Os quatro Ps do Marketing

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Os quatro Ps do Marketing
Transcrição da apresentação:

Os quatro Ps do Marketing Composto de marketing Os quatro Ps do Marketing Produto Praça Mercado-alvo Preço Promoção

Composto de marketing Produto Algo oferecido ao mercado para satisfazer a uma necessidade, desejo ou demanda

Produto Características Embalagem Nome / Marca Garantias Forma Composto de marketing Produto Características Nome / Marca Forma Desempenho Qualidade Variedade Tamanhos Embalagem Garantias Devoluções Serviços Estilo Design

Participação do esforço promocional no ciclo de vida do produto Composto de marketing Participação do esforço promocional no ciclo de vida do produto C U S T O / B E N F Í I PROMOÇÃO DE VENDA PROPAGANDA E RELAÇÕES PÚBLICAS VENDA PESSOAL INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO TEMPO

Valor justo da posse / utilização de um bem ou serviço Composto de marketing Preço Valor justo da posse / utilização de um bem ou serviço Soma dos valores que os consumidores trocam pelo benefício de possuírem / utilizarem um bem ou serviço

Objetivos da Fixação de Preço Composto de marketing Objetivos da Fixação de Preço Sobrevivência Maximização de lucros, do faturamento e do crescimento das vendas Liderança de qualidade

Fatores Intervenientes nas Decisões de preço Composto de marketing Fatores Intervenientes nas Decisões de preço Custos de produção, estocagem, distribuição, pós-venda, assistência técnica gratuita, instalação, manutenção, empréstimos e financiamentos, depreciação e tributação Teto estabelecido pela demanda Posicionamento desejado para o produto Preço praticado pela concorrência Política de retorno da empresa Sazonalidade do produto Efeito psicológico Ciclo de vida do produto

Composto de marketing Promoção Esforços da empresa para promover o produto e se comunicar com os seus diversos públicos

Composto de marketing Esforço Promocional PROPAGANDA – divulgação paga, nos veículos de comunicação, usando de criatividade e recursos audiovisuais PUBLICIDADE – divulgação não-paga, nos veículos de comunicação, de mensagens sobre a empresa RELAÇÕES PÚBLICAS – processo que envolve uma variedade de programas desenvolvidos para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos e serviços

Esforço Promocional - continuação Composto de marketing Esforço Promocional - continuação PROMOÇÃO DE VENDAS – incentivos para estimular experimentação ou compra de um produto ou serviço MERCHANDISING – técnica de exposição e apresentação do produto no ponto de venda ou pontos promocionais, de modo a criar impulso de compra MARKETING DIRETO – marketing interativo que usa um ou mais meio de propaganda para obter resposta mensurável ou uma transação em qualquer local VENDA PESSOAL – interação face-a-face com um ou mais compradores potenciais, com o propósito de realizar vendas

Disponibilização do produto para seu consumidor habitual ou potencial Composto de marketing Praça Disponibilização do produto para seu consumidor habitual ou potencial

Composto de marketing Praça Engloba: Atividades necessárias para transferir os produtos para os pontos de venda Atendimento Canais de distribuição Organização de vendas