FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Até o momento, foi possível perceber que o Grupo de Pesquisa F3P-EFICE, desde o seu surgimento, trabalha com o principal objetivo de compreender e superar problemas encontrados no cotidiano do educador em seu local de trabalho: a escola. Essa perspectiva vem através da reflexão “da” e “sobre” a prática, ou seja, no processo permanente de reflexão: “a prática de investigar a própria prática”. O coletivo, do mesmo modo, entende que a pesquisa não é o único instrumento para produção do conhecimento, mas um importante elemento para essa constituição. Ressalto o compromisso do Grupo em produzir conhecimento e de implantá- lo no seio do povo, pois fazemos pesquisa porque acreditamos que a educação possa servir para possíveis mudanças nas políticas sociais. Andressa Pires Bopsin Estudante de Licenciatura em Educação Física da EsEF/UFRGS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS Este estudo faz parte de um projeto mais amplo intitulado: “ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRADE DO SUL ( ): mapeando cenários da formação profissional e da produção do conhecimento em políticas públicas de esporte e lazer”. Tal projeto é parte integrante do Núcleo Universidade Federal do Rio Grande do Sul da Rede Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (REDE CEDES) do Ministério do Esporte. Este projeto, que está sendo desenvolvido em comemoração aos 70 anos da EsEF/UFRGS, é composto por três eixos. O primeiro eixo abarcará o estudo historiográfico que propõe a reconstrução da memória desta instituição. Os outros dois eixos contemplarão as seguintes temáticas de pesquisa: a) Produção do conhecimento no âmbito das Políticas Públicas de esporte e lazer pela EsEF/UFRGS; b) Formação docente oferecida pela EsEF/UFRGS e sua repercussão na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPA) e no sistema de ensino superior. Coube ao Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte, sigla F3P-EFICE, o terceiro e último eixo, onde irei analisar, identificar e compreender de que forma este coletivo, desde sua constituição, vem contribuindo com a prática pedagógica do professorado de Educação Física e de futuros professores na RMEPA, no qual faz parte do cenário da formação profissional e da produção do conhecimento da EsEF/UFRGS, desde o ano REFERENCIAL TEÓRICO O Grupo F3P-EFICE surge a partir de uma atividade de Formação Permanente em parceria da UFRGS com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), no ano de A atividade, na qual objetivou-se a análise da Formação Permanente dos professores da Rede no contexto da Escola Cidadã, recaiu-se na reflexão crítica sobre a prática pedagógica dos professores de EF nas escolas de Ensino Fundamental. Em decorrência destas reflexões, o Grupo de Estudos, composto por professores da EsEF/UFRGS e por professores da RMEPA, passou a reunir-se sistematicamente a cada 20 dias. A partir do ano de 2000, o Grupo F3P-EFICE organiza reuniões sistemáticas com o grupo de pesquisadores (estudantes de Mestrado, de Doutorado, bolsistas de Iniciação Cientifica/estudantes da Graduação da EsEF/UFRGS e docentes da RMEPA) a cada 15 dias, tendo como local de referência as dependências da EsEF/UFRGS. Através de estudos, inicia-se o exercício da reflexão sobre os problemas, anseios e dilemas que os professores de EF enfrentam no cotidiano da prática docente, desde a Formação Inicial até a Formação Permanente. Nos encontros sistemáticos desse coletivo são compartilhadas vivências, tensões, dificuldades e, através da reflexão, tenta-se, não somente compreender, mas, também, superar diversos problemas encontrados no próprio cotidiano escolar de cada professor integrante deste coletivo, ou no cotidiano escolar de outros colegas da Rede. De acordo com Wittizorecki (2001), em sua Dissertação de Mestrado, também apoiá-los em seus processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas. Durante a revisão bibliográfica ficou evidente a preocupação deste coletivo em relação à educação e desta enfrentar constantes mudanças, ou seja, de acordo com Sanchotene (2007), as aulas de EF estão passando por algumas transformações importantes, sobretudo, porque há preocupação dos professores em procurar novos embasamentos para refletirem sobre a sua prática, construindo diferentes possibilidades de reflexão sobre esta. Além de possibilitar que o coletivo possa desenvolver a capacidade de reflexão crítica da prática docente, para que procuremos uma formação que subsidie a intervenção pedagógica crítica e compromissada socialmente.f icou evidente, tamb é m, a compreensão do Grupo sobre pesquisa: o coletivo entende que a pesquisa não é o ú nico instrumento para produ ç ão do conhecimento, mas um importante elemento para essa constitui ç ão. Al é m disso, na rela ç ão professor/estudante ou pesquisador/colaborador ambos contribuem para o aprendizado, ou seja, “ a rela ç ão entre professor e aluno é uma rela ç ão ativa, de vincula ç ões rec í procas, e que, portanto, todo professor é sempre aluno e todo aluno, professor ” (Gramsci, 1987, p. 37). REFERÊNCIAS FREIRE, P. A educação na cidade. 2.ed. São Paulo: Cortez, Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Acesso em: 08/2010.