LOJAS DE INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS profedassuncao.wordpress.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
O que é gestão financeira
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ESTRUTURA DE COMERCIALIZAÇÃO
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
INTRODUÇÃO Este projeto consiste no desenvolvimento de uma Proposta Comercial para Informatização das Óticas Pinheiro. O objetivo deste apresentação mostrar.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Logística e Gerenciamento da
percebem os supermercados
PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
ABC OFFICE SHOP O auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação em relação ao fluxo da cadeia de suprimento na empresa ABC Office Shop J04, 19Y Ana.
PROVISUAL INFORMÁTICA
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PLANO DE NEGÓCIO.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
INTRODUÇÃO A empresa GEOService tem o seu core business em sistemas de localização geográfica. GeoMED é o primeiro produto da empresa com foco no seguimento.
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
PROVISUAL INFORMÁTICA
Aprendendo a montar sua empresa...
Cadeia de Valor.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Profª: Adriana Vettorazzo
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
SUPERVENeZA logística empresarial
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
Doce sentimento. Doce sabor.
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
Planejamento Estratégico de MKT
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
A Alma do Seu Negócio de Varejo
Empreendedorismo ________________________________________
A Tecnologia da Informação nas Empresas
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
Plano de Negócio Exercício.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Marketing de Relacionamento
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Multinivel de Vanguarda U MA E MPRESA DE P ESSOAS V OLTADAS PARA P ESSOAS !
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Segmentação em áreas estratégicas. A B D E CF Ambiente externo Como segmentar o ambiente externo?
Transcrição da apresentação:

LOJAS DE INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS profedassuncao.wordpress.com

Revisão do Módulo IV  Localização e Espaço Físico  Licenças  Visão Sistêmica das Organizações  Recursos: financeiros, materiais, energéticos, humanos e de informação.  Relações: Funções Fins e Funções Meio  Terceirização  Globalização: Expansão e Contração. Homeostase  Meio ambiente: Clientes Diretos e Indiretos  Missão e Visão

Módulo VII Aspectos Relevantes de Atuação

Aspectos Operacionais O mercado brasileiro de comercialização de produtos de informática é diversificado e encontra ‐ se em momento de ascensão. Os investimentos mundiais em novos projetos são constantes, criando equipamentos e periféricos cada vez mais modernos e sofisticados.

Os incentivos governamentais para inserção digital, favorecendo o acesso ao computador e à Internet, a queda dos preços, a diversidade de opções, a popularização e a oferta de programas para usuários inexperientes fazem com que o mercado se mantenha aquecido.

O público consumidor é bastante abrangente, entretanto, definir o alvo é importantíssimo para o empreendimento. Conhecer a faixa etária, hábitos de consumo e faixas salariais são alguns dos itens necessários para esta definição. Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida pela qualidade e variedade dos produtos comercializados e pelo atendimento aos clientes.

A estrutura básica de uma pequena loja de informática poderá ser dividida em:  balcão de atendimento;  área de vendas (exposição, caixa, empacotamento e entrega);  administração;  estoque;  sanitários.

Os itens básicos são:  balcões;  prateleiras;  vitrinas;  estantes expositoras;  computadores;  softwares gerenciais;  móveis;  impressoras;  sistema de telefonia/ fax;  embalagens;  uniformes;  material de escritório.

O balcão de atendimento, além de permitir a demonstração dos produtos pelo vendedor, deve servir de expositor para os mesmos. Assim, ele deve dispor de vidros no tampo superior, possibilitando que o cliente escolha os produtos que mais lhe agradem.

Para alcançar o sucesso neste mercado é importante oferecer diferenciais, procurar novas formas de apresentar os produtos tornando ‐ os mais atrativos que os do concorrente. Incrementar as vendas, usando os meios de comunicação disponíveis no mercado, promoções que estimulem a compra, optar pelo atendimento em domicílio, fechar contratos de manutenção em redes internas de corporações, implementar sistemas de vendas diversificados, etc.

