A construção de parcerias para a formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas de gestores da educação pública.

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Transcrição da apresentação:

A construção de parcerias para a formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas de gestores da educação pública.

Formação continuada de docentes 1) Direito 2) Necessidade

Possibilidades e Perspectivas: Universidades Outros órgãos de gestão Organizações não governamentais Com profissionais específicos para demandas específicas.

DESAFIOS  Definir as demandas de forma clara e objetiva, sem cair na tentação da prescrição;  Desenhar processos de formação continuada que possam dar sustentação aos desafios de construir a identidade docente;  Criar condições do docente de alimentar-se com a diversidade existente na sala de aula e na escola;  Realizar percursos formativos que sejam mais do que um discurso sobre as práticas;

 Definir estratégias coletivas de formação continuada;  Estabelecer pactos coletivos para a formação no interior da escola;  Elaborar metodolgias para a ação docente que possam ser socializadas no interior da escola;

(...) Quem será capaz de comprometer-se? Somente um ser que é capaz de sair do seu contexto, de distanciar-se dele para ficar com ele: capaz de admirá-lo, para, objetivando-o, transformá-lo e transformando-o,saber-se transformado pela sua própria criação; um ser que é e está sendo no tempo que é seu, um ser histórico. Somente este é capaz, por tudo isto, de comprometer-se. (FREIRE:1979)