Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
Advertisements

Alimentos Transgénicos
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
GEOGRAFIA.
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Aula 2 Fertilidade do Solo.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Luciana de Paiva Luquez
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
PROGERIRH / PRODHAM.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Certificação como Instrumento de Agregação de Valor
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
ESTUDO DIRIGIDO 02   ART O QUE É SERRAPILHEIRA? COMO OCORRE SUA FORMAÇÃO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NOS SISTEMAS PRODUTIVOS? 2- SABE-SE QUE A DECOMPOSIÇÃO.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Plano Safra 2011/2012. Política Pública de Crédito Rural Direito Direito Conquista Conquista.
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Agricultura e os Serviços Ecossistêmicos: Integrando Agroecologia com pagamentos para Serviços Ecossistêmicos em Paulo Lopes Joshua Farley, PhD University.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Restauração de Habitats
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Transgênicos Os genes da discórdia.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia Curso: Agronomia Disciplina: Extensão Rural Importancia da ATER Prof.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Agricultura Regenerativa
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
Agronegócio.
Compostagem: Construção e Benefícios DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Projeto de extensão Capim Limão
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
LINHAS DE FINANCIAMENTO. Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário Ministério.
MANEJO SUSTENTAVEL DA AGROBIODIVERSIDADE
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
FUNDO BABAÇU Criado por
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Economia Popular Solidária
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Instituto Brasileiro de Educação em Negócios Sustentáveis.
Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.

Ingredientes para o desenvolvimento O sistema deve reunir um grande número de espécies (alto nível de biodiversidade interna do SAF) O SAF deve possibilitar a geração de produtos e alimentos limpos, isentos de contaminação por agrotóxico.

Ingredientes para o desenvolvimento Os agricultores devem poder contar com um forte e amplo apoio técnico, considerando desde a implantação e manejo de SAF’s até o processo de agregação de valor através do beneficiamento dos produtos gerados, e na busca de mercados que valorizem a sua origem.

Ingredientes para o desenvolvimento Os serviços de extensão rural nas atividades agroflorestais (governamentais e não- governamentais) devem promover intercambio de conhecimentos e experiências entre membros das comunidades agrícolas familiares;

Ingredientes para o desenvolvimento Os agricultores e os extensionistas devem aumentar sua capacidade de observar, de pesquisar e intercambiar suas experiências com os outros membros da sua associação ou comunidade; os extensionistas devem aprender a falar o linguajar dos agricultores.

Ingredientes para o desenvolvimento A partir das observações feitas na roça e no seu entorno, o agricultor e os técnicos da extensão passam a consolidar e diversificar seus próprios conhecimentos. Escolher espécies em função do clima e do solo (fertilidade e umidade)

Ingredientes para o desenvolvimento Escolher espécies prioritárias em função da segurança alimentar da família rural e/ou da sua capacidade de diversificar a renda familiar (espécies prioritárias comerciais). As espécies comerciais são escolhidas em função das demandas existentes no mercado presente e futuro.

Ingredientes para o desenvolvimento Acumular matéria orgânica no sistema através de capina seletiva e podas periódicas, e não utilizar fogo. Ficar atento às pragas e doenças, que indicam que está sendo feita alguma coisa de errado no manejo da agrofloresta.