COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES

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Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) ANGÉLICA A. DE OLIVEIRA CAMILA ARAÚJO SAMPAIO CARLOS HENRIQUE MARRA FRANCIDALVA SILVA LAÉRCIO MANOEL DE SOUSA MAÍSA A. G. DE SOUZA

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) INTRODUÇÃO Neste trabalho abordaremos sobre o assunto cultura organizacional, valores e gerações X, Y, Z. Mostrando assim, alguns conceitos e características de cada geração.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) CULTURA ORGANIZACIONAL A cultura organizacional é um conjunto de valores e crenças compartilhados que influenciam o comportamento do trabalhador. A Cultura organizacional de uma empresa é definida no início de suas atividades por seus proprietários. É definida por seus valores, seus costumes, seus tabus, suas crenças, suas normas, entre outras definições.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) CULTURA ORGANIZACIONAL É passada aos funcionários, através de colegas antigos e através de informações na própria integração de um funcionário novo, o qual pode aceitar a ideologia da empresa, se identificar com a mesma ou não. Assim também surgem as primeiras resistências dentro de uma empresa.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) CLIMA ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z)

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) VALORES São à base de qualquer cultura organizacional, e esses valores guiam o comportamento diário dentro da organização.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) VALORES Os valores culturais são aqueles que servem de referência aos funcionários de modo que a organização possa implementar suas estratégias, esses valores devem se fundamentar nas convicções da empresa.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) BABY BOOMER

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) BABY BOOMER Pessoas nascidas após a 2ª Guerra Mundial Período pelo qual houve grande crescimento na taxa de natalidade – por isso o termo “baby boomer” apreciam a hierarquia e são mais leais a organização e a favor da diplomacia, experientes, vestem a camisa da organização.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) BABY BOOMER Os Baby Boomers caracterizam-se por serem pessoas revolucionárias e moldadas com grande disciplina; céticos em relação à autoridade, independentes; transformadores, buscam reorganizar ou reestruturar suas organizações, foco no curto prazo e mentalidade de trabalhar pressionados; liderança por consenso, tendem a priorizar o trabalho, acreditam num mundo competitivo e compenetrado.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO X

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO X (1965- 1977) Tecnicamente experiente Trabalho de equipe importante Não gosta de hierarquia Busca equilíbrio vida/trabalho Lealdade a própria carreira e profissão Aprecia a velha e a nova economia

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO X As pessoas da Geração X caracterizam-se por serem auto-centradas, empreendedoras e extremamente independentes: altamente pragmáticas e orientadas às ações; liderança por competência; grupo mais conservador da força de trabalho.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO Y

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO Y (1978-1984) Tecnicamente experiente Trabalho de equipe muito importante São conhecidos pela pressa, pouca paciência e busca rápida pelo reconhecimento Desejam crescimento rápido na carreira e são imediatistas Não abrem mão de gerenciar simultaneamente sua vida pessoal e profissional

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO Z

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES (GERAÇÕES X, Y, Z) GERAÇÃO Z (nascidos em meados dos anos 90) São muito ligados a novas tecnologias e não tão sociais são individualistas e com dificuldade de trabalhar em grupo Possuem pouca paciência Sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet