Estudo de Caso Profª Dra. Elisabete Matallo Marchesini de Pádua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Educação Permanente em Saúde :
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CURSO DE DIREITO Projeto de Pesquisa: Metodologias multidisciplinares de intervenção Sócio-educativa.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parâmetros Curriculares Nacionais
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Quantitativo-Qualitativo:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico: Uma abordagem simplificada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Strategy Business Game
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
(nome do curso) (Título do Trabalho de Conclusão de Curso)
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Triangulação de métodos
PESQUISA QUALITATIVA EM GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
Seminário de Pesquisa em Administração
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Estudo de Caso Profª Dra. Elisabete Matallo Marchesini de Pádua II Seminário NEPPCOM - UFMG ABRIL, 2007

ESTUDO DE CASO 1º Momento: um processo de aprendizagem, de produção de conhecimento e de Prática Profissional E.M.M de Pádua/07

Nos processos de aprendizagem e produção de conhecimento: ESTUDO DE CASO Objetivos: Nos processos de aprendizagem e produção de conhecimento: Propiciar aos alunos de a oportunidade de articular teoria e prática, demonstrando competência em reflexão, análise, crítica, experimentação, aplicação ou geração de conhecimento Favorecer a articulação entre os saberes,no sentido de possibilitar a construção da integração curricular, tendo em vista uma prática pedagógica inovadora. Oferecer subsídios para os processos de Pesquisa, Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, outros, ou constituir, em si, um Trabalho Acadêmico. E.M.M de Pádua/07

Na prática profissional ESTUDO DE CASO Na prática profissional Favorecer a compreensão da realidade estudada, seja ela um indivíduo, um grupo, uma instituição; Favorecer a integração entre profissionais de diferentes áreas, possibilitando uma abordagem integrada da realidade; Contribuir para a produção de conhecimento na área de especialização. E.M.M de Pádua/07

ESTUDO DE CASO 2º Momento: um processo de reflexão sobre a produção de conhecimento: O estudo de caso na perspectiva disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar E.M.M de Pádua/07

ESTUDO DE CASO Abordagem disciplinar E.M.M de Pádua/07

ESTUDO DE CASO Abordagem Interdisciplinar E.M.M de Pádua/07

ESTUDO DE CASO Abordagem Transdisciplinar E.M.M de Pádua/07

ESTUDO DE CASO 3º Momento: um processo de escolha dos recursos metodológicos e técnicas pesquisa para o Estudo de Caso E.M.M de Pádua/07

Disfunção e Incidência típico, atípico, extremo ESTUDO DE CASO Definição do Caso: escolhas estratégicas quanto à: Disfunção e Incidência típico, atípico, extremo Foco disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar Abrangência contextos Unidade de Análise Indivíduo Empresa Igreja Grupo Hospital Paróquia Família Escola Universidade E.M.M de Pádua/07

Que questões devem ser estudadas? Que dados são relevantes? ESTUDO DE CASO Compreensão do Caso: levando em conta que buscamos explicações para fenômenos que ocorrem (ou ocorreram) durante um tempo e levando em conta a Unidade de Análise já delineada. Que questões devem ser estudadas? Que dados são relevantes? Que dados devem ser coletados? Como os dados devem ser coletados? Como serão analisados os resultados? Que “conclusões” se pode esperar do estudo? E.M.M de Pádua/07

Recursos Metodológicos e Técnicas de Pesquisa ESTUDO DE CASO Recursos Metodológicos e Técnicas de Pesquisa Fontes/Documentação/Registros Observação Caderno de Campo Fotos Relatório Inventário de Fatos Vídeos Análise documental Estudos Multicasos Filmes Estatística Estudos de Acompanhamento/ Estudo longitudinal Material expressivo (pinturas, esculturas) Grupo Focal Prontuários Folders História Oral Depoimentos Jornais História de Vida Cartas Biografias Diário de Pesquisa Atas de Reunião Ante-biografia Diário de Bordo Artigos da Mídia Relatos de experiências pessoais Diário de Itinerância Desenhos/Plantas/Croquis E.M.M de Pádua/07

Um roteiro possível para o desenvolvimento do Caso: ESTUDO DE CASO Um roteiro possível para o desenvolvimento do Caso: Introdução ( objetivos do Estudo de Caso) Contextualização do Caso (descrição e metodologia) Interpretação do Caso (resultados obtidos: análise quantitativa e qualitativa) Considerações Finais( credibilidade e pertinência dos dados obtidos, possibilidades de generalização, indicadores para novas pesquisas) Anexos E.M.M de Pádua/07

Possibilidades, limites e dificuldades ESTUDO DE CASO Possibilidades, limites e dificuldades As conclusões de um estudo de caso são rigorosamente válidas para aquele caso Possibilidade de generalização a partir de um conjunto de casos: quantos? Possibilidade de generalização a partir de semelhanças: quantas? Possibilidade de comparações aproximativas Pode ocorrer ”envolvimento” ou “descuido” do pesquisador Pode ocorrer viés ideológico ou político na análise dos dados E.M.M de Pádua/07