INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Localização de Empresas
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Seleção de estratégias
Empreendimentos Internacionais – Aula XII
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Marketing Internacional
Responsabilidade Profissional
Administração Estratégica
COMPETITIVIDADE GLOBAL
CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
Estratégia Empresarial
Internacionalização de PMEs
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
MARKETING INTERNACIONAL
MARKETING INTERNACIONAL
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
A importância do Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Estratégia Organizacional
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
O AMBIENTE DE MARKETING
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Estratégias de internacionalização
Administração Mercadológica IV
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Administração Mercadológica IV
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
CULTURA ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
Globalização e Gestão com Pessoas
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Contabilidade Gerencial
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
Segmentação em áreas estratégicas. A B D E CF Ambiente externo Como segmentar o ambiente externo?
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

INTERNACIONALIZAÇÃO

A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma atitude de mudança que ocorre dentro de uma empresa, como resultado de uma série de decisões incrementais que geram algum aprendizado e maior confiança no comércio futuro. Porque Internacionalizar A maioria das empresas preferiria permanecer somente no mercado interno. É muito mais fácil e parece mais seguro, no entanto, pode ser um alternativa um muito arriscada no mundo globalizado e competitivo de hoje.

Estágios de Internacionalização Durante o seu processo de evolução, as empresas podem passar por diferentes estágios quanto a sua relação com o mercado externo:  Empresa Doméstica  Empresa Internacional  Empresa Multinacional  Empresa Global

Empresa Doméstica Estágio primário onde as empresas orientam-se pelo mercado interno, construindo suas estratégias de acordo com os fornecedores e concorrentes existentes neste mercado. Limitam sua área de ação às fronteiras de seu país. Neste momento elas ainda não estão sensibilizadas pelas oportunidades que o mercado externo pode lhes oferecer. Empresa Internacional Neste estágio, apesar de orientadas para o mercado doméstico, ao construírem estratégias que reflitam os objetivos e sua missão, as empresas decidem perseguir oportunidades internacionais. Raramente empresas que se encontram neste estágio têm experiência internacional e buscam diversificar seus mercados, portanto continuam a agir segundo as percepções que têm do mercado doméstico.

Empresa Multinacional Como multinacionais as empresas têm consciência de que as diferenças entre os diversos mercados exigem que o composto de marketing seja adaptado de forma a garantir o sucesso do processo de internacionalização. Neste momento, tendo decidido responder às diferenças entre os mercados, a empresa evolui para o terceiro estágio, estabelecendo uma estratégia multi-doméstica que atenda a dinâmica dos mesmos. Esta orientação torna-se sua principal característica: para ter sucesso no mercado internacional é necessário adaptar-se às particularidades de cada mercado, pois cada país é único. Sua máxima é a adaptação.

Empresa Global Quarto e último estágio, a globalização da empresa também implica na extensão e adaptação de programas e produtos (elementos característicos dos estágios anteriores). Entretanto, ela tem como principal objetivo atingir vários mercados com o mesmo produto básico, utilizando o mesmo apelo e a mesma mensagem. Ou seja, ela busca um mesmo nicho de mercado em diversos países, deixando de ter uma estratégia policêntrica para ter uma estratégia geocêntrica. Desta forma, ela é a combinação da extensão, com a adaptação e a criação. Fica claro, portanto, que quando se deixa de falar em multinacionais para falar em transnacionais não é uma simples mudança de terminologia. Os dois termos representam estágios completamente diferentes quanto à relação da empresa com o ambiente externo.

A decisão de ingressar no mercado internacional deve ser responsável. Para isso é sempre importante ponderar os vários riscos: o Não compreender as preferências dos clientes e não conseguir oferecer um produto competitivamente atraente; o Não compreender a cultura empresarial do país ou não saber como lidar com seus habitantes; o Subestimar as normas estrangeiras e incorrer em custos desnecessários; o Não possuir gerentes com experiência internacional; o Mudanças no macro-ambiente: leis comerciais, câmbio, política, etc..