Projeto Modernização BH - Sabará Gestão Fundiária Diretoria de Projetos Ferrosos Sudeste 05/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Políticas de Segurança Pública
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Núcleo Regularização Fundiária
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Protocolo de Gestão Integrada
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Política Nacional de Habitação
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
Prefeitura Municipal de Santo André
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Apresentação Diagnóstico Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Centro de Referência de Assistência Social
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Printed SMH 8 de dezembro de Agenda Visão 2020 Objetivos de Governo Diretrizes setoriais Metas setoriais Projetos
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Projeto Modernização BH - Sabará Gestão Fundiária Diretoria de Projetos Ferrosos Sudeste 05/2014

Leitura de cenário.

2Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Leitura de cenário SABARÁ Rio Arrudas BELO HORIZONTE FCA Extensão: 3,1 km Concluído: 3,1 km Gestão fundiária: 174 imóveis 173 adquiridos. Ferrovia existente Limite municipal Passarela Viaduto rodoviário Viaduto ferroviário Extensão: 1,2 km Concluído: 1,2 km de ferrovia Gestão fundiária: 275 imóveis 269 adquiridos Trecho BH Trecho zona urbana de Sabará Extensão: 4,0 km Concluído: 4,0 km Gestão fundiária: 01 imóvel 01 adquirido Trecho zona rural de Sabará

3Gestão fundiária – 05/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Leitura de cenário O projeto beneficiará aproximadamente 250 mil pessoas em 10 bairros da região. Na área de influência do projeto há 56 agremiações, com forte articulação de Igrejas e partidos políticos. Área com elevado índice de violência (diversos pontos de distribuição de drogas) e com registro de exploração sexual infantil. O estudo socioeconômico indicou a necessidade de acompanhamento social a 56% das famílias a serem removidas em BH e Sabará. O estudo também informou que 38% das famílias a serem removidas encontravam-se em situação de pobreza e 21% em situação de indigência. A Prefeitura de Belo Horizonte possui política habitacional e uma secretaria específica para tratar do tema, o que contribui muito para a condução do processo;

4Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Premissas Diretriz de sustentabilidade Com investimentos em ações sociais que extrapolam as exigências legais, incluindo iniciativas feitas de forma voluntária, procuramos construir nossa “licença social para operar”. Queremos deixar um legado positivo nas áreas em que atuamos, promovendo desenvolvimento sustentável nas comunidades vizinhas. Se necessário, adotamos compensação nas negociações de modo a permitir a reposição da moradia, dos bens de produção e das atividades produtivas e econômicas, tendo em vista a eventual discrepância entre os laudos de avaliação imobiliária e o montante necessário para a recuperação do modo e padrão de vida.

5Gestão fundiária – 03/2014 Processo de Gestão Fundiária

6Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Processo de Gestão fundiária -Definição da mensagem-chave -Plano de trabalho -Treinamento de equipe -Canal de comunicação -Plantão local -Atividade de abre portas -Emissão dos laudos de avaliação imobiliária, estudo socioeconômico, sócio- organizativo e sócio-produtivo -Emissão de parecer jurídico -Banco de imóveis -Elaboração do plano de atendimento às famílias -Reunião de partida -Treinamento de negociadores

7Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Processo de Gestão fundiária -Assinatura de contrato -Comunicado à equipe de demolição -Pagamento -Comunicado de desocupação -Demolição de imóvel -Sigilo e organização das informações

8Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Processo de Gestão fundiária Em função da evolução no processo de gestão fundiária, foi necessário novo estudo de engenharia para adequação do complexo viário de Sabará. Dessa forma, 38 imóveis deixaram de impactar a obra.

9Gestão fundiária – 03/2014 Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis

10Gestão fundiária – 03/2014 Posicionar uma imagem neste espaço Prioridade nas negociações.

Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Plano de Atendimento às Famílias Grupo 1 Famílias em vulnerabilidade social (renda per capita inferior a 1 salário mínimo). Grupo 2 Situações que requerem acompanhamento social (idosos, portadores de necessidades especiais). Grupo 3 Famílias sem vulnerabilidade com valor de laudo inferior ao piso estabelecido pelo município.

Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Diagnóstico socioeconômico de cada família. Elaboração de um banco de imóveis. Parecer da Prefeitura Situação física do imóvel (parceria com a Prefeitura - convênio). Apoio na negociação do novo imóvel. Existência de equipamentos públicos e privados em consonância com a demanda da família. Condição documental e legal do imóvel (regularizado ou regularizável). Apoio na logística de mudança. Acompanhamento pós-mudança (período de 1 ano). Análise dos imóveis (levantados pelo Projeto e indicados pelas famílias).

13Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Banco de imóveis - Articulação com equipamentos públicos, comércio e serviços Via Anel Rodoviário São Gabriel Dom Silvério Escola Municipal Imóvel avaliado Centro de Saúde Escola Estadual LEGENDA: CRAS Praças Estação de metrô Comércio e serviços

Banco de imóveis - Articulação com equipamentos públicos, comércio e serviços 14Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Escola Municipal Imóvel avaliado Centro de Saúde Escola Estadual LEGENDA: CRAS Alto Vera Cruz Av. dos Andradas IMÓVEL REPROVADO (exemplo): Imóvel não possui escritura e Habite-se. Obra finalizada, porém apresenta problemas de ventilação e iluminação por não possuir recuos (frontal, lateral e fundos). Valor do imóvel: R$ ,00. Vera Cruz Esplanada Granja de Freitas Praças Estação de metrô Comércio e serviços

15Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis

16Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Vistoria física no imóvel a ser adquirido pela família Imóvel vistoriado e aprovado pela equipe física. Imóvel vistoriado e reprovado pela equipe física por Insalubridade e problemas estruturais.

17Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Planejamento da logística de mudança e adaptação ao novo imóvel Reunião de planejamento e discussão de ocupação com as famílias removidas para o Conjunto Beija Flor. Acompanhamento às famílias em processo de mudança.

18Gestão fundiária – 03/2014 Projeto Modernização BH - Sabará Acompanhamento Social das Famílias Vulneráveis Visita domiciliar para monitoramento da nova situação da família Depois (Bairro Vila José - Sabará) Antes (Beco Pirassununga - Horto)

Projeto Modernização BH - Sabará Vídeo Gestão Fundiária