Introdução ao Marketing
Conceito social de marketing Marketing social é o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. É o processo social por meio do qual as pessoas obtêm aquilo que necessitam ou desejam, por meio da criação, oferta e livre negociação de produtos.
Estagios do marketing Marketing empreendedor Marketing profissionalizado Marketing burocrático
Campos de atuação do marketing Bens e produtos Serviços Experiências Eventos Pessoas Lugares Organizações Informações Idéias
Conceito gerencial de marketing É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Conceitos centrais de marketing Mercado alvo (público alvo) e segmentação Profissionais de marketing e cliente potenciais Produtos e ofertas Valor e satisfação Necessidades, desejos e demandas
Conceitos centrais de marketing Troca Relacionamentos e redes Canais de marketing Concorrência Mix de marketing
É o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos no mercado alvo. São os 4 Ps do marketing: Product, Price, Place e Promotion (produto, preço, ponto de venda e promoção)
Orientação da empresa para o mercado Orientação de produção Orientação de produto Orientação de marketing
Identificar desejos e atendê-los Amar o cliente, não o produto Como você quiser (“Have it your way” slogan da Burguer King) Você é quem manda (“You´re the boss” slogan da United Airlines Pessoas em primeiro lugar (“Putting people first” slogan da British Airways
O Papel do marketing na empresa CLIENTES MARKETING PRODUÇÃO RECURSOS HUMANOS FINANÇAS EMPRESA
Tendências atuais Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidades e serviços superiores Respostas e ajustes das empresas: Alianças Centradas no mercado Globais e locais Comercio eletrônico