Mapeamento de processos e padronização de procedimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Gabinete do Comandante do Exército
BENCHMARKING.
NÚCLEOS DE ADMINISTRAÇÃO SISTÊMICA
Contexto da Informação
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Conselho Nacional de Controle Interno 6ª Reunião Técnica Grupo de Trabalho sobre Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros Maceió, 21 e 22 de Março.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Gerenciamento da Integração
Excelência na Gestão do Confea.
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
É preciso inovar a gestão de pessoas na administração pública
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
A experiência do Estado de Minas Gerais
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Meta padrão: mapear 100% dos processos do Confea até 31 de agosto de 2009.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Gestão Pública Orientada para Resultados
FUNÇÃO FINANCEIRA.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
“Indicadores de desempenho como ferramenta de acompanhamento e comparações” Júlio César Medeiros Pasqualeto.
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade CIGQP - EESC ”Apresentação dos resultados do 1º e 2º GEESC”
Sistema de Administração de Carreiras
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Sistema de Gerenciamento de Desempenho Mês da Consciência Estratégica
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
GESTÃO DE PROCESSOS SPP/CONFEA
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Mapeamento e Padronização de Processos
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Gestão por competência
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Mapeamento de processos e padronização de procedimentos “META PADRÃO” Mapeamento de processos e padronização de procedimentos

O que é Meta padrão? Mapeamento de processos: Segundo definição contida no Guia D simplificação / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. 2ª ed. – Brasília : MPOG/SEGES, 2006 processo é: “um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas). Esses processos são geralmente planejados e realizados para agregar valor. (grifo nosso) Esse conceito traz a idéia de processo como fluxo de trabalho – com insumos e produtos/serviços claramente definidos e atividades que seguem uma seqüência lógica e que dependem umas das outras numa sucessão clara - denotando que os processos têm início e fim bem determinados e geram resultados para os clientes internos e usuários do serviço público.”

O que já foi feito Formulário individual: Portaria-AD nº 070/2009 Instrução: Descreva cada atividade que você realiza; Indique quem recebe o resultado da sua atividade dentro da sua unidade; Indique qual competência se relaciona com essa atividade Formulário para Unidade Organizacional (indicação preliminar de processos para análise e correção/ajustes) FLUXO DESCRITIVO: PRODUTO OU SERVIÇO ENTREGUE: OBSERVAÇÃO IMPORTANTE DO PROCESSO (QUALIDADE): ANÁLISES: (1) ANÁLISE COMPARATIVA\Conselho_Diretor_Pre sidente_ANÁLISE_COMPARATIVA.doc x; (2) MAPEAMENTO_DE_PROCESSOS_VISÃO _GERAL.doc Portaria-AD nº 070/2009 Portaria-AD nº 070/2009

Análise por Números 80% dos empregados souberam descrever suas atividades Foram apontadas 2026 atividades/tarefas Conhecimento: 56% sabe plenamente porque faz(competência) e qual o cliente 18 sabe parcialmente porque faz(competência) e qual o cliente 19% não sabe porque faz(competência) e mas sabe qual o cliente 1% sabe plenamente porque faz(competência) e mas não sabe qual o cliente 6% não sabe porque faz(competência) e nem qual o cliente

Análise por Números 82% do total de competências foi apontado relacionado com as tarefas/atividades 73% apontou a própria unidade como cliente principal As unidades apontaram 231 processos/sub processos Foram identificados 192 “produtos/serviços” Quase 2/3 dos processos e produtos identificados são “meio”

Análise por Gestão de Processos Quase totalidade das unidades tiveram grande dificuldade em definir seus produtos e serviços com clareza Foco na atividade (2026 atividades bem descritas X 192 produtos mal descritos ou confundidos com atividade) Visão funcional (73% das vezes a unidade é o cliente) Grande dificuldade em se definir o mapa de processos

Análise por Gestão de Resultados Cadeia de Valor (Designa a série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela organização para satisfazer as necessidades dos clientes - INDG) Formulação Estratégica Cliente

