Teoria do Alinhamento Construtivo Eliza Redondo Ferreira Marta Maria Salmazo
Objetivos e Avaliação não alinhados
Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)
Objetivos e Atividades não alinhados
Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)
Avaliação e Atividades não alinhadas
Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)
Alinhamento questionável
Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)
Alinhamento ideal
Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)
PLANEJAMENTO: Teoria do Alinhamento Construtivo Vol. 3 7º Ano Geografia OBJETIVOS (RESULTADOS) 1. GRANDES PAISAGENS BRASILEIRAS Reconheça as grandes paisagens naturais brasileiras. (conhecer) Analise as imagens das diferentes paisagens brasileiras. (analisar – comparar) 2. INFLUÊNCIA ANTRÓPICA: Compreenda que quanto maior a área antropizada, maior o grau de devastação das paisagens naturais.(compreender) Avalie a interferência humana na paisagem natural (avaliar) Proponha alternativas para a preservação ambiental (criar) Reconheça os impactos oriundos das diferentes formas de intervenção humana. (conhecer) 3. IMPACTOS AMBIENTAIS: Conheça os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro (conhecer) Atividade da Aula: Leitura de Imagens, mapas e textos (exercícios de interpretação). Apresentação de vídeo. Leitura de mapa, imagens; debate; desenvolvimento da revista eletrônica; produção de texto: relatório. Leitura e interpretação de textos, mapas e imagens. Verificação da Aprendizagem: 1. Confecção de cartazes das diferentes paisagens naturais brasileiras; (conhecer, identificar) 2-3. Confecção de uma revista eletrônica (utilizando diversos gêneros literários e não literários) “Causas e Consequências da Intervenção Humana nas Paisagens Naturais Brasileiras”; (compreender, avaliar, criar); Avaliação escrita (teste ou dissertativa, produção textual): conhecer, comparar, compreender, avaliar e criar.