Teoria do Alinhamento Construtivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria.
DIRETRIZES CURRICULARES
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
Experiência do CEARÁ. Experiência do CEARÁ Objetivos Geral Fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente; Específicos: Contribuir para criação e implantação.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Caracterização dos ciclos
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo (MEIE) 2011 Profª Doutora Teresa Noronha Profª Doutora Sílvia Fernandes.
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Literatura Linhas de Pesquisa
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Atividade Prática Patricia Tedesco.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
O que é ensinar história?
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Histórico e Formação Diferenciada dos Estados Unidos da América
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
Letramento Letramentos Educação.
Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Situação de aprendizagem 1
Apresentação da disciplina – Psicologia da Educação
LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões.
B ULLYNG O tema e a tarefa escolhida oportunizar aos alunos situações que os levem à discussão, leitura, pesquisa, á criatividade e ao desenvolvimento.
Leitura Analítica de Textos
PROFESSORES (MEDIADORES) ALUNOS (CONTROLE E APRENDIZAGEM) Diferentes mudanças naturais e sociais. O que é melanina? Noções de Frações, zonas climáticas,
“Um país se faz de homens e livros”
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
O quadro natural africano AULA 11. Informações importantes básicas:  Terceiro maior continente.  Estreitos e canais de grande importância estratégica.
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

Teoria do Alinhamento Construtivo Eliza Redondo Ferreira Marta Maria Salmazo

Objetivos e Avaliação não alinhados

Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)

Objetivos e Atividades não alinhados

Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)

Avaliação e Atividades não alinhadas

Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)

Alinhamento questionável

Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)

Alinhamento ideal

Objetivos (resultados) Situações de aprendizagem Verificação da aprendizagem (avaliação)

PLANEJAMENTO: Teoria do Alinhamento Construtivo Vol. 3 7º Ano Geografia OBJETIVOS (RESULTADOS) 1. GRANDES PAISAGENS BRASILEIRAS Reconheça as grandes paisagens naturais brasileiras. (conhecer) Analise as imagens das diferentes paisagens brasileiras. (analisar – comparar) 2. INFLUÊNCIA ANTRÓPICA: Compreenda que quanto maior a área antropizada, maior o grau de devastação das paisagens naturais.(compreender) Avalie a interferência humana na paisagem natural (avaliar) Proponha alternativas para a preservação ambiental (criar) Reconheça os impactos oriundos das diferentes formas de intervenção humana. (conhecer) 3. IMPACTOS AMBIENTAIS: Conheça os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro (conhecer) Atividade da Aula: Leitura de Imagens, mapas e textos (exercícios de interpretação). Apresentação de vídeo. Leitura de mapa, imagens; debate; desenvolvimento da revista eletrônica; produção de texto: relatório. Leitura e interpretação de textos, mapas e imagens. Verificação da Aprendizagem: 1. Confecção de cartazes das diferentes paisagens naturais brasileiras; (conhecer, identificar) 2-3. Confecção de uma revista eletrônica (utilizando diversos gêneros literários e não literários) “Causas e Consequências da Intervenção Humana nas Paisagens Naturais Brasileiras”; (compreender, avaliar, criar); Avaliação escrita (teste ou dissertativa, produção textual): conhecer, comparar, compreender, avaliar e criar.