Valor na Gestão Pública PERSPECTIVAS DA APLICAÇÃO Macro-Governamental Organizacional/Institucional Individual/Grupal D A G R E Ç Ã O V L Resultado Planos de desenvolvimento (planos estratégicos e plano plurianual) Gestão por programas (formulação, monitoramento e avaliação de programas e ações) Planejamento estratégico Contratualização/ agencificação (contratos de gestão, acordos de resultado etc.) Avaliação de desempenho individual e grupal Processo Sistemas centrais (compras, RH, logística, TI/governo eletrônico, orçamento, finanças etc.) Controle, promoção da transparência e accountability e luta contra corrupção Gestão da qualidade Simplificação administrativa Gestão do atendimento Gestão da organização governamental (estruturas e modelos institucionais, regulação, parcerias com a sociedade etc.) Capacitação e gestão de competências Direção pública Gestão de cargos e carreiras Assistência ao servidor Dimensionamento da força de trabalho Recurso Gestão da qualidade do gasto Repressão fiscal Gestão orçamentária, financeira e contábil Eficiência Redução de despesas Produtividade Política de reajustes salariais Previdência do servidor

Avanço do Valor na Gestão Pública

Análise por Gestão de Resultados Disfunções na Cadeia de Valor 73% das vezes a unidade é o cliente Quase 2/3 dos processos e produtos identificados são “meio” Valores “ensimesmados” Impacto na percepção de resultados (1ª Geração) Visão do Controle – processos visando o “Como” em detrimento de “o que” – TCU (desconhecimento de finalidade) Resultados Funcionais

Análise por Gestão de Resultados Produtos e serviços mal definidos Concepção de Metas e Projetos generalistas Estrutura matricial fraca Auto avaliação Gespública 88% das 71 práticas analisadas são existentes ou adequadas Toda avaliação comprometida por ausência de definição clara de resultados (produtos e serviços) e sua medição Conclusões coincidentes: Modelo de gestão que foque nos resultados

Análise por Gestão de Resultados Eficiência = "fazer certo a “coisa”’; Visão do controle Eficácia = "fazer a “coisa” certa"; Visão Funcional Efetividade = "fazer a “coisa” que tem que ser feita"; Visão de Resultado

Conclusões - Mapeamento Relatório final em fase de conclusão Cerca de 231 processos/sub processos mapeados Cerca de 192 produtos e serviços O desafio de mapear os processos do Confea foi parcialmente cumprido considerando-se as complexidades relatadas,

Conclusões - Mapa de Processos

Conclusões O desafio deve ser enfrentado doravante com duas linhas de ações: Linha de Gestão por Processos Reestruturação de processos Ajustes de estrutura Avanço nas técnicas de gestão Escritório de processos Linha de Gestão de Processos Avanço na meta de padronizar 30%

Padronização de 30% 60 processos/sub processos 03 macro processos Avanço com recursos próprios e metodologia já existente Processos elencados: Ação já iniciada: Viagens a Serviço, PROCESSO PRODUTO/SERVIÇO AGENTES ENVOLVIDOS Viagens a serviço Passagem e diária GIE/GTI/GPG Convênios de auxílio financeiro Auxílio financeiro GRI/GFI/GOC/GAC/GCI COMISSÃO/PLENÁRIO Aquisição de bens e serviços Bens e serviços SAF (LICITAÇÃO)/GFI/GOC/GIE/PRE SIDENTE Normatização Resolução Normativa GIE/GAC/GCI/COMISSÕES/PLE NÁRIO

Processo Normatização - Resolução

Gestão por processos Busca de metodologia, ferramenta de TI e apoio especializado em modelagem e padronização de processos que melhor se adapte a realidade do Confea para o avanço na meta BPMN (foco na atividade) X VPMN(foco no valor agregado) Ação desenvolvida em parceria com AGU(organização âncora do Gespública no DF) e MPOG(Programa Gespública) Nova ferramenta em teste a partir da 1 ª quinzena de outubro Ação com foco na identificação dos produtos e serviços do CONFEA e das unidades

Gestão por processos Avanço nas técnicas de gestão para integração de processos, projetos e metas Ação em parceria com MPOG(Gespública) e TCU Otimização do desdobramento do GPD e dos Projetos nos processos das unidades através do BSC Ação com foco em Gestão Orientada a Resultados

Meta Padrão