Unidades I e II Abordaremos conceitos,práticas e desdobramentos do Marketing,através de suas tendências.

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Transcrição da apresentação:

Unidades I e II Abordaremos conceitos,práticas e desdobramentos do Marketing,através de suas tendências.

Conceito de Marketing Descoberta Conquista Encantamento Retenção Fidelização Lealdade

Evolução do Marketing Vendas Produto Mercado Consumidor Clientes Heavy User Foco no Cliente

Disseminação do Marketing “O Processo de disseminação do marketing em uma empresa, deve comprometer todos os níveis da organização para que o resultado sinérgico seja positivo”.

Guarany Júnior A disseminação ocorre,principalmente,através do endomarketing nos três níveis da pirâmide empresarial. Endomarketing através do nível estratégico; Endomarketing através do nível tático; Endomarketing através do nível operacional.

Guarany Júnior Endomarketing Estratégico Comprometimento da alta administração com o marketing estratégico,com a marca,com os produtos e serviços e com as relações internas com colaboradores e relações de mercado. Permite melhorar as ações de planejamento Permite o lançamento de novos produtos. Facilita as ações de reposicionamento de marca.imagem e empresa.

Guarany Júnior Endomarketing Tático Compromete os niveis gerenciais, chefes de departamentos, gerentes (comprometidos) com as decisões estratégicas da empresa e como conseqüência as ações táticas. Link melhor,mais acentuado e consistente com a base de colaboradores. Rapidez no fluxo de decisões da empresa. Comunicação estratégica flui com mais velocidade e facilidade.

Guarany Júnior Endomarketing Operacional Disseminação mais ampla,irrestrita na base de colaboradores. Os profissionais da empresa sentem-se importantes e parte do processo. As estratégias de novos produtos são mais conhecidas e melhor operacionalizadas. O concorrente passa a ser conhecido por todos da empresa. O comprometimento com a marca e com a imagem da empresa é mais assíduo.

Guarany Júnior Disseminação Pedagógica Os profissionais em todos os níveis assimilam o marketing no sentido de aprendizagem. Os profissionais formam a rede de relacionamento e repassam aos demais colaboradores as propostas do marketing. Os processos de mudança e aprendizagem tornam-se mais eficazes.

Guarany Júnior Disseminação Mercadológica Exercita nos profissionais a capacidade de conhecimento do mercado: Com isso novos produtos podem ser lançados; A empresa age com mais velocidade; A capacidade de resposta aumenta; A tendência à proatividade aumenta.

Guarany Júnior Disseminação pelo Benchmarking Benchmarking é estratégia e permite a empresa superar desafios e estabelecer mudanças. É o aprendizado com o mercado no quando se trata de benchmarking externo. É o aprendizado com a própria empresa,entre colaboradores,quando se trata de Benchmarking interno.

Guarany Júnior O Sistema de Marketing É a implantação efetiva do marketing em uma empresa.É sua institucionalização.O comprometimento,o envolvimento de todas as pessoas,de todas as áreas com o marketing de uma empresa.Do Presidente ao mais simples colaborador.

Guarany Júnior Efeito Multiplicador O Sistema de Marketing é tão amplo que se multiplica através do : Planejamento de Marketing,primeiro grande passo; Sistema de Informações de Marketing( SIM) Organização de Marketing -gerencial Pesquisa de Mercado- passo inicial para planejamento Sistema de Inteligência de Marketing e : Alcança o Mix de Marketing de uma empresa:Produto,Praça,Preço e Promoção.

Guarany Júnior Sinergia O Sistema de marketing é uma máquina em perfeita sinergia : Funciona em entendimentos porque : Depende das decisões estratégicas da empresa; É uma conseqüência do Endomarketing Estratégico,Tático e Operacional.

Guarany Júnior Planejamento de Marketing É o processo contínuo,flexível,dinâmico e interativo, envolvendo todas as decisões de marketing de uma empresa. A essência do planejamento de marketing são as decisões de marketing :decisões como :lançar produtos,repaginar- se no ciclo de vida,mudar, fazer como Apple,Microsoft,Casas Bahia,reposicionar embalagem, reposicionar marcas e conceitos.

Guarany Júnior Planejamento e Plano de Marketing O planejamento de marketing contempla um elenco de idéias, o plano de marketing coloca as idéias no papel.Na prática, o plano de marketing representa a operacionalização das decisões importantes tomadas para a execução do processo de planejamento de marketing. O plano,na verdade,antecipa para agora,hoje,as decisões de marketing.

Marketing como processo Processo relacionado a vendas; Relacionado a produção de bens e serviços; Relacionado a pesquisa mercadológica; Relacionado a comunicação com os clientes; Relacionado ao enfrentamento à concorrência;

Porque o Marketing... Os clientes são indivíduos curiosos que exploram constamente seus sentidos para explorar seu prazer.; Os desejos dos clientes,sua sensibilidade estética e suas preferências são,hoje,elementos de estratégias no uso do marketing; Os produtos despertam a imaginação e a emoção do comprador; O consumidor é uma estatística simbolizando milhões de outras pessoas; A propaganda é uma força sem limites ;

Tipos de Marketing Marketing de Marca Marketing Institucional Marketing de Produtos Marketing de Serviços Marketing Social Marketing Lateral Mobile Marketing Marketing de Detalhes

Caminho das estratégias de Marketing ? Atingimento de target através de segmentos e nichos; Remarketing para reposicionar; Competência mercadológica; Marketing reverso; Soluções para os clientes; Reciprocidade; Marketing de todo mundo; Marketing de acesso; Marketing capilar; A Competição como força estratégica do marketing O surgimento do marketing plano.

No Ambiente de Marketing Permite o planejamento e desenvolvimento para que seja lançada de forma oportuna estratégia de ampliação no portfolio de produtos e serviços;produtos para o mercado;serviços agregados; Capta clientes e constrói relacionamentos para a lealdade; Desenvolve o marketing de retenção; Orienta novas estratégias de canais de marketing como forma de entregar o produto ou serviço.

O sucesso do Marketing Planejamento de marketing para definir ação de marketing que estabeleça uma promessa de valor que supere às expectativas do consumidor. Isto quer dizer: O caminho da superação aos desafios propostos pelo Marketing em uma empresa que adota esta prática estratégica : O Marketing.

Tendências do Marketing Marketing para um só cliente; O marketing direcionado para a criação de marcas filhas,na extensão de marca e na extensão de linhas; Marketing de metamercado; O marketing de giro ; Fortalecimento do Marketing de serviços; Fortalecimento do Mobile Marketing; Marketing one-to-one

Tendências do Marketing Marketing integração empresas-cliente; Marketing mostrando a propaganda integrante da vida das pessoas; Marketing sem interferências; Marketing de compensação; Marketing da era da comunicação integrada; Marketing Sensorial.