SISTEMA C F C / C R C s SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A PROFISSÃO CONTÁBIL E A ORGANIZACAO DE SUAS ENTIDADES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
EMPREGABILIDADE.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
AULA 7 – Capacitação Profissional
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Teorias Modernas de Gestão
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Administração de Recursos Humanos II
Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Planejamento e Responsabilidade Social
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
CONTABILIDADE GERENCIAL
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Capítulo 1 A administração hoje.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Introdução ao Serviço Social
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

SISTEMA C F C / C R C s SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE: Transformação, Evolução e Desafios SISTEMA C F C / C R C s

a Responsabilidade dos SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE: Transformação, Evolução e Desafios Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CRCMG CFC

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC/CRCs A aceitação incondicional de uma posição de destaque, durante a vida profissional do contabilista, passa necessariamente pelo aprendizado contínuo..

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs O ambiente econômico atual, no qual os contabilistas exercem suas atividades, caracteriza-se: pelo processo de mudanças rápidas; pela complexidade da tecnologia da informação; pela ênfase dada ao processo de privatização em vários países; pela consideração dos padrões éticos e de preservação ambiental.

Conectividade Mundial Globalização de Mercados CFC - CRCs O ATUAL PROCESSO DE MUDANÇA DA SOCIEDADE NÃO REPRESENTA UM MERO “AJUSTE”, MAS UMA “RUPTURA”, UMA “CRISE”, UMA “RECONSTITUIÇÃO”. MUDANÇA DA ESCALA DE TROCAS Conectividade Mundial Globalização de Mercados Aumento do Comércio Internacional Intensificação das Operações no Mercado de Capitais

A Fórmula para o Êxito Profissional CFC - CRCs Educação Continuada A Fórmula para o Êxito Profissional A manutenção da competência profissional face às mudanças crescentes torna imperativo desenvolver uma atitude de aprender a aprender.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Entende-se por Educação Continuada o processo de manutenção da capacidade profissional através : Da renovação permanente da qualificação; Da adequação das habilidades profissionais às mudanças do mercado de trabalho

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs A educação, mais que outro qualquer campo profissional, não está isenta das influências sofridas pela nova ordem econômica.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Partindo do princípio de que o processo de ensino e aprendizagem é a base formal para a preparação dos profissionais, é importante que os processos educativos estejam alinhados com a realidade econômica mundial.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Nos dias de hoje torna-se necessário que o processo educacional forneça ao educando um denominador comum encaminhando-o a fazer uma integração dos elemento e das práticas internacionais sem perder de vista as particularidades e riquezas regionais.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs O objetivo da educação em contabilidade é produzir contabilistas eficientes que contribuam positivamente para a sociedade a qual pertencem.

Experiência Profissional em Contabilidade Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Objetivos: Contabilistas Competentes Conhecimento Habilidades Experiência Profissional em Contabilidade

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs O enfoque tradicional do ensino era o de transferência de conhecimento. O enfoque atual e necessário é o do desenvolvimento de habilidades.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Segundo a “International Federation of Accantants” - IFAC, um programa de educação em contabilidade precisa fundamentar-se no desenvolvimento de três pontos: Conhecimento Habilidades Valores profissionais

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Os conhecimentos necessários aos contabilistas no desempenho de suas atividades se agrupam nas seguintes categorias: Conhecimento geral Conhecimento organizacional e de negócios Conhecimento de tecnologia de informação Conhecimento em contabilidade e áreas afins

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Entende-se por habilidade a capacidade dos indivíduos de resolver problemas, encontrar soluções, exercer julgamentos, tomar decisões, relacionar-se com outras pessoas de capacidade intelectual diferente da sua, liderar grupos e comunicar-se oralmente e por escrito.

