O ensino de Ciências de acordo com os RCNs

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Transcrição da apresentação:

O ensino de Ciências de acordo com os RCNs

Componentes: *Agathangela Cardozo *Elida Santos *Jamille Belmon *Simone Brito *Thais Bomfim

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, constitui-se em um conjunto de referencias e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.

Em grande parte das Escolas, os conteúdos referentes às Ciências Naturais: Limitam-se á transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano; Atividades voltadas para a formação moralizante; Experiências pontuais de observação de pequenos animais ou plantas.

De acordo com os RCNs, o ensino das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para: Ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados; Os mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza;

As crianças precisam estabelecer progressivamente a diferenciação entre mitos, lendas, explicações provenientes do senso comum e conhecimento cientifico.

Objetivos: Crianças de zero a três anos Explorar ambientes para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

Crianças de quatro a seis anos Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias; Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

Conteúdos Os conteúdos deverão ser organizados em função dos seguintes critérios: Relevância social e vínculo comas praticas sociais significativas; Grau de significado para criança; Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional; Possibilidade de ampliação de repertorio de conhecimento a respeito do mundo social e natural.

Crianças de zero a três anos Os conteúdos nessa faixa etária acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Participação em atividades que envolvem historias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

Exploração de diferentes objetos,de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito; Contato com pequenos animais e plantas; Conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

Crianças de quatro a seis anos Nessa faixa etária aprofundam-se os conteúdos indicados para crianças de zero a três anos. E ao mesmo tempo são acrescentados outros; Os conteúdos são organizados em blocos.

Os seres vivos Relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais; Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial; Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral;

Fenômenos da natureza Relações entre fenômenos da natureza de diferentes regiões e as formas de vida dos grupos sociais; Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz,calor, som, força e movimento;

Orientações Didáticas Atividades que envolvam fenômenos da natureza. Os fenômenos relacionados à astronomia. Atividades que permitam a observação dos efeitos de luz, calor luz, força e movimento.

Orientações gerais para o professor Ampliar o conhecimento das crianças em relação a fatos e acontecimentos da realidade social elementos e fenômenos naturais requer do professor trabalhar com suas próprias idéias, conhecimentos e representações sociais acerca dos assuntos em pauta.

Partir de perguntas interessantes Considerar os conhecimentos das crianças sobre o assunto a ser trabalhado Utilizar diferentes estratégias de busca de informações Coleta de dados Experiência direta Leitura de imagens e objetos Leitura de livros, enciclopédias, revistas e jornais

Diversidade de recursos materiais Levar em consideração as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas como importantes fontes de informação. Materiais informativos.

Diferentes formas de sistematização dos conhecimentos O registro – através de textos coletivos ou individuais, murais ilustrados, desenhos, maquetes, entre outros.

Partir de perguntas interessantes Considerar os conhecimentos das crianças sobre o assunto a ser trabalhado Utilizar diferentes estratégias de busca de informações Coleta de dados Experiência direta Leitura de imagens e objetos Leitura de livros, enciclópledias, revistas e jornais

Cooperação Atividades permanentes

Por que se utilizar da metodologia de projetos?

A partir desta concepção no ano de 2009 implantou-se a Metodologia de Projetos na Educação Infantil, com o objetivo de suscitar na criança a investigação, a interação e a participação no planejamento das suas atividades, como sujeito ativo da construção do seu conhecimento. Cada sala de aula terá um projeto, cujo tema surgirá das vivências daquele grupo, com objetivos e atividades planejadas sempre tendo relação aos conteúdos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Essa Metodologia permite que a centralização do saber perca o foco na figura do professor e a criança passe a ser vista como co-autora das ações e produções na sala de aula.

Organização do espaço “As produções expostas, sempre referentes ao momento vivido e/ou temas pesquisados, podem ser recolhidos ao término do projeto e levadas pelas crianças para casa, que poderão compartilhá-las, recuperando a história das etapas vividas junto a seus familiares.” (RCN, p.201)

Observação, registro e avaliação formativa “O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela pudesse ocorrer.” Adequação dos conteúdos escolhidos; Adequação das propostas lançadas; Tempo e ritmo impostos aos trabalhos; Objetivos propostos.

Referências Sites acessados em 03/08/2009: www.materdeiapucarana.com.br/materdei/admin/n.. www.balneariocamboriu.sc.gov.br/sec_educacao/ www.ssparaiso.mg.gov.br/imgnews/Reciclando_Id...