Marketing Carlos Freire 2015

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Gestão de Marketing Carlos Freire
Transcrição da apresentação:

Marketing Carlos Freire 2015

Gestão de Marketing Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM

Gestão de Marketing Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM CORINTHIANO!!

Gestão de Marketing Ementa da Disciplina Introdução a Gestão de Marketing. Conhecendo e identificando o mercado. Plano de Marketing. Posicionamento do mercado. Marketing Mix: Produto, preço, praça e promoção.

Gestão de Marketing Objetivo Introduzir conceitos de marketing, conhecendo e identificando mercados. Discutir, detalhar e identificar o plano de marketing e suas características. Analisar, descrever e compreender as ferramentas de marketing.

Gestão de Marketing Competências: Gerenciar as atividades de marketing ; Identificar e criar oportunidades de mercado; Identificar e compreender o comportamento do consumidor; Gerenciar produtos e serviços, bem como sua importância para a imagem da organização, preservação no mercado; Compreender aspectos estratégicos do marketing para a organização; Administrar canais de distribuição; Implementar e controlar os desempenhos mercadológicos;

Gestão de Marketing Habilidades: Organização e atualização constante; Capacidade para a resolução de problemas individuais e coletivos; Capacidade de decisão; Disciplina e flexibilidade; Habilidade de vendas e negociação; Respeito e ética.

Gestão de Marketing Valores e Atitudes Pensamento sistemático, reflexivo e critico; Visão holística; Capacidade de autoaprendizagem; Abertura a mudanças; Criatividade e iniciativa; Capacidade de comunicação; Colaboração e pró-atividade;

Gestão de Marketing Valores e Atitudes Organização e atualização constante; Capacidade para a resolução de problemas individuais e coletivos; Capacidade de decisão; Disciplina e flexibilidade; Habilidade de vendas e negociação; Respeito e ética.

Gestão de Marketing Bibliografia Bibliografia Básica (Conforme PPC)   Bibliografia Básica (Conforme PPC) KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 14ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012. OLIVEIRA, Bráulio (Org.). Gestão de Marketing. 1ª ed. Editora Pearson Education do Brasil, 2011. SHIRAISHY, G. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Gestão de Marketing Bibliografia Bibliografia Complementar (Conforme PPC) CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para o cliente. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. DIAS, Sergio Roberto (coordenação). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. GIULIANI, Antônio Carlos. Marketing Contemporâneo: novas práticas de gestão, com estudos de casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2006. KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 14ª ed. Rio de Janeiro, 2003. LAS CASAS, Alexandre Luzi. Administração de Vendas. 8ª ed. Editora Atlas, 2005.

Gestão de Marketing Avaliação 1 e 2 Prova Escrita 6 pontos Trabalho em Sala de Aula 2 Pontos Seminário 2 Pontos Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing PROVA OBJETIVA – Cronometrada Prova Escrita: Objetiva (5 questões) 2 Pontos Dissertativa (5 questões) 4 Pontos PROVA OBJETIVA – Cronometrada PROVA DISSERTATIVA - Normal * As provas não são fáceis. Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Recuperação 5 Questões Discursivas. Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Para todas as avaliações – Critérios Conhecimento Comprometimento Interesse Pesquisa Proatividade Mínimo = Mínima Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina: Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina: Comparecer às aulas; Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina: Comparecer às aulas; Prestar atenção nas aulas; Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina: Comparecer às aulas; Prestar atenção nas aulas; Estudar Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Simples assim! Dicas para ir bem na disciplina: Comparecer às aulas; Prestar atenção nas aulas; Estudar Simples assim! Carlos Freire - 2012

Gestão de Marketing Disciplina 80 horas Máximo de 20 faltas Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios BLOG www.assessoriacommkt.wordpress.com Conteúdo Acadêmico Uninorte Aulas – Slides das aulas dadas Textos de Aula – textos a serem utilizados Ementas – Ementa e Plano de Aula Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Agora eu quero conhecer vocês. Nome O que faz: trabalha? Estuda? Por que escolheu Logística O que é Marketing. Carlos Freire - 2012

