GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
BOA TARDE!.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Práticas de Comunicação na Anvisa Carlos Dias Lopes.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Secretaria de Estado da Saúde/Goiás SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS I.Maior aproximação da.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Programa de Controle da Hanseníase
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Governo do Tocantins Palácio Araguaia. SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS: ESTRATÉGIAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL PLANEJAMENTO DAS AÇÕES COM FOCO NO RISCOPLANEJAMENTO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
Ministério do Meio Ambiente
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Audiência Pública “Atuação do Segmento de Cartões de Benefício no País” PLP n. 254/2013 Agosto de 2013.
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE DE VISA ESTADUAL

GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO GERAL Gerenciar riscos e perigos relacionados as ações de VISA no Estado do Maranhão, por meio de instrumentos que permitam a classificação e mensuração dos mesmos.

Objetivos específicos Aperfeiçoar as inspeções técnicas e demais atividades executadas pela VISA; Monitorar a qualidade dos produtos e serviços das áreas de atuação da VISA; Minimizar riscos e perigos associados a saúde do usuário e do trabalhador; GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO

Estratégia Construção de um sistema de classificação dos riscos e perigos, tendo como referencia a literatura especializada; Adequação dos roteiros de inspeções de acordo com a classificação estabelecida; Capacitação dos profissionais de VISA para novas praticas de trabalho; Monitoramento e avaliação do grau de evolução da relação entre o setor regulado e fiscalizador; GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO

PROJETO PILOTO Municípios com mais de 100 mil habitantes; São Luís Caxias Imperatriz GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO

INDICADORES DE RESULTADO Maior numero de estabelecimento licenciados; Redução das denúncias; Padronização das inspeções realizadas; Aumento da credibilidade da Vigilância Sanitária junto ao aos gestores, setor regulado e população; Mensuração da qualidade dos serviços oferecidos pela VISA; Redução das interferências políticas contrarias aos interesses da saúde;