Administração de Marketing Capítulo 1 Marketing no Século XXI Administração de Marketing Décima Edição Philip Kotler
Objetivos Organização do curso Tarefas de marketing Principais conceitos e ferramentas de marketing Orientações da empresa para o mercado Respostas do marketing a novos desafios
Organização do Texto/Curso Parte 1 - Administração de Marketing Parte 2 - Análise das Oportunidades de Mercado Parte 3 - Desenvolvimento de Estratégias de Marketing Parte 4 - Decisões de Marketing Parte 5 - Gerência e Execução de Programas de Marketing
Definição de Marketing Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. - Philip Kotler (p. 30)
Necessidades, Desejos e Demandas Conceitos Essenciais Mercados-alvo & Segmentação Necessidades, Desejos e Demandas Produto ou Oferta Valor e Satisfação Troca e Transações Relacionamentos e Redes Canais de Marketing Cadeia de Suprimento Concorrência Ambiente de Marketing
Sistema Simples de Marketing Comunicação Setor (conjunto de vendedores) Mercado compradores) Bens/Serviços Dinheiro Informação
Estrutura de Fluxos Mercados de Recursos Mercados Governamentais Dinheiro Impostos Impostos, bens Serviços, dinheiro Impostos, bens Mercados Governamentais Serviços, dinheiro Serviços Mercados Produtores Mercados Consumidores Intermediários Bens e serviços Dinheiro
Os Quatro Ps Os Quatro Cs Mix de Marketing Produto Praça Promoção Preço Conve- niência Cliente (Solução para o) Custo (para o Cliente) Comunicação
Orientações da Empresa para o Mercado Consumidores preferem produtos baratos e facilmente disponíveis Produção Consumidores preferem produtos inovadores e com melhor qualidade e desempenho Produto Consumidores só compram produtos que a empresa vende/promove agressivamente Vendas Concentra-se nas necessidades/ desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor que a concorrência Marketing
Valor Fornecido ao Cliente Fábrica Produtos Vendas e Promoção Lucros pelo volume de vendas Início Foco Meios Fins (a) Orientação de vendas Mercado- alvo Marketing integrado Lucros pela satisf. do cliente Necessidades dos clientes (b) Orientação de marketing
Organograma Tradicional Alta Administração Gerência de Nível Médio Profissionais de Linha-de-Frente Clientes
Organograma de Empresa Orientada para o Cliente Clientes Pessoal de linha-de-frente Clientes Gerência de nível médio Alta adminis- tração
Evolução da Visão do Papel do Marketing b. Marketing como a função mais importante Finanças Recursos humanos Marketing Produção a. Marketing como uma função igual às outras Finanças Produção Marketing Recursos humanos
Evolução da Visão do Papel do Marketing c. Marketing como a principal função Marketing Finanças Recursos Humanos Produção d. O cliente como a função controladora Cliente Recursos Humanos Financeiro Produção Marketing
Evolução da Visão do Papel do Marketing e. O cliente como a função controladora e o marketing como a função integradora Cliente Marketing Produção Recursos Humanos Finanças
Revisão Organização do curso Tarefas de marketing Principais conceitos e ferramentas de marketing Orientações da empresa para o mercado Respostas do marketing a novos desafios