Os diferenciais estão em atendimento personalizado e qualificado (com pessoal uniformizado e bem humorado), logística (entrega em domicílio) e qualidade nos produtos. Estes fatores tornam a empresa um referencial para a clientela e até mesmo para os concorrentes, pois os clientes, quando bem atendidos, possivelmente voltarão e se tornarão fiéis à empresa.

Recomenda ‐ se ao empreendedor investir em informatização do negócio. Existem muitas opções que possibilitam essa facilidade: caixas eletrônicas isoladas ou integradas, impressoras para preenchimento automático de cheques, impressoras de notas fiscais nos caixas, código de barras nos produtos, banco de dados sobre cada produto ou serviço e cadastro de clientes. Esta tecnologia facilitará o atendimento, pois reduzirá o tempo de espera na fila, e facilitará o pós ‐ venda, proporcionando um alcance maior de clientela em épocas de promoções.

A mão ‐ de ‐ obra é variável de acordo com a estrutura do empreendimento. Necessariamente, deverá contar com balconistas ou atendentes, caixas e auxiliares administrativos. Os funcionários responsáveis pelo contato com os consumidores devem ser cordiais e atenciosos já que a qualidade no atendimento é tão importante quanto a dos produtos comercializados.

Aspectos Mercadológicos Conhecer o mercado é fundamental na análise de viabilidade de um empreendimento. Observando o mercado, é possível conhecer e fidelizar os seus clientes, elaborar e estabelecer estratégias para aumentar suas vendas, criando ‐ se um diferencial competitivo em seus produtos ou serviços.

Mercado Consumidor Representa os clientes que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os seus serviços. No mercado consumidor é que está o seu público ‐ alvo, ou seja, para quem você vai vender produtos ou serviços (homens, mulheres, idosos, crianças, empresas, etc).

A razão de ser de uma empresa é o consumidor. Por isso, é extremamente importante que você conheça seus hábitos: o que ele gosta de comprar e quando, de que maneira prefere pagar (dinheiro, cartão de crédito), se prefere o sistema de delivery, etc.

A melhor forma de conhecer o mercado consumidor é através de uma pesquisa de mercado. Ela pode ser realizada por você através da observação e também de pesquisas na localidade onde você pretende abrir a sua empresa. Verifique quem são as pessoas que consomem os produtos ou serviços de sua futura empresa. É importante também pesquisar o seu concorrente. Como ele atua? Para quem ele vende? Através dessas informações você poderá identificar um diferencial para o seu negócio.

Mercado Concorrente Conhecer o mercado concorrente é procurar descobrir quem comercializa produtos ou presta o mesmo serviço que você. Quando bem analisada, a concorrência pode ser um estímulo para o crescimento de sua empresa. Você pode começar a pesquisar o seu mercado concorrente respondendo às seguintes perguntas:

 Como meus concorrentes vendem seus produtos e serviços (preço, prazo de entrega, forma de pagamento, promoções etc.)  Quantos são os meus concorrentes?  Onde estão localizados?  O que minha empresa pode fazer além do meu concorrente? (Que vantagens posso oferecer, quais são os meus diferenciais competitivos)

Mercado Fornecedor São as empresas que fornecem matéria ‐ prima, tecnologia, embalagens, equipamentos, serviços, mão ‐ de ‐ obra e tudo o que for necessário para que sua empresa possa funcionar. A escolha de bons fornecedores é fundamental para o sucesso de seu negócio. Escolha ‐ os criteriosamente, analisando seus preços, formas e prazos de pagamento, pontualidade na entrega e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Você pode localizar fornecedores de diversas formas:  Através de pesquisa com empresários que já atuam no mesmo ramo que o seu;  Em catálogos distribuídos pelas empresas;  Através da Internet;  Em feiras e exposições do setor Escolhido o fornecedor, não se esqueça de verificar a idoneidade da empresa.

Através da análise de dados como área, população e potencial de consumo, você poderá mapear e conhecer as preferências do público ‐ alvo da localidade onde você pretende instalar sua empresa. É uma etapa importante na sua pesquisa de mercado.

Acesse: profedassuncao.wordpress.com Download de aulas, materiais e plantão de dúvidas 24h !