O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Advertisements

Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Estudo de Mercados.
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Sistêmica da Administração
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
O Processo de Gestão Estratégica
Análise do ambiente de marketing
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Módulo 4 - Formulação da Estratégia
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Teoria da Contingência
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
Planejamento de Campanha – A4
Conceitos básicos sobre organizações
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
O contexto em que as empresas operam
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Revisão 2 b.
Profª. Selma Maria da Silva
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Abordagem Contingencial da Administração
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Ambiente organizacional
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Tecnologia Departamental Não-essencial
Aula 15: Teoria das contingências Prof. Diovani Milhorim
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Estruturas Organizacionais
Contexto Organizacional
Processos Administrativos
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE TRABALHO
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Abordagem Contingencial da Administração
Planejamento estratégico
Desenho de Cargos job design
CARACTERÍSTICAS SISTEMAS MECÂNICOS SISTEMAS ORGÂNICOS AmbienteEstável e Permanente Instável e Dinâmico Estrutura Organizacional Burocrática,
Abertura e Estruturação Organizacional
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O Ambiente das Organizações Professor Fernando Monteiro.
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental; Ambiente Geral e de Tarefas; Tipologias de ambiente.

MAPEAMENTO AMBIENTAL Ambiente é tudo que envolve uma organização. É o contexto na qual ela está inserida; Assim as organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito.

Mapeamento ambiental Por quem é feito??? Por profissionais destinados pela empresa para esta função = profissionais da própria empresa ou consultores.

SELEÇÃO AMBIENTAL É apenas uma pequena porção de todas as inúmeras variáveis ambientais possíveis;

PERCEPÇÃO EMBIENTAL É a percepção que a empresa possui do ambiente de acordo com suas convicções, motivações, suas experiências e expectativas. A percepção ambiental é muito pessoal, depende muito daquilo que a empresa considera relevante no seu ambiente.

CONSONÂNCIA E DISSONÂNCIA Há consonância quando as presunções da empresa a respeito do ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Dissonância – Quando as presunções e expectativas da empresa não são confirmadas na prática.

AMBIENTE GERAL Ambiente Geral – Macroambiente;

Ambiente geral Ambiente Específico de cada empresa.

Ambiente geral Variáveis Tecnológicas: Um dos aspectos mais críticos devido ao impacto que exerce sobre as empresas. Envolve a soma total dos conhecimentos acumulados: técnicas, aplicações, desenvolvimento. Tecnologia – Ambiente Geral e Específico.

AMBIENTE GERAL Variáveis Políticas: Federal, Estadual e Municipal; Incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral. Política econômica, tributária e fiscal, saúde pública, infra estrutura, educação, saneamento............

AMBIENTE GERAL Variáveis Econômicas: 1. Permanentes: Distribuição de Renda; Grau de industrialização. 2. Temporárias: Tendências Inflacionárias ou deflacionárias Balança de pagamento do país

AMBIENTE GERAL Variáveis Legais: Leis e normas legais que regulam, controlam, incentivam ou restringem determinados comportamentos empresariais. Tributárias, trabalhistas, civis, comerciais, etc...

AMBIENTE GERAL Variáveis Sociais: Tradições Culturais; Estrutura do orçamento familiar de despesas; Importância dada à família e à coletividade local e nacional; Atitude das pessoas frente ao trabalho; Atitude das pessoas quanto ao R$ e à poupança; Homogeneidade e Heterogeneidade das estruturas raciais.

AMBIENTE GERAL Variáveis Demográficas: Características da população: raça, crescimento; religião, distribuição geográfica, sexo e idade, etc...

AMBIENTE GERAL Variáveis Ecológicas: Condições físicas e geográficas. Tipo de terreno, condições climáticas, vegetação. Ecossistema – equilíbrio ecológico.

AMBIENTE de tarefa Os Consumidores ou Usuários: Market share Por exemplo, se uma marca de refrigerantes produz e vende 2 milhões de garrafas ao mês num mercado cujo total, considerando todas as marcas concorrentes, é de 10 milhões de garrafas, esta empresa possui um market share de 20%

AMBIENTE de tarefa Fornecedores de Recursos: Financeiros – R$ Mão de Obra – Recursos Humanos Materiais - Fornecedores Equipamentos e Serviços – Prestadores de serviços.

AMBIENTE de tarefa Concorrentes: Mercado: clientes e usuários Recursos: materiais, humanos, financeiros, etc... Disputam tanto as entradas quanto as saídas.

Ambiente de tarefa Grupos Reguladores: Governos, Sindicato. Grupos que impõem controles, limitações e restrições às empresas.

AMBIENTE TAREFA QUESTÕES PARA DISCUSSÃO É POSSÍVEL A EMPRESA MODIFICAR SEU AMBIENTE TAREFA? SE POSSÍVEL, COMO?

TIPOLOGIAS DE AMBIENTES Ambiente de Tarefa Estável e Estático: Mesmos clientes, fornecedores, concorrentes; Permite reações padronizadas; Modelo mais burocrático; Mais mecanizado

TIPOLOGIAS DE AMBIENTE Ambiente de Tarefa Mutável e Instável. Comportamento dinâmico, imprevisível e turbulento; Mudam constantemente de concorrentes; Produtos tornam-se obsoletos rapidamente; Mudam constantemente de fornecedores. Gestão Edhocrática.

TIPOLOGIAS DE AMBIENTE Ambiente de tarefa Homogêneo: Possui clientes, fornecedores e concorrentes pouco diferentes entre si e que podem ser tratados com certa uniformidade. Gestão mais simples, com poucos departamentos.

TIPOLOGIAS DE AMBIENTE Ambiente de Tarefa Heterogêneo: A empresa se diferencia por uma porção de departamentos, cada qual responsável por um aspecto dessa variedade ambiental.

TIPOLOGIAS DE AMBIENTE Gestão Edhocrática: Estrutura organizacional marcadamente orgânica; Pouca formalização dos procedimentos e comportamentos; Coordenação e controle efetuado pelas próprias equipes de trabalho; Elevado grau de descentralização;

SISTEMA MECANICISTA E ORGÂNICO Estrutura Organ. Desenho de Cargos Processo decisorial Comunicação Confiabilidade Princípios Ambiente Tarefa Burocrático Estáveis Centralizada Vertical Regras e Regulamentos Teoria Classica Estável Flexível Mutáveis Descentralizado Horizontal Comunicação Informal Teoria das Relações Humanas Instável

RECONHECIMENTO DO AMBIENTE TAREFA É o primeiro passo para uma análise ambiental: Quais os Clientes (reais e potenciais)? Quais os fornecedores (reais e potenciais)? Quais os concorrentes para suas entradas e saídas? Quais as agências reguladoras (reais e potenciais)?

ANÁLISE AMBIENTAL Análise SWOT. Análise do Oceano Azul

ANÁLISE SWOT

ANÁLISE SWOT

ANÁLISE DO OCEANO AZUL Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante;

ANÁLISE DO OCEANO AZUL

Estratégia do oceano azul A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Editora Campus Atores: W. Chan Kim Renée Mauborgne Ano 2005 O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.