Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

Planejamento da Comunicação Integrada Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Planejamento da Comunicação Integrada Carlos Freire 2014.2

Estrutura Organizacional Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura Organizacional Alta Direção MARKETING RH Financeiro Compras Contabilidade Planejamento Comunicação Comercial Assessoria de Imprensa Relações Públicas Publicidade e Propaganda Comunicação Interna Carlos Freire 2014.2

O que é Comunicação? Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia A possibilidade e a capacidade de estabelecer-se processos de troca de informações, sensações ou emoções, seja individualmente, seja em grupo. Um dos principais fatores que diferenciam o ser humano dos demais seres vivos é a grande capacidade que tem de comunicar-se entre si, decorrente e aprimorada pela inteligência. Carlos Freire 2014.2

Evolução dos Meios de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução dos Meios de Comunicação Parede das Cavernas * Mandíbulas menores e cérebro maior Madeira Cerâmica Tecido Bronze Papiro Papel Carlos Freire 2014.2

Evolução dos Meios de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução dos Meios de Comunicação Últimos 100 anos Rádio (1901) Impressão offset Vávula eletrônica (1904) Emissoras de Rádio (1916) Televisão (1926) Cinema Falado (1927) Computador (1946) Satélite (1957) Carlos Freire 2014.2

Evolução dos Meios de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução dos Meios de Comunicação Holografia (1960) Winchester ou HD (1966) Internet (1969) Fibra Ótica (1960) Disc Laser (1972) Microcomputador (1976) HDTV, DVD, tela plana ( década de 80) Carlos Freire 2014.2

Evolução dos Meios de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução dos Meios de Comunicação Um dos maiores motivos do impacto causado pela Internet no mundo atual são as amplas possibilidades de comunicação que foram abertas a nível global e em tempo real. A união de chips e satélites é a responsável pela instalação da “aldeia global” que hoje vivemos. Carlos Freire 2014.2

Estrutura da Comunicação Integrada Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Estrutura da Comunicação Integrada Feedback Compra do Produto/ serviço voto Decodificação Público 1 Público 2 Público 3 Produtor/Emissor Canal Cognição Mensagem Ruído Códigos e Símbolos Carlos Freire 2014.2

Comunicação Empresarial/ Institucional Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Empresarial/ Institucional Empresa/ Instituição Sociedade Sociedade Verificação daquilo que é publicado sobre a empresa e daquilo que interessa à empresa. Produção de materiais sobre a empresa direcionados aos diversos públicos com que se relaciona. Dados Informação Conhecimento Carlos Freire 2014.2

Tipos de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Tipos de Comunicação Empresarial São três os principais tipos de comunicação empresarial: Comunicação Institucional Tem como objetivo reforçar a Imagem Institucional e a Marca das empresas. Carlos Freire 2014.2

Objetivos da Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Objetivos da Comunicação Empresarial São três os principais objetivos da comunicação empresarial: Comunicação Institucional Fala da empresa por intermédio da divulgação de aspectos ligados à personalidade e cultura da empresa, expõe seus valores e busca criar uma percepção positiva do mercado consumidor. É muito útil quando da chegada de concorrentes ou ocorrências inesperadas. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia J & J Carlos Freire 2014.2

Objetivos da Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Objetivos da Comunicação Empresarial 2. Comunicação Promocional Tem como objetivo aumentar a venda de determinado itens. Fala dos produtos ou serviços, realçando suas qualidades e atributos e condições de aquisição. O segmento que mais utiliza este tipo de comunicação é o de varejo. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Uniodonto Carlos Freire 2014.2

Objetivos da Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Objetivos da Comunicação Empresarial 3. Comunicação Interna Estabelece o relacionamento e a interação dos diversos setores da empresa. São as veias e artérias de nosso organismo. Tipos: Jornal Interno; Palestras Internas; Intranet. Carlos Freire 2014.2

