Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção

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Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção

Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção Considerações sobre a relação existente entre o diagnóstico de autismo e as técnicas envolvidas na reabilitação neuropsicológica.

INTRODUÇÃO Origem grega da palavra autismo: autos - “si mesmo” “O autismo é um distúrbio do contato afetivo, acarretando isolamento social” (Kanner, 1943)

INTRODUÇÃO É um transtorno neuropsiquiátrico que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer e manter relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Fund. Neuropsicologia: teoria e prática, cap. XIII.

HISTÓRICO No DSM IV, o autismo está classificado no sub grupo Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Na década de 70 houve o afastamento desta visão e o autismo passou a ser visto como prejuízo cognitivo. Anos 80: desvio do desenvolvimento.

HISTÓRICO A partir dos anos 90 a visão de Kanner foi retomada – distúrbio do contato afetivo. Atualmente, a visão de Kanner permanece, porém há uma imprecisão conceitual em virtude de pesquisas que estão se desenvolvendo na área.

HISTÓRICO Enfoques nos dias de hoje: cognitivista e desenvolvimentista: - Cognitivista: o prejuízo primário deverá ser encontrado em um dos diversos módulos da mente, especificamente na linguagem. - Desenvolvimentista: enfoca prejuízos sociais especificamente na interação social.

DIAGNÓSTICO Clínico – neuropediatra; 18 meses de idade. Aposta na plásticidade cerebral. Diferencial: surdez, problemas neurológicos retardo mental. Prescrição medicamentosa.

DIAGNÓSTICO Doença x transtorno Prevalência Hipóteses: genética, biológica e neurológica. Exames e testes

DIAGNÓSTICO Comprometimento do lobo pré frontal – funções executivas. Comprometimento do lobo frontal – função motora. Comprometimento do hemisfério esquerdo – linguagem.

FUNÇÕES PREJUDICADAS 1. Dificuldade orientação/ estímulos sociais. 2. Ausência de contato ocular social. 3. Ausência de atenção compartilhada.

FUNÇÕES PREJUDICADAS 4. Não possui imitação motora. 5. Funções executivas 6. Comunicação verbal e não verbal.

TESTES NEUROPSICOLÓGICOS Torre de Hanoi

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REABILITAÇÃO Treinamento para o desenvolvimento de uma vida mais funcional – equipe multidisciplinar Orientação familiar – foco no indivíduo Intervenção além do setting clínico.

REABILITAÇÃO TEACCH – Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Deficiências relacionadas à Comunicação. Objetivos: trabalhar habilidades sociais, comunicação, contato visual, e comportamentos e etc.

REABILITAÇÃO Método de LOVAAS ABA – Applied Behavioral Analysis PECS – Sistemas de Comunicação por figuras

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REABILITAÇÃO Foco: - comunicação - habilidades sociais e cognitivas - habilidades para brincar - processamento visual e auditivo - diminuir a auto estimulação

REABILITAÇÃO Estrutura da intervenção: - intensiva de um para um - tríplice contingência Sd – R – R+ - reforçadores extrínsecos - não aversivo e não punitivo

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