Administração de Serviços

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Transcrição da apresentação:

Administração de Serviços MIX DE SERVIÇO Profa. Janice Mileni Bogo

Composto Mercadológico Composto de Marketing Marketing tradicional: 4P’s Preço Produto Mix de Marketing Composto Mercadológico 4 P’s Praça (distribuição) Promoção

Composto de Marketing Marketing tradicional: 4P’s Características físicas Nível de qualidade Acessórios Embalagens Garantias Linhas de produto Marca Produto

Composto de Marketing Marketing tradicional: 4P’s Tipo de canal Exposição Intermediários Espaços em pontos Transporte Estocagem Administração de canais Praça (distribuição)

Composto de Marketing Marketing tradicional: 4P’s Flexibilidade Preço Flexibilidade Faixa de preço Diferenciação Descontos Margens Venda

Composto de Marketing Marketing tradicional: 4P’s Composto de comunicação Pessoal de vendas (qtde, seleção, treinamento, incentivos) Propaganda (públicos-alvo, mídia, conteúdo veiculado, imagens) Promoção de vendas Assessoria de imprensa / relações públicas Promoção

Composto do Marketing Expandido para Serviços Pessoas Bitner e Zeithalm (2003) Produto Praça (distribuição) Promoção Mix de Marketing Composto Mercadológico 4 P’s Preço Processo Evidência Física

Pessoas Todos os agentes humanos que desempenham um papel no processo de execução de um serviço e, nesse sentido, influenciam as percepções do comprador; nominalmente, os funcionários da empresa, o cliente e outros clientes no ambiente de serviços. Funcionários recrutamento seleção motivação recompensas trabalho em equipe Clientes Educação Treinamento

Processo Os procedimentos, o mecanismo e o roteiro efetivos de atividades por meio dos quais os serviço é executado – os sistemas de execução e operação dos serviços. Roteiro de atividades padronização customização Número de passos simples complexo Envolvimento dos clientes

Evidência Física O ambiente no qual o serviço é executado e onde a empresa interage com o cliente, assim como qualquer componente tangível que facilite o desempenho ou a comunicação do serviço. Projeto das instalações Equipamento Sinalização Roupas dos funcionários Outros tangíveis relatórios cartões de visitas declarações garantias

Composto do Marketing de Serviços – 8 P’s Elementos do Produto Processo Produtividade e Qualidade Lugar e Tempo Pessoas Promoção e Educação Evidência Física Preço e Custos Lovelock e Wright (2003)

Composto do Marketing de Serviços – 8 P’s Elementos do produto: todos os componentes do desempenho do serviço que criam valor para os clientes. Lugar e tempo: Decisões gerenciais sobre quando, onde e como entregar os serviços aos clientes. Promoção e educação: todas as atividades e incentivos de comunicação destinados a aumentar a preferência do cliente por um determinado serviço ou fornecedor de serviço. Preço e outros custos: despesas em dinheiro, tempo e esforço que os clientes incorrem para comprar e consumir serviços Lovelock e Wright (2003)

Composto do Marketing de Serviços – 8 P’s Produtividade e qualidade: produtividade  O grau de eficácia com que os insumos de serviços são transformados em produtos que adicionam valor para os clientes. Qualidade O grau em que um serviço satisfaz os clientes ao atender suas necessidades, desejos e expectativas. Processo: método particular de operações ou série de ações, normalmente envolvendo passos que precisam ser dados em uma seqüência definida. Pessoas: profissionais e, às vezes, outros clientes envolvidos na produção do serviço. Evidência física: pistas visuais ou outra pistas tangíveis que fornecem evidência da qualidade do serviço. Lovelock e Wright (2003)

Fontes de hoje LOVELOCK, Christopher e WRIGHT, Lauren. Serviços, Marketing e Gestão. São Paulo : Saraiva, 2005. – Cap. 2 CORRÊA, H; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002. Cap. 2 (69-75) FITZSIMMONS, James e FITZSIMMONS, Mona. Administração de Serviços. Porto Alegre : Bookman, 2000. – Cap. 2