Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis
Composto da Comunicação Propaganda e Publicidade Venda Pessoal Promoção de Vendas Relações Públicas Merchandising Marketing Direto
Public idade Propa ganda
Public Propa idade ganda Surgimento dos termos Papa Clemente VII Propagar a fé católica pelo mundo Comunicação persuasiva Técnicas de propaganda Papa Clemente VII Adolf Hitler Jornalista Walter Lippman Psicólogo Edward Bernays
Public Propa idade ganda Verbo do latim “publicus” - ato de divulgar, tornar público Tem em vista induzir (o cliente) a uma atitude dinâmica favorável Surgiu e se desenvolveu Ciências Public idade Propa ganda O que é? Apresentação não pessoal e indiretamente paga de uma organização, produto ou serviço, com o intuito de atribuir a imagem de uma organização ou produto, aspectos favoráveis. 5
Propaganda e Publicidade O QUE É PROPAGANDA? “Propaganda é qualquer forma PAGA de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Os anúncios são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferência de marca, seja para instruir as pessoas”. (Philip Kotler)
As formas mais comuns de publicidade são Propaganda e Publicidade O QUE É PUBLICIDADE? A Publicidade é a comunicação NÃO PAGA de informações sobre a companhia ou seus produtos, geralmente em alguma forma de mídia. As formas mais comuns de publicidade são as reportagens e os anúncios de utilidade pública.
Propaganda e Publicidade Termo Advertising Publicidade Termo Publicity
Tipos de Mídia Televisão Vantagens: Apela aos sentidos, cobertura em massa, causa maior impacto, combina som, vídeo e movimentos. Desvantagens: Audiência não seletiva, vida curta, mídia cara, rápida passagem no vídeo.
Tipos de Mídia Jornal Vantagens: flexível, cobertura intensa de mercados locais, larga aceitação e uso, boa credibilidade, razoavelmente barato. Desvantagens: vida curta, qualidade de impressão inferior, leitura geralmente muito rápida, muitos anunciantes.
Tipos de Mídia Revista Vantagens: AUDIÊNCIA DIRETA; VIDA MAIOR; FIDELIDADE Desvantagens: COMUNICAÇÃO EVENTUAL; TEMPO MAIOR PARA VEICULAÇÃO
INVESTIMENTO ALTO POR UNIDADE BAIXO INDICE DE INTERESSE DO LEITOR Tipos de Mídia Mala Direta Vantagem SELETIVIDADE FLEXIBILIDADE PERSONALIZADA Desvantagem INVESTIMENTO ALTO POR UNIDADE BAIXO INDICE DE INTERESSE DO LEITOR
Tipos de Mídia Rádio Vantagem Desvantagem FÁCIL PRODUÇÃO MENOR ATENÇÃO INVESTIMENTO BAIXO MASSIVO ATINGE TAMBÉM OS ANALFABETOS Desvantagem MENOR ATENÇÃO SÓ SOM VIDA CURTA
Tipos de Mídia Cinema Vantagem INVESTIMENTO BAIXO RECEBE ATENÇÃO IMPACTO Desvantagem LIMITADO DIFICULDADE NA PRODUÇÃO AUDIÊNCIA CRÍTICA
Tipos de Mídia Internet Vantagem GRANDE PÚBLICO Desvantagem VÁRIAS CLASSES SOCIAIS; RAPIDEZ Desvantagem LIMITADO INVEST. ALTO ATUALIZAÇÕES
Tipos de Mídia Outdoor Desvantagem ACIDENTES NATUREZA NÃO SELETIVO FLEXÍVEL CHAMATIVO MENOR ESFORÇO AUDIÊNCIA
O autor Mitsuru Higuchi Yanaze (Gestão de Marketing e Comunicação) sugere a NÃO distinção entre as palavras Publicidade e Propaganda. Claro que, cada palavra tem um enfoque específico, especialmente quando usada em sua definição técnica e de mercado, porém, no final, são apresentados como palavras equivalentes. O que nos leva a acreditar nisso é que, no Brasil, não se fala Propagandista e sim Publicitário para aquele profissional que cria mensagens e materiais promocionais.