OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
CURRÍCULO EM FOCO.
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
As visões desenvolvimento e aprendizagem
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Gestão Competente da Escola Pública
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Prefeitura municipal de Imperatriz
O sucesso do trabalho pedagógico
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Matriz de avaliação processual
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

MÓDULO IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar os aspectos pedagógicos que possam ajudar nas decisões quando se tratar de tornar mais eficientes as situações de ensino-aprendizagem.

UNIDADE I - Ensinar e aprender na escola: o que sabemos hoje? OBJETIVOS: Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas. Relacionar os princípios básicos que orientam a prática pedagógica contemporânea. Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade.

PONTOS IMPORTANTES: Resgata a reflexão sobre a função da escola a partir da relação entre desenvolvimento e aprendizagem com base na visão behaviorista e interacionista; Conceitua os elementos do processo ensino-aprendizagem comparando a visão tradicional e atual da escola; Apresenta princípios para a aprendizagem: Valorização da diversidade e heterogeneidade (Princípio 1, pg. 22) ; Desenvolvimento do auto-conceito positivo (Princípio 2 pg. 23 e Princípio 5 pg. 24) ; Promoção de situações de aprendizagem significativas articuladas ao conhecimento prévio (Princípio 3 pg. 23 ) ;

Ressalta a importância do processo de motivação para: Contextualização da aprendizagem estabelecendo a utilidade e finalidade do conhecimento (Princípio 4 pg. 24 e Princípio 6 pg. 24) ; Manutenção dos objetivos com mudança de estratégias (Princípio 7 pg. 24 ) Utilização do “erro” como ferramenta para o planejamento e promoção da auto-avaliação (Princípio 8 pg. 24 ) ; Implantação da avaliação diagnóstica (Princípio 9 pg. 24) ; Participação e reflexão sobre o processo de aprendizagem (Princípio 10 pg. 25 ) Ressalta a importância do processo de motivação para: Provocar o interesse dos alunos pelos temas e atividades da aula; Relacionar a importância dos assuntos abordados com a vida cidadã. Fornece orientações metodológicas ou pistas para a motivação (pg. 30)

UNIDADE II - Trabalho pedagógico: aí está o foco! OBJETIVOS: Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola. Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico. Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos. Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organizaçao.

Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade. PONTOS IMPORTANTES: Ressalta o lugar do processo de ensino e aprendizagem no Projeto Pedagógico, através: Da mobilização para o trabalho coletivo; Do compartilhamento de idéias e objetivos; Da estruturação da oferta considerando os pressupostos legais em vigor; Da organização do tempo e espaço a partir das orientações dos PCNs; Da ênfase em um currículo significativo diferenciando o currículo formal e o real.

UNIDADE III - Prática pedagógica: todo cuidado é pouco! OBJETIVOS: Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos. Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades, intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor-aluno

PONTOS IMPORTANTES: Aborda aspectos importantes para a administração da sala de aula, como: Planejamento; Regras de convivência; Organização: tempo, espaço e recursos; Integração professor-aluno; Papel da linguagem; Diversificação nas modalidades de intervenção didática.

UNIDADE IV - Avaliação: prática a favor dos alunos ou contra eles? OBJETIVOS: Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão. Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los. Analisar, na LDB, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

PONTOS IMPORTANTES: Distingue o papel da avaliação na prática: Tradicional – passar de ano Atual – obter informação Apresenta duas formas de avaliação: Da escola Serve para: orientar a capacitação em serviço, direcionar ações de reforço e recuperação, e organizar a troca de experiências; Da aprendizagem Serve para: identificar os avanços e dificuldades, verificar a consecução dos objetivos, estruturar conteúdos, métodos e práticas;

Suscita a discussão em torno dos mitos da avaliação (pg. 94); Conceitua a avaliação como um processo continuo, inclusivo e participativo ( pg. 97 a 101); Aponta a necessidade de identificar a natureza do “erro” cometido para que a avaliação possa funcionar como instrumento do planejamento e da aprendizagem (pg. 103 a 105); Referenda o estudo do tema na legislação em vigor.