Planejamento Estratégico

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Gestão de Design e Estilo na Indústria da Moda Criação e Desenvolvimento de Empresa de Design de Alta Tecnologia Planejamento Estratégico aula2 Luiz L. Menezes luiz.menezes@fgv.br

Conselho de Administração Acionista (s) proprietários Conselho de Administração Crenças Valores Identidade Estratégias Missão Visão Políticas Planejamento Controle Estrutura Organizacional Processos Sistemas de Informação Operação 2 2

A Identidade Ideologia : Propósito (Missão) Valores essenciais (Collins & Porras) Ideologia : Propósito (Missão) Valores essenciais Futuro (visão): Descrição vívida Objetivos Audaciosos Ideologia Central Visão de Futuro

Missão Mercado Percepção Desejada Quem somos, o que fazemos, para quem fazemos e de que modo nos propomos a fazer. Produto – Serviço Percepção Desejada Mercado Fonte: Fundação CERTI, 1999.

Como escrever a missão Ação O que ? Para Quem ? Como? Fazer, produzir, atender, etc. Produto ou Serviço, objetivo. Perfil do cliente ou mercado. Diferencial, imagem percebida. Fazer Felizes As Pessoas Com trabalho e espírito de servir Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, para os acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, Qualidade; rentabilidade classe mundial; criação de valor; responsabilidade social e ambiental

Visão O que a empresa quer ser, o seu projeto de futuro Direcionamento a longo prazo

Exemplos de visão Ser a maior e mais lucrativa empresa de transportes aéreos “A CBD almeja ampliar a liderança no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.” Ser uma empresa global de marcas desejadas em artigos esportivos, calçados e têxteis industriais.

Valores Estratégicos Atitudes que são necessárias para melhor alcançar a visão Uma declaração do que é esperado Devem ser coerentes com os valores culturais

Exemplos de valores Nada substitui o lucro Em busca do ótimo não se faz o bom Mais importante que o cliente é a segurança A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder Pense muito antes de agir A humildade é fundamental Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar

Missão, visão e valores Missão Com trabalho e “espírito de servir” fazer as pessoas felizes Visão Ser a maior e mais lucrativa empresa de transportes aéreos Valores Nada substitui o lucro Em busca do ótimo não se faz o bom Mais importante que o cliente é a segurança A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder Pense muito antes de agir A humildade é fundamental Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar

Insumos e informações estratégicas O estudo das estratégias Conceitos de estratégia Insumos e informações estratégicas Ambiente Interno Ambiente Externo Formulação da estratégia Implementação da estratégia Gestão e Mudança Estratégias competitivas Estrutura Processos Tecnologia Níveis de estratégia Avaliação e Controle O processo empreendedor Ações estratégicas A geração/manutenção do negócio

Modelo Estratégico Básico Ambiente Empresarial Expansão Implemen-tação Recursos Empresariais Estratégicos Objetivos Estratégicos Controle e Reavaliação Valores e preferências dos Executivos Implemen-tação Expectativas Sociais e Comunitárias Diversi-ficação

Estudo de Caso: Amazon.com Barnes & Nobles

Utilize o Modelo Estratégico Básico para analisar a situação da Amazon.com e da Barnesandnoble.com Ambiente Empresarial Expan-são Implemen-tação Recursos Empresariais Estratégicos Objetivos Estratégicos Controle e Reavaliação Valores e preferências dos Decisores Diversi-ficação Implemen-tação Expectativas Sociais e Comunitárias

Crescimento da Internet - 2,300% ano 1994 JEFFREY BEZOS Crescimento da Internet - 2,300% ano

Mais de 1.5 milhões de livros em inglês sendo impressos 3 milhões de livros em todas as línguas Maior livraria: 175,000 títulos 2,500 editores nos Estados Unidos Duas maiores empresas: 12% das vendas totais

Talento técnico disponível Bom lugar para morar Estado pequeno – imposto Perto de Roseburg, Oregon – um dos maiores depósitos de livros do mundo

Julho, 1995 Missão Usar a Internet para transformar a compra de livros na experiência de compra mais rápida, fácil e agradável possível.

1996 Desafios Crescimento astronômico nos primeiros anos: Conveniência + seleção + serviço + preço 1996 Desafios Descobrir maneiras de utilizar a base de dados acumulada Sobreviver aos seguidores 1º ano – receitas de $5 milhões – dobrou de tamanho a cada 2.4 meses Agosto, 96 - 34% crescimento mensal Vendas: 1999 – US$ 1.64 bi lucro 291 milhões 2000 – US$ 2.76 bi lucro 656 milhões

O site líder de compras online Roupas e acessórios Livros, música e DVD Equipamentos profissionais saúde, casa e jardim Leilões Crianças e bebês Eletrônicos e escritório Presentes O site líder de compras online

29 milhões de consumidores mais de 160 países 2001 – mudança de missão 29 milhões de consumidores mais de 160 países 4 milhões de pés quadrados de espaço 7 centros de distribuição nos EUA 6 sites internacionais 70% - consumidores que já foram clientes Valor de mercado: ~ US$14 bi A company of clients

Nossa visão é ser a empresa mais centrada no consumidor do mundo; a criar um lugar onde as pessoas podem vir para encontrar e descobrir qualquer coisa que elas queiram comprar “online”.

Livraria tradicional... Começou como uma pequena livraria em 1873... Em 1917, surgiu a Barnes & Nobles

Leonard Riggio e a SBX 1965- SBX em Nova York 1970, crescimento (6 outras lojas) e aquisição da bandeira Barnes & Noble Leonard Riggio era um vendedor de libros na librariada Universidade que percebeu uma possibilidade de melhor atender os estudantes e estabeleceu, em 1965, a SBX – Student Book eXchange

Final da década de 1970, Quinta Avenida – a maior livraria do mundo, com 150,000 títulos

Expansão... Década de 1980 aquisição de outras livrarias; testes de diferentes formatos de loja Década de 1990 conceito de superlojas Barnesandnobles.com Anos 2000 Aquisição da editora Ampliação dos negócios.com

Missão Barnes & Nobles Nossa missão é operar o melhor negócio de vendas especializada na America, independentemente do produto que vendemos. Como vendedores de livros, nós estamos determinados a ser os melhores no nosso negócio, independentemente do tamanho, pedigree ou inclinações dos nossos competidores. Nós continuaremos a oferecer nuances de estilo e abordagens diferenciadas para a venda de livros, atitude consistente com a evolução das nossas aspirações.

B&N: maior livraria do mundo Foco: livros Três segmentos: Livrarias (megalojas com coffeshop) Editora Internet Novos produtos : CD, DVD, jogos, cartazes, brinquedos (selecionados, “educativos”)