Cenário de Negócios

Aula Inicial – Cenário de Negócios As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 20 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daque que havia antes do início deste processo. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Quais foram essas mudanças? Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios primeiro ponto a considerar é a mudança da visão Newtoniana para a visão quântica. O que isso significa? Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Hoje já se sabe que tudo, absolutamente tudo, no Planeta está interligado e interagindo permanentemente. Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios A Física que era a ciência que prevalecia sobre todas as outras foi substituída pela Biologia e isso acarretou grandes mudanças no mundo em que vivemos. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Na área da gestão empresarial passou-se a ver as empresas, antes vistas como máquinas, como seres vivos, compostas e dirigidas por pessoas e sujeita à todas as leis da biologia. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Todos os seres vivos têm como característica básica um Código Genético. É um conjunto de informações que determinam as características daquele ser e é reproduzido e retransmitido de geração em geração. É a identidade daquele organismo. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Nesse novo cenário, a Identidade Empresarial passa a ser fundamental. A empresa como organismo vivo precisa de um Código Genético que norteie e dirija suas ações nos mais diversos campos. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios E o que representa o Código Genético das empresas? Premissas Básicas, Ideologia Corporativa Missão, Visão, Valores, Negócio, Clientes. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Resumindo o primeiro ponto: houve uma mudança (ruptura) na maneira de enxergar e se relacionar com o mundo. A parte foi substituída pelo todo. A Física como ciência básica, foi substituída pela Biologia. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios O segundo ponto a ser percebido no novo ambiente de negócios diz respeito à consideração do Ambiente Natural. Desde o início dos tempos existe o relacionamento entre o Homem e a Natureza; Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Após a Revolução Industrial, no século XVIII, com o crescimento do capitalismo, a exploração da Natureza pelo Homem foi crescente até chegar ao nível em que se encontra hoje. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Com a Revolução Industrial ganhou força um sistema que veio a ser conhecido como Capitalismo; O Capitalismo tem como bases: o consumo crescente e ininterrupto, a separação entre o capital e o trabalho e exploração de todos os recursos disponíveis, entre eles os naturais. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Considerava-se que os recursos naturais eram infinitos e que, portanto, não havia com o que se preocupar; Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios % 53,105 34,937 7,546 3,494 0,915 0,003 Era Arqueozóica Proterozóica Paleozóica Mesozóica Cenozóica Homem Anos 3.800.000.000 2.500.000.000 540.000.000 250.000.000 65.500.000 200.000 ( ) Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Até aquele momento a preocupação com as questões ecológicas cabia exclusivamente a um grupo de cientistas que, por intermédio de seus estudos, procuravam alertar o mundo. “As implicações sombrias dos ecologistas de que os homens irão exaurir seus recursos naturais, tornaram-se reais em 1973, quando o mundo foi subitamente atacado pela escassez alarmante do petróleo, diversos minerais e mesmo alimentos (!) (KOTLER, 1980, p. 561)” Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Na década de 70 surgem movimentos como o “ecologismo” e o “consumerismo”, organizados por cidadãos e governos preocupados em proteger e intensificar a proteção ao meio ambiente de vida do homem contra aqueles que o destroem. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Ao consumerismo, ecologismo e à escassez do petróleo e outros produtos, ainda somaram-se o crescimento da inflação mundial que atinge 2 dígitos em boa parte dos países e a ocorrência, como consequência dos anteriores, da recessão, afetando fortemente a vida nos países desenvolvidos. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Nesse momento os capitalistas, afetados em sua maior fonte de energia e no bolso, passaram a reconhecer que os recursos naturais eram finitos e que estavam muito próximos do fim. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios O Marketing e a Propaganda estruturada surgiram em meados do século passado, 1950. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, as empresas que produziam armamentos passaram a produzir bens de consumo e, com isso, aconteceu um significativo desequilíbrio na relação oferta x procura. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Os estoques e o encalhe de mercadorias cresceu e as empresas, buscando minimizar este risco, começaram a realizar estudos do mercado antes de produzir. A esses estudos e às técnicas decorrentes destes estudos deu-se o nome de Marketing. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Nos 64 anos seguintes, até os dias de hoje, o marketing e a propaganda desenvolveram-se muito e tornaram-se áreas específicas de conhecimento. Com o avanço tecnológico as ferramentas do marketing potencializaram-se e chegaram a níveis inimagináveis de sofisticação. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Paralelamente os níveis de exploração dos recursos naturais e a degradação do ambiente chegaram a níveis insustentáveis. O capitalismo, na sua voracidade, promove o consumo desnecessário, constante e crescente colaborando para que a situação fique cada vez mais grave. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome e que representam 15% da população mundial. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que represntam 15% da população mundial. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios 1 bilhão e meio de pessoas, 20% da população que sofre de obesidade. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios 1 bilhão e meio, 20% da população que sofre de obesidade. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Alguma coisa está errada, ou não? Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Já está provado que o Marketing e a Propaganda são ferramentas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. A prevalência até agora foi da utilização em busca de lucro financeiro. Carlos Freire - 2012

Aula Inicial – Cenário de Negócios Nesse novo cenário qual o papel que os profissionais das mais diversas áreas, deverão desempenhar? QUAL O FUTURO QUE QUEREMOS?