Planejamento Estratégico

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Lia Moretti e Silva COSTA, E. A. Gestao Estrategica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, 2007.

Motivação Para a Estratégia Capitulo 1

Como você percebe a visão do futuro de sua organização ? 1 – Não aceitam nenhum planejamento de longo prazo; 2 – Idéias próprias sem compartilhamento ; 3 – Há números e informações da organização mais sem conexão com o futuro; 4 – Não tem tempo para pensar no futuro; 5 – Tem idéias para o futuro mais não sabem como executá-las. Qual deles tem uma atitude positiva, correta e construtiva em relação ao futuro da organização?

Atitudes Típicas em Relação ao Futuro Atitudes Tradicionalista (Passado) Atitudes Pragmática (Presente) Atitudes Estratégicas (Futuro) Atitudes otimistas e pessimistas O futuro como extrapolação do presente

Visão estratégica PRESENTE FUTURO PASSADO HOJE

Mau uso do Tempo 60% do tempo – Gasto com assuntos internos; 40% do tempo – gastos com assuntos externos; 70% - gastos com fatos do presente ou do passado; 30% - gastos com questões futuras; 80% - gastos com visão individual; 20% - gastos com formulação de visão compartilhada.

Mentalidade Estratégica Mentalidade Imediatista – 1 mês Mentalidade Operacional - 1 ano Mentalidade Estratégica – abstrair do presente – 10 anos Por que é tão importante essa visão distanciada do cotidiano ?

Desafios para a Estratégia Capitulo 2

Dificuldade de Percepção dos Cenários Modelos mentais – olhar e não ver/ pensar o impensável Oportunidades Riscos e Ameaças – complexo do avestruz Falta de visão sistêmica; Mudanças estratégicas Tecnológicas Demográficas Geopolíticas Regulamentos Estilo de Vida

Mudanças estratégicas As oportunidades e ameaças estão escondidas nas interseções das mudanças em: tecnologias estilos de vida regulamentações demografias geopolíticas

Obstáculos Culturais Cultura Centenária Cultura de Sucesso Garantido no Passado

Obstáculos Organizacionais Organizações Burocráticas Organizações em feudos

Obstáculos Gerencias Administração Espasmódica Ambiente de Aversão a Risco

CONCEITOS BÁSICOS DE ESTRATÉGIAS CAPÍTULO 3

Conceitos Fundamentais Estratégias (O que vamos fazer?) AMBIENTE EXTERNO (O que é possível fazer?) PROPÓSITOS Visão – Missão Princípios e Valores - (O que queremos ser?) CAPACITAÇÃO (O que sabemos fazer?) O FUTURO (Onde queremos chegar?)

Propósito da Organização Visão Missão Abrangência Princípios /Valores Opções Estratégicas

Conceito de ‘visão’ “É um modelo mental claro e ‘luminoso’ de um estado ou situação altamente desejável!!! de uma realidade futura – possível descrito de forma simples, objetiva partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da empresa ou entidade”

A importância da visão compartilhada explicita o que a instituição quer ser unifica as expectativas dá um sentido de direção facilita a comunicação ajuda o envolvimento favorece o comprometimento dá energia às equipes de trabalho inspira as grandes diretrizes da entidade baliza as estratégias e demais ações

Conceito de missão qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir? que diferença faz ela existir ou não? para que serve? para que existe? qual é a sua ‘razão de ser’? qual a motivação básica que inspirou seus fundadores?

Abrangência da Organização Limitações para atuação da Organização Internas Autolimitação Externas Geográficas Nichos de mercados Necessidades especificas

Conceito de princípios São pontos e tópicos os quais a organização não esta disposto a mudar. Código de ética

Valores Organizacionais Virtudes que realmente pretende-se preservar e incentivar como virtudes e qualidades que podem ser objetivos de avaliação.

Opções Estratégicas (trilema) Fornecimento de produtos e serviços de ponta; Busca da excelência operacional ou Estreitamento de seu relacionamento e de sua intimidade com os seus clientes.

Conceitos Fundamentais Estratégias (O que vamos fazer?) AMBIENTE EXTERNO (O que é possível fazer?) PROPÓSITOS Visão – Missão Princípios e Valores - (O que queremos ser?) CAPACITAÇÃO (O que sabemos fazer?) O FUTURO (Onde queremos chegar?)

Gestão Estratégica Capítulo 4

o crescimento da entidade... Gestão Estratégica “É um processo sistemático... planejado, administrado e executado pela direção geral da entidade envolvendo todos os dirigentes, gerentes e responsáveis ...que busca assegurar: a continuidade a permanência e o crescimento da entidade...

Gestão Estratégica ...através da contínua adequação da sua estratégia, da sua capacitação, da sua estrutura e da sua infra-estrutura

Gestão Estratégica Administrar ... Planejar ... é fazer o plano, acompanhar a sua execução, corrigindo as ações e/ou o próprio plano, quando necessário Planejar ... é elaborar um bom plano ... daí o nome “Gestão Estratégica”

Diagnostico estratégico Processo Formal e Estruturado Avalia a existência e a adequação das estratégias vigentes Transformação e construção do Futuro Avalia se a estratégia esta seguindo objetivos e metas.

