Professor Auxiliar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Competências na Educação para a Hospitalidade
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Adequações/Adptações Curriculares
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Glauce-Mônica Vilela Souza
Apropriação de resultados SADEAM 2012
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
O que é o Programa de Qualidade da Escola?
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Decisões.
Relatório Pedagógico de Geografia e História
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Competências e Habilidades
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades e competências
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Investigar, ensinar e aprender
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Plano de Ensino Plano de aula
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Formação continuada ANO 2015
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1.
Transcrição da apresentação:

Professor Auxiliar

Avaliações: Externa: SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo Interna: Realizada pelo professor Simulados

Níveis de Proficiência: alunos classificados no nível (SARESP): Abaixo do Básico: demonstram domínio insuficiente dos conteúdos, habilidades e competências desejáveis para a série escolar em que se encontra Básico: demonstram desenvolvimento parcial dos conteúdos, habilidades e competências requeridas para a série escolar em que se encontra Adequado e o Avançado

Língua Portuguesa Ano/Série Nº de alunos que realizaram a avaliação Nº de alunos que estiveram ausentes Nº de alunos Abaixo do Básico Nº de alunos Básico 6º ano/5ª série EF 4057 429 216 767 7º ano/6ª série EF 4608 571 1078 1867 1ª série EM 5465 1045 441 1073 2ª série EM 4022 863 590 1352

Matemática: Ano/Série Nº de alunos que realizaram a avaliação Nº de alunos que estiveram ausentes Nº de alunos Abaixo do Básico Nº de alunos Básico 6º ano/5ª série- EF 4071 367 864 484 7º ano/6ª série- EF 4713 492 2923 622 1ª série - EM 5462 805 3103 786 2ª série - EM 3840 688 2447 508

Philippe Perrenoud Competência é a faculdade de mobilizar uma série de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. As competências estão ligadas a diferentes contextos culturais, profissionais e condições sociais. Os seres humanos não vivem todos as mesmas situações. Eles desenvolvem competências adaptadas a seu mundo. A selva das cidades exige competências diferentes da floresta virgem, os pobres têm problemas diferentes dos ricos para resolver. Algumas competências se desenvolvem em grande parte na escola. Outras, não.

Competências: É uma capacidade do ser humano; É um conjunto de habilidades e conhecimentos; Envolve associar recursos cognitivos; Implica em saber fazer algo num determinado contexto, envolve uma ação do sujeito; Está sempre relacionada à resolução de uma situação-problema.

Habilidades indicam uma ação, algo para o aluno realizar. Qualquer habilidade implica uma ação física ou mental do indivíduo aplicada num determinado contexto. Habilidade é um tipo de conhecimento que se caracteriza por saber fazer Ser hábil significa ser capaz de realizar alguma coisa.

Planejamento individual Preparar aulas e atividades

Registros Diário de Classe Registro Individual: anotações em caderno, fichas Pasta de atividades /processo de desenvolvimento do aluno

Bom Trabalho!