PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Prof. Msc. Décio Luiz Mello Peixoto Faria Março - 2009
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING - SIM É constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para a tomada de decisões de marketing.
GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES INTERNAS Informações coletadas no âmbito da empresa EXTERNAS Informações coletadas fora da empresa
PESQUISA DE MARKETING DEFINIÇÃO: Pesquisa de marketing é “a elaboração, a coleta, a análise, a edição de relatórios sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing com a qual uma organização se depara”. KOTLER; ARMSTRONG (2003, p.94)
TIPOS DE PESQUISA DE MARKETING Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Pode ser: Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal
PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING Definição do Problema, das Hipóteses e dos Objetivos da pesquisa; Planejamento da pesquisa; Execução da pesquisa; Interpretação e apresentação dos resultados.
PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 1. DEFINIÇÃO: Do Problema; Das Hipóteses; Dos Objetivos (geral e específicos) da pesquisa.
PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 2. PLANEJAMENTO DA PESQUISA: 2.1 Determinação da metodologia - Tipo de pesquisa; Método e técnica de coleta de dados, População de pesquisa e tamanho da amostra; Planejamento da coleta de dados (primários e/ou secundários); Processamento e análise de dados.
PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 2. PLANEJAMENTO DA PESQUISA: Construção do Instrumento de pesquisa (questionário ou formulário); Estabelecimento das necessidades de dados; Determinação de fontes de dados.
PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 3. EXECUÇÃO DA PESQUISA: Coleta de dados; Conferência, verificação e correção de dados; Digitação; Processamento; Análise e interpretação; Conclusão e recomendações.
PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 4. COMUNICAÇÃO DE DADOS Elaboração e entrega dos relatórios de pesquisa; Preparação da apresentação oral dos resultados.
CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA UNIVERSOS FINITOS Número de elementos não excede 100.000 Z² x p x (1-p) x N n= _________________ e² x (N – 1)+Z² x (1-p) Z= valor encontrado na tabela das áreas da curva normal para significância de 5% - Z=1,96 N= tamanho do universo p= proporção de sucessos e de insucessos = 50% ou 0,5 n= tamanho da amostra e= erro máximo admitido
CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA 2. UNIVERSOS INFINITOS Número de elementos excede 100.000 Z² n= ________ (Z x e)² n= tamanho mínimo da amostra Z= valor encontrado na tabela das áreas da curva normal para significância de 5% - Z=1,96 e= erro máximo admitido
BIBLIOGRAFIA Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1994. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo, Prentice-Hall, 2003. MATTAR, F. Pesquisa de marketing. São Paulo, Atlas, 2001. MOROZOWSKI, A.C.; FARIA, D.L. Perfil da consumidora curitibana. Curitiba, FESP, 2000.