Modalidades de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Modalidades de Comunicação Empresarial Publicidade e Propaganda Pode ser institucional ou promocional. É a maneira mais barata de divulgar produtos e/ou serviços. É a maneira mais utilizada pelo marketing para comunicar-se com os mercados-alvo. Carlos Freire 2014.2

Modalidades de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Modalidades de Comunicação Empresarial Publicidade e Propaganda Faz parte do processo de vendas, sem ser responsável direta por estas. “ Tem o pressuposto de informar o consumidor dos benefícios dos produtos e de seus atributos positivos e ainda motivá-lo a ir ao encontro do produto.” (Pinheiro e Gullo) Carlos Freire 2014.2

Modalidades de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Modalidades de Comunicação Empresarial Relações Públicas: É a realização de trabalho permanente de relacionamento com os diversos públicos com os quais a empresa interage, tendo como objetivo manter uma imagem positiva da empresa junto a eles, criando assim, o cenário ideal para a realização de negócios. Carlos Freire 2014.2

Modalidades de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Modalidades de Comunicação Empresarial Funções de Relações Públicas: . Assessoria de Imprensa; . Comunicação Corporativa; . Apoio no lançamento ou revigoração de um produto/serviço; Carlos Freire 2014.2

Modalidades de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Modalidades de Comunicação Empresarial Funções de Relações Públicas: . Eventos; . Relações com a comunidade (Responsabilidade Social Empresarial); . Lobby (??????) Carlos Freire 2014.2

Modalidades de Comunicação Empresarial Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Modalidades de Comunicação Empresarial Funções de Relações Públicas: . Eventos; . Relações com a comunidade (Responsabilidade Social Empresarial); . Lobby (??????) Carlos Freire 2014.2

Mídia Pode ser: . Eletrônica (TV e Rádio); Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mídia Pode ser: . Eletrônica (TV e Rádio); . Digital (site, email-mkt, banner, sites de relacionamento); . Impressa (Jornal, Revista, Impressos, Folders) Carlos Freire 2014.2

Mídia . Externa (Outdoor, Busdoor) Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mídia . Externa (Outdoor, Busdoor) . Marketing Direto (mala direta, telemarketing). . Interna (houseorgan, informativos) . Alternativa (mídia mall, ações específicas de promoção e merchandising) Carlos Freire 2014.2

Mídia Mídia Eletrônica – TV e Rádio – Mídia de Massa Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mídia Mídia Eletrônica – TV e Rádio – Mídia de Massa Grande abrangência; Rápida na mensagem; Rápida no retorno. Carlos Freire 2014.2

Mídia Mídia Impressa – Jornal/ Revista Grande Segmentação; Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mídia Mídia Impressa – Jornal/ Revista Grande Segmentação; Mais lenta, maior profundidade; Público específico; Tempo de Permanência. Carlos Freire 2014.2

Mídia Mídia Digital O consumidor decide se quer ver ou não; Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mídia Mídia Digital O consumidor decide se quer ver ou não; Pode ser rápida ou lenta, superficial ou aprofundada, sempre a critério do consumidor; Ainda está em fase experimental; Tudo aponta para sua prevalência em um futuro próximo. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Site – Todo tipo de informação, desde a história da empresa até manuais de produtos etc. Informativo, dinâmico, interativo. Conteúdo é fundamental. Mídias Sociais – locais para conhecimento do consumidor e vice versa. Interação. Youtube – Conteúdo Facebook Carlos Freire 2014.2

Mídia Linkedin – profissional Twitter – agilidade My Space – músicos Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mídia Linkedin – profissional Twitter – agilidade My Space – músicos Email Marketing – quantidade x qualidade Marketing Viral Banner Carlos Freire 2014.2

Vídeo: Crispin Porter & Bogusky Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Vídeo: Crispin Porter & Bogusky Carlos Freire 2014.2

Questões: Quais são os 3 objetivos de Comunicação Integrada? Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Questões: Quais são os 3 objetivos de Comunicação Integrada? O que difere a mídia TV da mídia impressa? Quais as vantagens de se adotar estratégias de Comunicação Integrada? Carlos Freire 2014.2