Estratégia e o Cenário de Negócios Prof. Augusto
Reflexão Pense por alguns minutos, qual a sua perspectiva para os próximos 5 anos ?
EVOLUÇÃO NO PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS Impulsionado pela 2ª Guerra Mundial Na década de 60 , Hermann Kahn of Hudson Institute. Especializado em estudar e considerar as perspectivas “absurdas” Em 1974 a Universidade de Stanford criou o SRI Standford Research Institute para fornecer planejamento de longo prazo. Na década de 80 , frustração em relação ao estudos de previsão Na década de 90 ,volta dos estudos de cenários , devido a inovações e revoluções de difícil previsão
PREVISÃO E INCERTEZA Previsão Incerteza (Cenários)
STANFORD RESEARCH INSTITUTE Scenario Planning Methodology 1. Strategic decision 3.Environmental forces 2.Key decision factors 6.Strategy implications 4. Scenario logics 5. Scenarios
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES - O planejamento de cenários não funciona como uma metodologia de previsão do futuro, mas sim as possíveis perspectivas e desdobramentos passíveis de ocorrer - É importante instrumento de planejamento tanto para corporações quanto p/ governos no sentido direcionar ações estratégicas e contingências - Crise do petróleo de 73 e queda do muro de Berlim foram avaliados através desta técnica
- Crise do petróleo de 73 e queda do muro de Berlim foram avaliados através desta técnica
O conceito de macro ambiente Conjunto de variáveis consideradas incontroláveis (o profissional não pode manipular), mas que influenciam o negócio. Por isso necessitam ser monitoradas, com a construção de tendências para cada variável isoladamente e para o conjunto delas. A construção dessas tendências cria o quadro de ameaças e/ ou oportunidades para o negócio
Forças do Macroambiente Aceleração do transporte, das comunicações e das transações financeiras internacionais Poder econômico asiático Ascensão dos blocos econômicos Crises monetárias internacionais Aumento das trocas e negociações Movimento em direção a economias de mercado
Forças do Macroambiente Estilos de vida globalizados Abertura de novos mercados Crescente nº de empresas transnacionais Alianças estratégicas através das fronteiras Conflitos étnicos e religiosos Marcas globais
DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL MACRO-AMBIENTE POTENCIAIS PRODUTOS SUBSTITUTIVOS CONCORRENTES MACRO-AMBIENTE AMBIENTE ECONÔMICO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICO AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL FORNECEDORES CLIENTES DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL A B F C D E DISTRIBUIDORES
Ambiente Demográfico Crescimento da População Mundial Composição da População Mercados étnicos Níveis de instrução Padrões de moradia Movimentações Geográficas da População Mudança de um mercado de massa para micromercados
Poupança,endividamento e disponibilidade de crédito Ambiente Econômico Distribuição de Renda Economias de subsistência Economias de exportação de matérias-primas Economias em fase de industrialização Economias industrializadas Poupança,endividamento e disponibilidade de crédito
Ambiente Natural Mudança no papel dos governos Níveis mais altos de poluição Escassez de matérias-primas Custo mais elevado de energia
Oportunidades ilimitadas Ambiente Tecnológico Aceleração no ritmo das mudanças Oportunidades ilimitadas para inovação Variações dos orçamentos de P&D Regulamentação mais rigorosa
Legislação Ambiente político-legal Grupos de interesses
Ambiente Sociocultural Do universo De si próprio De outras pessoas Visões que expressam valores Da natureza De organizações Da sociedade
Os cenários como conjunções especiais das variáveis macro ambientais Costuma-se criar 3 cenários para os negócios: Otimista – as variáveis se coordenam de tal maneira que criam mais oportunidades que ameaças Pessimista – o oposto – as variáveis criam mais ameaças que oportunidades Provável – raciocínio lógico e/ou esperado de médias de tendências (considerando o histórico), criando um quadro com inclinação para o lado de ameaças, ou oportunidades
Ambiente Empresarial Manutenção Qualidade Importação Contabilidade Livros Fiscais Patrimonio Financeiro Produção PCP RH Vendas Estoques Compras
Potenciais Concorrentes Fornecedores Micro Ambiente Empresarial Clientes Produtos Substitutos Potenciais Concorrentes
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