Falta de empenho Distribuição desigual de recursos 1 Melhorar infraestrutura (sala professores e alunos) 4Viabilização de espaço físico no CT 1 Implantação do doutorado2Produção docente com participação de discente em periódicos internacionais média. competitividade dos demais programas na área 1

UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 aumentar projetos de financiamento 2Resistência de alguns docentes: baixa produtividade de alguns 2 Pós-doutoramento no exterior3Substituição do docente afastado Disposição do docente para o afastamento 2 Atualizar o conteúdo e bibliografias das disciplinas 1Não comprometimento de alguns docentes 1 Aumentar o ingresso de discentes 4Mercado de trabalho aquecido Baixo valor de bolsas 2 Fortalecimento da linha de pesquisa em Saneamento Ambiental 2Poucos docentes nesta linha; falta de articulação na linha transversal Falta de técnicos e espaço físico 1

UFSM AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Fortalecimento da linha de Pesquisa em Patologia das Construções 3- pequeno número de docentes nesta linha - falta de articulação na linha transversal 1 Fortalecimento das áreas de concentração e linhas de pesquisa 3-falta de articulação entre as áreas e linhas - falta uma cultura de trabalho coletivo 1 Ampliar a atual inserção regional 1- Falta de empenho2 Ampliar a inserção internacional 2 - fragilidade das redes nacionais e internacionais de cooperação principalmente na área de construção civil 1 Gerar produção a partir de convênios com instituições públicas e privadas 3Não ampliar ou não prosseguir com convênios 2 METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO

UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Critérios de credenciamento/descreden ciamento mais rígidos Em trâmite nas instâncias 1Não aprovação imediata junto ao CEPE 1 - Apoiar estruturação e formalização de novos grupos de pesquisa, 2-Falta de articulação entre professores e linhas de pesquisa com poucos professores 1 Submetida a APCN doutorado ao comitê assessor 1Não aprovação do plano1 - Incentivar a realização de pós-doutorados no exterior pelos docentes, traçando prioridades para liberação dos docentes 2Não interesse dos docentes1

UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Comprometer as Áreas de Concentração com a organização de eventos acadêmicos anuais, 2- Falta de comprometimento do corpo docente 4 - encaminhar material de divulgação do Programa, enviando para IES do RS e SC, visando atrair um maior número de candidatos à seleção,. 12

UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO Dificuldade em alocar discentes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por falta de espaço físico. Falta de espaço e técnicos nos laboratórios de pesquisa dificulta o desenvolvimento de pesquisas e pode comprometer a solicitação de novos projetos em agências financiadoras.

UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA - Incentivar a realização de pós-doutorado no exterior pelos docentes, a fim de buscar ampliar as redes internacionais de cooperação Captar discentes de outros países

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