O ambiente organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
O ambiente organizacional
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Teoria da Contingência
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Capítulo 6 Organização.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Introdução à Teoria Geral da Administração
Teorias Modernas de Gestão
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
Capítulo 8 Controle.
Estratégia Organizacional
Planejamento Estratégico

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
Capítulo 7 Direção.
Planejamento Estratégico
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Gestão Estratégica de Pessoas
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Administração Interdisciplinar
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
O Ambiente de Marketing
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
Planejamento e Estratégia
Introdução à Administração Análise Ambiental
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Cultura Organizacional
Administração de Recursos Humanos
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Administração de Operações
Mudança Organizacional
Introdução à Administração
Introdução à Administração
©2003 South-Western Publishing Company 1 Liderança Estratégica Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 12.
Introdução à Administração
Comportamento Organizacional
Sejam bem vindos.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Transcrição da apresentação:

O ambiente organizacional Capítulo 3 O ambiente organizacional

Conteúdo do capítulo O ambiente organizacional Parâmetros da ação gerencial Ambiente das organizações Ambiente interno e cultura organizacional Ambiente contextual Ambiente operacional Relação organização–ambiente Análise de stakeholders

Objetivos de aprendizagem Definir o ambiente organizacional e destacar sua importância para a administração. Destacar a cultura organizacional como definidora do ambiente interno da organização. Identificar e descrever os principais componentes do ambiente contextual e do ambiente operacional. Explicar algumas estratégias usadas para administrar a relação organização–ambiente. Apresentar a análise de stakeholders como técnica de análise ambiental.

Parâmetros da ação gerencial A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais. A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças internas e externas à organização, que escapam ao seu controle. Uma outra perspectiva defende a síntese dessas posições. O papel do gestor seria equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre os ambientes externo e interno da organização.

Ação gerencial equalizadora

Ambiente das organizações O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional. O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.

Ambiente das organizações

Ambiente interno e cultura organizacional Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência – potencial ou real – de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização. A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias.

Níveis da cultura organizacional

Elementos da cultura organizacional

Ambiente contextual

Obstáculos ao crescimento no Brasil

Ambiente operacional

Incerteza ambiental

Administrando o ambiente organizacional O ambiente pode influenciar de forma diferenciada as organizações, mas a forma de lidar com ele também depende da postura do administrador. Assim, as empresas podem adotar estratégias de: Monitoramento do ambiente. Adaptação ao ambiente. Reação ao ambiente.

Estratégias de monitoramento do ambiente O monitoramento do ambiente realiza-se com o objetivo de perceber os primeiros sinais de mudanças nos fatores que vão influenciar a empresa. As empresas fazem uso de redes informais, contatos com administradores de outras organizações, relatórios e estatísticas públicas por fontes oficiais, revistas de negócios, bancos de dados, entre outros. As empresas podem também usar a inteligência competitiva para monitorar o ambiente externo.

Estratégias de adaptação ao ambiente As empresas que enfrentam um alto grau de incerteza ambiental podem fazer uso de várias estratégias de adaptação ao ambiente, a saber: Papéis de transposição de fronteiras. Parcerias interorganizacionais. Fusões e joint-ventures.

Estratégias de reação ao ambiente As estratégias de reação consistem na tentativa da organização de provocar mudanças das condições ambientais. Entre as principais estratégias de reação destacam-se: Ações de relações públicas. Ações de responsabilidade socioambiental. Ações legais. Ações políticas. Cooptação. Coalizões e associações.

Análise de stakeholders Os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização. A análise de stakeholders é uma técnica gerencial que consiste em: Identificar os stakeholders da organização. Determinar a importância e o impacto de cada stakeholder para a organização. Determinar quais são os stakeholders críticos para a organização. Desenvolver uma abordagem diferenciada para cada um dos stakeholders de acordo com sua relevância e características específicas.

Análise de stakeholders 20