A Fórmula para o Êxito Profissional Educação Continuada A Fórmula para o Êxito Profissional CFC - CRCs Valores profissionais definem-se como a capacidade de reconhecer-se como membro de um determinado grupo ou classe profissional

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Os componentes dos valores profissionais são: Comprometimento com a integridade, objetividade e independência; Conhecimento dos padrões de ética profissionais; Preocupação com o interesse público; Sensibilidade em relação à ética profissional, Comprometimento com o aprendizado vitalício.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Existem alguns países onde a educação continuada é pré-requisito para o exercício da profissão. A despeito da obrigatoriedade, a educação continuada, isto é, o comprometimento com o aprendizado vitalício, alinha-se entre os mais importantes valores profissionais.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs A maioria dos países do mundo, outorgam licenças que devem ser renovadas de tempo em tempo, não são para vida toda. Juan R. Herrera, ex-presidente da International Federation of Accoutants IFAC em discurso pronunciado na XXI Conferência Interamericana de Contabilidade realizada em Lima no Peru.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Para as renovações, os profissionais devem demonstrar que se mantém atualizados e que tenham cumprido uma quantidade mínima de horas de treinamento em programas de educação continuada. Os requisitos de educação continuada variam, mas normalmente giram em torno de 40 horas ao ano.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Uma pessoa pode graduar-se no Brasil (pode ser na faculdade ou nas escolas técnicas), obter sua licença, nunca exercer a profissão e depois de vinte anos emitir um parecer sobre as demonstrações Financeiras ou assinar um balanço .

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Este procedimento ao invés de servir ao interesse público é mais uma facilidade para tornar-se um elemento de corrupção e engano.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs A RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS DE CLASSE Até então a Educação Continuada não era obrigatória no Brasil; Ao longo dos últimos 10 anos, o Sistema CFC/CRC vem estimulando essa prática, quer seja participando diretamente do processo, ou através de convênios.

O SISTEMA CFC/CRCs 1996/1999(agost) 6.813 Eventos 518.804 Partic. Presente: 27 Estados Orç. Anual R$ 46 Milhões 307.169 P. Ativos 58.990 Org. Contábeis O SISTEMA CFC/CRCs 1996/1999(agost) 6.813 Eventos 518.804 Partic.

CRCMG MG 1996/1999(agost) 656 Eventos 47.942 Partic. 33.972 P. Ativos 7.344 Org. Contábeis Orç. Anual R$ 4 Milhões MG CRCMG 1996/1999(agost) 656 Eventos 47.942 Partic.

Exame de Suficiência e Educação Continuada OBRIGATORIEDADE Definida no novo estatuto dos Conselhos de Contabilidade, instituído pela Resolução Nº. 825/98, criado para atender as disposições do artigo 58 da Lei No. 9649/98

EXAME DE SUFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO CONTINUADA “ Art.17. Ao CFC compete: ..... XXXII - dispor sobre exame de suficiência profissional, como requisito para concessão de registro profissional; XXXIII - instituir e disciplinar o programa de Educação Continuada para manutenção de registro profissional.

CFC - CRCs REDE DE PARCERIAS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO NOVO CONTRATO PROFISSIONAL E SOCIAL

EDUCAÇÃO CONTINUADA A Formatação da parceria entre o Sistema CFC/CRC, as demais entidades de classe e os Contabilistas deve passar pela questão Orçamentária, mas também temos que dar ênfase:

Capacitação conjunta de Dirigentes da Classe. Elaboração conjunta de planejamentos estratégicos e planos de ação com o intuito de se buscar uma maior sinergia no processo de educação continuada.

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe CFC - CRCs Devemos nos conscientizar que os profissionais, enquanto pessoas e as organizações, estão sempre em construção e que a qualificação constante assegura a qualidade e o valor dessa construção. Devemos nos comprometer com nossa formação profissional futura sob pena de não cumprirmos fielmente nossa missão como indivíduos

Responsabilidade dos Órgãos de Classe Educação Continuada e a Responsabilidade dos Órgãos de Classe .O fim último da educação está no desenvolvimento das virtudes morais e intelectuais para realização de uma vida feliz. CFC - CRCs