Diagnostico estratégico A competitividade da empresa; Seu portfólio de serviços ou produtos; Flexibilidade com relação a mudança; Grau de vulnerabilidade em relação as ameaças A capacitação para implementar as transformações A disponibilidade de recursos estratégicos O processo de desenvolvimento de Inovações Estrutura de poder e lideranças Acompanhamento dos temas estratégicos Processos para projetar o Futuro

Direcionamento Estratégico Permite selecionar as PRIORIDADES DE AÇÃO em função da gravidade dos problemas enfrentados pela organização ; Gestão Estratégica deve ser PREVENTIVA, para evitar futuros problemas estratégicos, operacionais e administrativos.

Sugestões de Prioridades Estratégicas Gestão da Estratégia Competitiva Gestão Estratégica do Portfólio Gestão da Flexibilidade e da Vulnerabilidade Gestão Estratégica da Capacitação Sistema de Vigilância Estratégica

Gestão da Estratégia Competitiva Confronto com seus concorrentes na busca de: Preferência de seus clientes Recursos humanos Matéria-prima Tecnologia Recursos financeiros. Ferramentas para medir a competitividade: BENCHMARKING

Gestão da Estratégia Competitiva Mudanças no ambiente competitivo; Novos Concorrentes; Mudança na preferência do consumidor Hábitos dos consumidores Novos produtos; Participação do mercado; Barreiras a livre concorrência.

Gestão Estratégica do Portfólio Combinação de produtos e serviços com um segmento de mercado para a qual a Organização decide planejar estratégias especificas. Portfólio estratégico assegura: Rentabilidade Caixa e resultados para sustentar a organização no futuro Remunerar seus investimentos Impulsionar segmentos inovadores

Gestão Estratégica do Portfólio Baixa perspectiva de crescimento e volume; Baixa perspectiva de resultados a longo prazo; Existência de negócios antigos; Novas oportunidades de negócios; Conflito de recursos de investimentos em novos negócios.

Gestão da Flexibilidade e da Vulnerabilidade OPORTUNIDADES FLEXIBILIDADE AMEAÇAS FATORES NEGATIVOS VULNERABILIDADE

Gestão Estratégica da Capacitação Dificuldades de cumprir as novas estratégias; Deficiências do corpo dirigente, gerencial ou profissional; Inexistência de processos eficazes de comunicação e informação; Instalação física maquina e equipamentos; Métodos, processos e sistemas para a execução racional; Falta de disposição dos profissionais e gerentes para aprender e para compartilhar seu aprendizado

Sistema de Vigilância Estratégica Processo formal de: Observar; Acompanhar Questionar e Vasculhar O horizonte , no tempo e espaço, a procura de oportunidades e ameaças TEMA ESTRATÉGICO

Temas Estratégicos Projeto de lei que esteja sendo examinado no Congresso Nacional, na Assembléia Estadual, ou na Câmara de Vereadores; Novos Concorrentes; Negociações com blocos econômicos; Nova Tecnologia Novos Consumidores Novos Fornecedores

Transformação Estratégica Capítulo 5

Mudanças Organizacionais Novas Perspectiva Oportunidades Crescimento Constrangimento Tensões Conflitos Medos Opositores = resistência Mesmo assim, as organizações estão mudando muito e cada vez mais rapidamente

Mudanças Estratégicas Readequação e Vigilância Estratégica Nível de Atividade Declínio Pioneirismo Crescimento Maturidade Tempo

Fase Pioneira Percepção de uma lacuna real a ser preenchida Novos Negócios Novas Atividades Percepção de uma lacuna real a ser preenchida Constatação de uma necessidade declarada Produtos inexistente; Novas leis ou regulamentos; Mudanças tecnológicas; Mudanças de Hábitos; Aumento da demanda por novos padrões de qualidade; Crescimento repentino da procura por um bem ou serviço já existente, que os fornecedores atuais não tem condição da atender etc.

Fase Pioneira ??? 7 1 6 2 5 3 4 - Percepção - Iniciativa empreendedoras - Missão e Visão Sete a Nove entre dez iniciativa empresarial fracassam nos primeiros 2 ou 3 anos de vida

Fase do Crescimento Estratégia Propósito Chances de Sucesso Ambiente Externo Capacidade Mortalidade Infantil

Fase de Crescimento 7 6 5 4 3 2 1 Entidade

Fase da Maturidade Organização bem sucedida Organização enrijecida engessada: Estrutura Estratégia Postura Procedimento Atitude

Readequação Estratégica B Entidade

Readequação estratégica Repensar a Organização Constatação de Inadequação estratégica Gestão estratégia competitiva Portfólio Flexibilidade e Vulnerabilidade Gestão estratégica de capacitação

Readequação Estratégica B Entidade A B C D Entidade

Vigilância Estratégica Gestão Estratégica com Base nas Premissas e Cenários Vigilância Estratégica Transformação Continua