Aeep CAPACIDADES TRANSVERSAIS APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA esev &

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Programa Ler e Escrever Matemática
Fundamentos da Didáctica da Matemática
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Educação Estatística e Probabilística
Escola Superior de Educação
Didáctica da Matemática
ESTUDO ACOMPANHADO.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento algébrico e espacial; Diferentes modos de resolução;
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
PARALELISMO.
Números complexos: aula
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Disciplina: Matemática Tema: Equações
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Como encontramos a área de um quadrado com dimensões 4cm x 4cm ????
REGULARIDADES E PADRÕES
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Estratégias informais de cálculo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Elaborado por: Sílvia Couto
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
REGRAS OPERATÓRIAS EM EXPRESSÕES MATEMÁTICAS COM POTÊNCIAS
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Investigar, ensinar e aprender
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Teorema de Tales na resolução de problemas
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Trabalho realizado por:
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Peer Instruction Grupo 2 – Aline Nakamura Graziele Manin.
Produtos notáveis.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Programação em Scratch
Aprendizagem da matemática
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

aeep CAPACIDADES TRANSVERSAIS APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA esev &

A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NÃO É FEITA UNICAMENTE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO. CONHECIMENTO SEM MEIOS DE O USAR TORNA-SE INERTE. AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS (COMUNICAÇÃO, RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS) PERMITEM AO ALUNO AGIR/OPERAR. AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS NÃO SE DESENVOLVEM ESPONTANEAMENTE. teses

O QUE DESENVOLVER NAS CAPACIDADES TRANSVERSAIS? COMO DESENVOLVER AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS?

AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS, COM O PMEB, TÊM CONTEÚDO (TÓPICOS). O QUE DESENVOLVER NAS CAPACIDADES TRANSVERSAIS? É PRECISO ENSINAR A COMUNICAR, A RACIOCINAR E A RESOLVER PROBLEMAS, TAL COMO SE ENSINAM OS NÚMEROS E OS DEMAIS TEMAS MATEMÁTICOS. O U S E J A C L A R O Q U E N E M U N S N E M O U T R O S S E P O D E M E N S I N A R S E P A R A D A M E N T E.

Raciocínio matemático

TÓPICOS (1.º CICLO) Justificação Formulação e teste de conjeturas Raciocínio matemático OBJETIVOS (1.º CICLO) Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos. Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples. TÓPICOS (2.º CICLO) Justificação Argumentação Formulação e teste de conjeturas OBJETIVOS (2.º CICLO) Explicar e justificar os processos, resultados e ideias matemáticos, recorrendo a exemplos e contraexemplos e à análise exaustiva de casos. Formular e testar conjeturas e generalizações e justificá-las fazendo deduções informais.

Explicar ideias Justificar Formular e testar conjeturas COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO? ATRAVÉS DA ATIVIDADE EM QUE OS ALUNOS PARTICIPAM TAREFAS QUE O PROFESSOR PROPORCIONA AOS ALUNOS QUE ESTÁ MUITO DEPENDENTE DAS

TIPOS DE TAREFAS E RACIOCÍNIO ExercícioExploração Fechada Aberta ProblemaInvestigação Complexidade elevada Jogos Complexidade reduzida Projecto

Tarefa Considera a figura ao lado: Desenha a figura seguinte. Explica o que verificas. Quantos quadradinhos tem a oitava figura? O que podes concluir? Os alunos encontram regularidades: - há um padrão de +2 no número de quadradinhos que vai aumentando na sequência dos quadrados (padrão aditivo ); - o número total de quadradinhos de cada figura é o número de quadradinhos de cada lado multiplicado por si próprio; - o número de quadradinhos de cada figura é, sucessivamente, a soma dos primeiros números ímpares consecutivos. Os alunos chegam à conclusão de que se trata dos números quadrados. Pensamento algébrico – 4.º ano (Ana Isabel Silvestre / Hélia Sousa / Gabriela Simões)