Clóvis Danilo Emanuel Fábio
Projeto Inicial x Execução
Alunos do E. M. Professores do E. M. Instituições de Ensino
Capítulo de exemplo: Eletromagnetismo
Abordagem conceitual Aulas de laboratório
Material Didático Livro do Aluno Livro do Professor Livro de Lab
Execução – Livro do Aluno
Imagem de uma usina hidrelétrica Texto chamando a atenção para a transformação da energia mecânica em elétrica
Imagem de um dos personagens mais importantes no contexto Um pouco da história desse indivíduo
Uso de figuras e representações gráficas sempre que possível Cuidado com a linguagem
Exemplos de aplicações cotidianas (tecnológicas) que utilizam o fenômeno estudado
Roteiro experimental Atividade conceitual (foco na visualização do fenômeno)
Roteiro a ser entregue pelos alunos Questões dissertativas Verificação da compreensão do fenômeno
Lista de exercícios com nível “gradual” de matematização Primeiros exercícios mais conceituais Últimos já cobram conceitos matemáticos
Execução – Livro do Professor
Texto introdutório para situar o professor sobre a proposta do material como um todo
Orientações específicas sobre a abordagem do Eletromagnetismo Citação dos desdobramentos dos PCN+ para o tópico
Orientações específicas sobre a seção (box) “Um Pouco de História”
Sugestões de como utilizar o material didático (abordagem das aulas teóricas e experimentais) Sugestão do planejamento das aulas
Resolução dos exercícios propostos
Orientações do que o professor deve esperar dos alunos no laboratório Modelo e orientações para solicitação do relatório