CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
Edna Maria Barbosa Arrebola
Programa aluno pesquisador
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Planejamento PNAIC 2014.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Orientação Técnico-Pedagógica
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Contadores de histórias
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Subprojeto: Geografia
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
1ª Formação de Professores Coordenadores
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projetos e Sequências Didáticas
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE MAIO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 03/06 – Leitura dos textos sobre o escritor e ilustrador André Neves; O lúdico na Educação Infantil e Alfabetização 2ª semana 10/06 – Levantamento de Preços das obras de André Neves; 3ª semana 17/06 – Planejamento para criação de um painel na Biblioteca Infantil; 4ª semana 24/06 – Produção do Portfólio das ações de junho.

INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de junho, tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo o planejamento das ações pedagógicas que serão elaboradas no espaço da biblioteca e a confecção do painel para a biblioteca. Partindo da indicação da Coordenadora de Área, Clarice Pires, todas as leituras e planejamentos foram realizados acerca do autor e ilustrador André Neves. Com as leituras realizadas foi possível organizarmos nosso trabalho para melhor atender as necessidade do CEI em relação a Literatura Infantil e dar suporte ao grupo de professores.

Processo de Investigação Nosso processo de investigação constituiu-se de pesquisa de textos, biografia do autor André Neves, levantamento de suas obras e dos preços para possível aquisição. Partindo de observações e adequações do espaço destinado a biblioteca, percebeu –se a necessidade da construção de um painel em uma das paredes, pensando assim em tornar o ambiente mais lúdico e atrativo as crianças.

André Neves: Nasceu em Recife, capital do estado de Pernambuco André Neves: Nasceu em Recife, capital do estado de Pernambuco. Lá começou a desenvolver suas primeiras atividades relacionadas à literatura infantil. Hoje o autor tem vários livros publicados por diversas editoras, além de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o "Prêmio Luíz Jardim" 2001, de melhor livro de imagem. Como escritor em 2003 foi agraciado com menção honrosa no Prêmio Jabuti e também no prêmio "O SUL - Correios e Telégrafos". Em 2004 recebeu o "Premio Açorianos" de melhor ilustração. Ainda recebeu por parte de sua obra selos  "Altamente Recomendável", concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. André dedica-se a arte de escrever e ilustrar para crianças de todas as idades, e suas imagens já foram vistas por crianças e adultos do mundo inteiro em mostras de ilustração dedicadas à infância.

Planejamento para o painel decorativo: Em discussão, do que fazer com na parede da biblioteca em que se encontra vazia, fomos pesquisar o que poderíamos fazer com a mesma, depois de várias buscas do que iríamos fazer, decidimos construir um painel com uma árvore, onde a mesma começará na parede e suas folhas ficarão no teto do espaço da biblioteca. Iremos fazer a árvore de materiais reutilizáveis, para as folhas serão utilizadas caixas de leite, e para os galhos tubos de papelão, já o tronco será feito com o papel pardo.

Ideias para painel pesquisadas pelas acadêmicas:

Análise dos Resultados Alcançados Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; Detectando a importância de um ambiente lúdico na biblioteca infantil, observou-se a necessidade de confeccionar mais um painel em uma das paredes em que será a biblioteca, tendo em vista que esse ambiente precisa propiciar para às crianças alegria e bem estar. O ambiente lúdico possibilita às crianças o enriquecimento de suas próprias capacidades mediante o estímulo, a iniciativa, a melhoria nos processos de comunicação e criatividade que são, certamente, características fundamentais da atividade lúdica, que pode ser vivenciada nas diferentes faixas etárias adequando-se às metodologias e procedimentos em cada etapa do desenvolvimento. A criança, na atividade lúdica, projeta seu modo de ser e por meio dela, é auxiliada a expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades (MALUF, 2008). Em pesquisa, as acadêmicas decidiram confeccionar um painel com o formato de uma árvore. Para confeccionar esse painel as acadêmicas pesquisaram materiais recicláveis.

Após conversa com a coordenadora Clarice Pires, foi decidido que seria trabalhado com o autor André Neves. Então, foi realizado uma pesquisa para conhecer o autor, através de sua biografia e suas obras, para que seja possível trabalhar com as crianças. Observamos que o autor possui obras direcionadas para as crianças, por ter imagens coloridas e textos que estimulam a imaginação e a criatividade Houve também a elaboração do portfólio do mês de junho, com as ações realizadas no mês.

Neste momento foi observado a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, tendo em vista a elaboração do painel. Com o painel na sala, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Temos que ter como prioridade; enriquecer o espaço e o currículo escolar com práticas de leitura que sejam reais, que tragam sentido aos alunos, que traga motivação, e emoção, pois está em nossas mãos guiar os alunos para o caminho da cultura e da imaginação. Com a conclusão do projeto, serão definidas as ações e estratégias que serão desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e a alfabetização como processo político‐social e histórico que vem acompanhando as transformações ocorridas nessas esferas, sofrendo dessa forma modificações relacionadas não só ao seu conceito, mas também a seus conteúdos e métodos. De acordo com Lemle (1987):   Ler e escrever significa o domínio da “mecânica” da língua escrita; nessa perspectiva, alfabetizar significa a habilidade de  codificar a língua oral em língua escrita ( escrever e  decodificar a língua escrita em língua oral (ler). (LEMLE,1987, p. 41)

Referências: FREITAS, Andreza Gonçalves. A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/1589/1461 LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987. MALUF, A. C. M. Atividades recreativas para divertir e ensinar. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 2008. MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Disponível em: http:<//brapci.ufpr.br> Acesso em: 16 de out. 2014. VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; LARSON, Sandra Holavati. A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica docente. http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004.