Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.

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Transcrição da apresentação:

Clóvis Danilo Emanuel Fábio

Projeto Inicial x Execução

 Alunos do E. M.  Professores do E. M.  Instituições de Ensino

 Capítulo de exemplo: Eletromagnetismo

 Abordagem conceitual  Aulas de laboratório

Material Didático Livro do Aluno Livro do Professor Livro de Lab

Execução – Livro do Aluno

 Imagem de uma usina hidrelétrica  Texto chamando a atenção para a transformação da energia mecânica em elétrica

 Imagem de um dos personagens mais importantes no contexto  Um pouco da história desse indivíduo

 Uso de figuras e representações gráficas sempre que possível  Cuidado com a linguagem

 Exemplos de aplicações cotidianas (tecnológicas) que utilizam o fenômeno estudado

 Roteiro experimental  Atividade conceitual (foco na visualização do fenômeno)

 Roteiro a ser entregue pelos alunos  Questões dissertativas  Verificação da compreensão do fenômeno

 Lista de exercícios com nível “gradual” de matematização  Primeiros exercícios mais conceituais  Últimos já cobram conceitos matemáticos

Execução – Livro do Professor

 Texto introdutório para situar o professor sobre a proposta do material como um todo

 Orientações específicas sobre a abordagem do Eletromagnetismo  Citação dos desdobramentos dos PCN+ para o tópico

 Orientações específicas sobre a seção (box) “Um Pouco de História”

 Sugestões de como utilizar o material didático (abordagem das aulas teóricas e experimentais)  Sugestão do planejamento das aulas

 Resolução dos exercícios propostos

 Orientações do que o professor deve esperar dos alunos no laboratório  Modelo e orientações para solicitação do relatório