OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Tributário I Obrigação Tributária.
Advertisements

ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS ADMINISTRADORES EDMO COLNAGHI NEVES.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Legislação Tributária Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Regra-Matriz de Incidência na obra de Paulo de Barros Carvalho
Hipótese de incidência tributária - GERALDO ATALIBA
Direito Tributário E Financeiro
IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Unih+ Curso Preparatório OAB
23/10/2002Regra-matriz de incidência tributária1 CRÉDITO TRIBUTÁRIO - Crédito tributário: qualifica o direito subjetivo, de que é portador o sujeito ativo.
Introdução ao estudo da obrigação tributária
GESTÃO DE TRIBUTOS Aula 02.
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
CRÉDITO TRIBUTÁRIO - Crédito tributário: qualifica o direito subjetivo, de que é portador o sujeito ativo da relação jurídica obrigacional, relativo à.
CRÉDITO TRIBUTÁRIO.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. TRATAMENTO CONTÁBIL APLICÁVEL AOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES.
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA I
ABORDAGEM DA RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES
RESPONSABILIDADE PASSIVA TRIBUTÁRIA
CONCEITO “Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito,
Direito Tributário na Gestão Empresarial
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO TRIBUTO
Conceitue Obrigação Tributária?
Tipos – art. 113 – CTN Principal Acessória
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
APS 03 e 04 – entrega (1ª quinzena de março). Plano de Ensino – Unidade 2 Obrigação Tributária.
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 03 DIA 05/08/2013.
DIREITO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO – 4 ADN
BRUNA MORAIS MAURÍCIO HELBERT DAMASCENO JOSIMAR DAS CHAGAS VINHAL THIAGO MUNGO NICÁCIO DEBARRY GONÇALVES.
RELAÇÃO JURÍDICO TRIUTÁRIA
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
Tributo: conceito e espécies
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 02 DIA 01/08/2012.
Conceitos fundamentais de Direito Tributário
RELAÇÃO JURÍDICA TRIBUTÁRIA
Temas de Direito Tributário
Professor Luiz Antonio de Paula PUC/Go – 2015/2
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
AULA 04: ELEMENTOS DO TRIBUTO
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
SOLIDARIEDADE. Ocorrerá quando, na mesma obrigação, concorrerem mais de um credor ou devedor, cada um com direitos e deveres múltiplos, onde o credor.
Temas de Direito Tributário
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: [...] III - contribuição.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA CONCEITO E ESPÉCIES
DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS A finalidade do Estado é a realização do bem comum, necessitando para esse desiderato de recursos financeiros, os quais são providos.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Constituição FederalCódigo Tributário Nacional Art Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária,
TRIBUTO e suas espécies
O BRIGAÇÃO T RIBUTÁRIA. O art. 113 do CTN dispõe que a obrigação tributária é principal e acessória.
Profa. Silvia Bertani.
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Art A obrigação tributária é principal ou acessória. § 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento.
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
Direito Tributário, RMIT e seus Critérios. 2 Direito positivo e Ciência do Direito direito positivo  Linguagem prescritiva e técnica;  Prescreve comportamento.
DIREITO TRIBUTÁRIO Teoria Geral É o ramo do Direito que estuda os princípios e normas que disciplinam a tributação. A tributação no Brasil só pode ser.
INTRODUÇÃO Atente para a seguinte ordem de ocorrências: 1 - Publicação da lei (obrigação tributária ex lege - decorrente de lei ou causa de existência.
Prof. Ms. Mauricio Pichiliani
Transcrição da apresentação:

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho Direito Tributário I OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho

Obrigação Tributária CONCEITO “(...)a relação jurídica em virtude da qual o particular (sujeito passivo) tem o dever de prestar dinheiro ao Estado (sujeito ativo), ou de fazer, não tolerar ou tolerar algo no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos Tributos, e o Estado tem o direito de constituir contra o particular um crédito.” Hugo de Brito Machado

Obrigação Tributária ELEMENTOS da OT: Sujeito Ativo (Art. 119 e 120 do CTN) Sujeito Passivo (Art. 121 a 123 do CTN) Causa (Art. 114 e 115 CTN) Objeto (Art. 113, CTN)

Obrigação Tributária SUJEITO ATIVO: É o credor do tributo Pessoa Jurídica de Direito Público CTN/Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.

Obrigação Tributária Classificação Sujeito Ativo Direto: Detentor de Competência Tributária Sujeito Ativo Indireto: Detentores de Capacidade Tributária Ativa + entes parafiscais

Obrigação Tributária SUJEITO PASSIVO Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

Sujeito Passivo Direto (Art. 121, Par. Único, I CTN ) Obrigação Tributária Classificação Sujeito Passivo Direto (Art. 121, Par. Único, I CTN ) É aquele que tem relação pessoal e direita com o Fato Gerador I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador;

Obrigação Tributária Sujeito Passivo Indireto (Art. 121, Par. Único,II CTN ) É o responsável pelo pagamento do tributo. É a terceira pessoa, escolhida pela lei para pagá-lo. II - responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei.

Obrigação Tributária OBJETO DA OT Pagamento, se obrigação principal O fazer ou o não fazer, se obrigação acessória.

Obrigação Tributária CAUSA DA OT Vínculo jurídico, previsto na lei ou na legislação tributária, motivador do liame obrigacional entre o sujeito ativo e o sujeito passivo. Ex.: a aquisição da propriedade, a utilização de um serviço público específico e divisível, etc.

Obrigação Tributária NATUREZA JURÍDICA DA OT: OBRIGACIONAL

Obrigação Tributária Assim, a OT poderá ser: Obrigação de dar = Dinheiro Obrigação de Fazer = ação Obrigação de Não Fazer = Omissão.

Obrigação Tributária CTN, art. 113: A obrigação tributária é principal ou acessória

Obrigação Tributária Diferença entre obrigação acessória no âmbito civil e obrigação acessória no âmbito tributário

Obrigação Tributária Assim, Obrigação de dar = Dinheiro = Principal Obrigação de Fazer = ação = Acessória Obrigação de Não Fazer =Omissão = Acessória

Obrigação Tributária Importante!!!! “(...) as obrigações acessórias existem no interesse da fiscalização ou arrecadação de tributos (...) são criadas com o objetivo de facilitar o cumprimento da obrigação tributária principal”. Ricardo Alexandre

Obrigação Tributária CTN, Art. 113 § 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

Obrigação Tributária Fato Gerador Hipótese prevista em uma norma como capaz de produzir a obrigação!!! “A lei descreve um fato e atribui a esse o efeito de criar uma relação entre alguém e o Estado.” Hugo de Brito Machado

Obrigação Tributária O Fato gerador em abstrato (aquele previsto na legislação tributária) deverá estar devidamente esmiuçado, perfeita e exaustivamente definido na lei formal. Assim, poderá surgir a obrigação tributária.

Obrigação Tributária Exemplo... LEI Nº 11.651/91 - Art. 90. O IPVA incide sobre a propriedade de veículo automotor aéreo, aquático ou terrestre, quaisquer que sejam as suas espécies, ainda que o proprietário seja domiciliado no exterior.

Obrigação Tributária Terminologia: Fato Gerador em Abstrato: Hipótese de incidência Fato Gerador em Concreto: Fato imponível Fato jurídico tributário