Apresentação de Cases Amanda Teles OSM II Carolina Martins

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Transcrição da apresentação:

Apresentação de Cases Amanda Teles OSM II Carolina Martins Profª Hilda Lacerda Novembro/2009

Tecnologias a serem abordadas: Mudanças no Ambiente da Empresa Gestão por Processos Reengenharia de Processos Gestão do Conhecimento Novas Estruturas Organizacionais Benchmarking Empowerment Terceirização Tecnologias a serem abordadas:

Cases a serem abordados: Banco Santander / Banco Noroeste Johnson & Johnson Natura Empresa de Varejo de Eletro-Eletrônico Masa Empresa “A” – Empresa de Capitalização Magazine Luiza – Loja Virtual de Batatais Cases a serem abordados:

Processo de Mudanças Organizacionais Aquisição do Banco Noroeste pelo Banco Santander

A Empresa Em 1998 chegou ao Brasil. Em 2001 adquiriu o Banespa. É o terceiro banco privado em volume de ativos. A Empresa

O Estudo Em 1998 fechada a compra. Convocação dos gerentes das agências para reunião em São Paulo. RH negou as demissões, quando o receio se instalou. Valorização do funcionário no novo banco O Estudo

O Estudo Avaliação de desempenho e projetos de promoção interna. Integração dos sistemas informacionais. Pressão para o aumento da produtividade e o alcance dos objetivos das agências. Reengenharia de processos, com alterações significativas nos padrões. O Estudo

Mudança organizacional como no processo de aquisição foca os aspectos técnicos, mas o problema está localizado na cultura da empresa. Conclusão:

Fonte: Rev.adm.contemp. vol.5 no.1 Curitiba Jan./Apr. 2001 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552001000100009&script=sci_arttext&tlng=en Fonte:

Reengenharia e Gestão por Processos Empresa Johnson & Johnson

A Empresa Fundada em 1886 nos EUA, especializada na produção de Farmacêuticos e utensílios médicos. Controla 97% do mercado mundial de higiene. A Empresa

O Estudo: Reengenharia PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL:  DOWNSIZING REENGENHARIA Melhoria de processo: Redesenho de Processo: Transformação organizacional DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES O Estudo: Reengenharia

Demonstra a necessidade de adaptação estratégica das empresas, caracterizada por um processo contínuo de reestruturação. Conclusão

O Estudo: Gestão por Processos   OBJETIVOS : Simulação de cenários futuros. Dimensionamento da Força de Trabalho. Eliminação de Duplicidade de Funções. Programação de roteiros de serviços operacionais ou burocráticos. Contrato de Gestão O Estudo: Gestão por Processos

Colocar os dirigentes e gerentes de processos diante de dezenas de informações, provocando uma sinergia dos esforços, direcionando as ações para um senso comum. As metas passam a ser coletivas, os problemas e suas causas podem ser compartilhados com toda a empresa. Conclusão:

Revista Exame de 04.09.2003, coluna: Sem essa de cada um na sua Fonte:

Gestão do Conhecimento Empresa Natura

Fundada em 1969. Atua no setor de produtos de tratamento corporal. O número de funcionários atingiu 5.919 em 2007. A Empresa

0 Estudo: Gestão do Conhecimento Sistema de venda por relações. Portal de conhecimento para compartilhar conhecimento. E-learning para treinar funcionários. 0 Estudo: Gestão do Conhecimento

O Estudo: Gestão a Informação Sistema virtual de informações: biblioteca virtual. 10.000 produtos comésticos registrados na base de dados da área de informação. O Estudo: Gestão a Informação

Conclusão Utilizam a gestão do conhecimento como oportunidade de agregar valor e diferencial competitivo ao negócio. Conclusão

Fonte: http://www.nesdaher.eti.br/downloads/groberta/ si/GC_NaturaCosmeticos.pdf Fonte:

Novas Estruturas Organizacionais Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico Novo Modelo de Gestão: Comércio Eletrônico

Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico Líder no setor de varejo eletro-eletrônico; 380 lojas em 9 estados e no Distrito Federal; 7.500 funcionários. A Empresa

Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico Implantação do Comércio Eletrônico; Entrevista com o departamento responsável; Intenção de diminuir custos e aumentar a receita. O Estudo

Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico Pesquisa de Mercado e Concorrência; Necessidade de atingir esse novo perfil de consumidor; Evitar conflitos: Venda Tradicional x Comércio Eletrônico; Principal adequação: Logística. O Estudo

Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico A implantação foi, no geral, bem sucedida; Aumentou a lucratividade da organização; Tornou-se mais conhecida; Já possuía grande parte da tecnologia necessária; A empresa já estava consolidada no mercado há anos; Tinha como missão o bom atendimento ao consumidor. Conclusão

Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico http://www.unihorizontes.br/pi/pi_1sem_2007/inter_1sem_2007/tecnologo_gestao_comercial/novos_modelos_de_gestao_comercio_eletronico.pdf Fonte:

Aprendendo a ser melhor que o melhor! Benchmarking MASA DA AMAZÔNIA Aprendendo a ser melhor que o melhor!

A Empresa Uma empresa do grupo Flextronics; Produzir componentes plásticos injetados e submontagens eletroeletrônicas; Clientes: LG, HONDA, NSB, BRASTEMP, PHILIPS, ELSYS, SEMP TOSHIBA; 980 colaboradores: 77% homens e 23% mulheres. A Empresa

O Estudo 1º Ciclo de Mudança 1993 Situação Anterior 1994 à 2002 Transição 2003 Situação Desejada Empresa despreparada para atuar no mercado mundial. Tecnologia Pessoas Gestão Empresa Classe Mundial

O Estudo 2º Ciclo de Mudança Planejamento Estratégico 2005 Situação Anterior 2005 à 2009 Transição 2010 Situação Desejada Planejamento Estratégico Empresa com fortes desafios no mercado. Empresa TOP Classe Mundial

O Estudo Benchmarking: LONDON BUSINESS SCHOOL FUCAPI-AM IEL/SC MAIS DE 1000 EMPRESAS DO SEGMENTO O Estudo

O Estudo Liderança Servidora e Situacional; Informação e Conhecimento; Pessoas. O Estudo

Prática: Conjunto de ferramentas gerenciais e tecnológicas implementadas na empresa. Ex.: participação dos funcionários, automação, sistema da qualidade. Performance: Resultados mensuráveis obtidos pela empresa. Ex.: rotatividade dos estoques, satisfação dos clientes, índice de defeitos. Conclusão

A empresa superou os desafios e conseguiu o sucesso esperado; O planejamento estratégico foi eficaz. As pessoas estavam conscientizadas e a análise das empresas de referência foram feitas com qualidade. Conclusão

Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico http://www.portalbmk.org.br/ebench/apresentacoes/masa.pdf Fonte:

Empowerment Empresa “A”: Empresa de Capitalização Programa de Marketing Interno

Empresa “A”: Setor de Capitalização A primeira empresa do ramo criada no Brasil; 500 funcionários, 14 sucursais e escritórios de produção; Está nas principais cidades do país. A Empresa

Empresa “A”: Capitalização Programa de Marketing Interno na empresa; Pesquisa de campo: relatos de executivos e empregados; O Estudo

Empresa “A”: Capitalização Empowerment: sem nenhuma diretriz formal; A delegação se concentra na maioria dos casos, na gerência; Segundo os empregados, os únicos indícios de empowerment se concentra na área de call center; O Estudo

Empresa “A”: Capitalização Não é uma prática difusa na Empresa A; Contradição em relação ao conceito de Marketing Interno; Diferença entre duas culturas na mesma empresa (Conservadora X Moderna). Conclusão

Empresa “A”: Capitalização http://www.unihorizontes.br/pi/pi_1sem_2007/inter_1sem_2007/tecnologo_gestao_comercial/novos_modelos_de_gestao_comercio_eletronico.pdf Fonte:

Terceirização Magazine Luiza: Loja Virtual de Batatais Terceirização como Ferramenta de Gestão

A Empresa Um dos maiores grupos de varejo do Brasil; Atua em diversas frentes; Sempre inovando. A Empresa

Loja Virtual de Batatais terceirizou: entrega, montagem e limpeza; Questionário para o gerente, funcionários e clientes; O Estudo

O Estudo Visão muito restrita sobre a terceirização; Sem sistema de medição de eficiência; O funcionário terceirizado não é visto como um funcionário da Magazine Luiza; Não há campanha de Conscientização Interna. O Estudo

A loja não observou os princípios, diretrizes e lógica comumente aceitos em termos de operacionalização da terceirização. Conclusão

http://biblioteca.claretiano.edu.br/phl8/pdf/20001423.pdf Fonte:

Obrigada e Bom Dia!