Tópicos Especiais Integradores I

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Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais Integradores I Marketing CARLOS FREIRE – 2014.2

São Paulo – Natal – Manaus ESPM AULA INICIAL APRESENTAÇÃO Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Uniodonto Manaus 2011/2012 Hospital Santa Júlia – 2011 – 2013 Intrutor e Consultor SEBRAE AM Diretor Executivo – Assessoria Comunicação e Marketing

AULA INICIAL Carlos Freire – 2014.2

AULA INICIAL Algum aluno novo? Carlos Freire – 2014.2

Tópicos Especiais Integradores I AULA INICIAL Disciplina: Tópicos Especiais Integradores I Carlos Freire – 2014.2

AULA INICIAL Ementa Atualização dos principais conceitos de marketing. Integração das diversas áreas do marketing. Marketing no novo contexto tecnológico. Papel socioambiental do marketing. Análise de gráficos e matrizes. Análise de tendências de mercado. Carlos Freire – 2014.2

Possibilitar aos alunos elaborar Planos de Marketing Integrado; AULA INICIAL Objetivos Geral Promover entre os alunos o conhecimento das interfaces das diversas áreas e ações do marketing. Específicos: Possibilitar aos alunos compreender o papel do marketing na Gestão Empresarial; Possibilitar aos alunos elaborar Planos de Marketing Integrado; Promover a capacidade de entendimento e elaboração de Planos de Marketing; Promover o pensamento crítico em relação ao comportamento ético e responsável na execução de planos de marketing. Carlos Freire – 2014.2

Compreender a nova realidade socioeconômica; AULA INICIAL Competências e Habilidades Compreender a nova realidade socioeconômica; Entender-se como ator das mudanças que ocorrem ou venham a ocorrer na sociedade; Compreender o papel do Marketing no contexto socioeconômico atual; Compreender as interfaces dos diversos setores do Marketing; Conhecer o processo de planejamento, criação, produção e veiculação de um Plano de Marketing; Estar capacitado a solicitar, avaliar e aprovar um Plano de Marketing. Carlos Freire – 2014.2

AULA INICIAL Valores e Atitudes Missão: Adquirir conhecimentos sobre o papel do Marketing no contexto da Gestão empresarial, assim como, sobre as mudanças pelas quais a sociedade está passando. Visão: Os alunos egressos deste curso poderão competir no mercado de trabalho de forma diferenciada em função dos conhecimentos adquiridos. Valores: Interesse, participação, comprometimento, interatividade e proatividade. Carlos Freire – 2014.2

Vídeo Uma Verdade Inconveniente - Discussão / Resenha AULA INICIAL Conteúdo Programático Apresentação Pessoal/ Plano de Curso/Avaliação/Cenário do Negócio/ Mudanças/ Enade/ Método de estudo Planejamento Estratégico - Histórico/ Conceituação/ Aplicação / Ideologia Corporativa Planejamento Estratégico - Ambientes/ Recursos/ Fluxo Produção/ Gargalos / Análise SWOT / Mix de produtos/ Vídeo Uma Verdade Inconveniente - Discussão / Resenha Carlos Freire – 2014.2

Planejamento Estratégico - Matriz GE/Matriz BCG/ Diagnóstico AULA INICIAL Conteúdo Programático Planejamento Estratégico - Matriz GE/Matriz BCG/ Diagnóstico Planejamento estratégico - Plano de Ação Discussão texto Lovelock - Classe Discussão texto Lovelock Grupos - Produção texto individual - O que nos espera? Posicionamento/ Percepção/ Comunicação Integrada Responsabilidade Socioambiental Carlos Freire – 2014.2

Conhecimentos Gerais/ Atualidades - Seca na região Sudeste AULA INICIAL Conteúdo Programático Conhecimentos Gerais/ Atualidades - Seca na região Sudeste Discussão texto Megatendências - Produção de texto Simulado Atualidades Simulado Socioeconômico Simulado ENADE Planejamento Estratégico ARE 1 Conceituação de Marketing/ Histórico e evolução Marketing Estratégico/ 4 Ps Carlos Freire – 2014.2

Estratégia Produto/ Serviço/ Estratégia Preço AULA INICIAL Conteúdo Programático Estratégia Produto/ Serviço/ Estratégia Preço Marca/ Brand Equity/ Gestão/ Posicionamento/ Novos Produtos/ Ciclo de Vida/ Canais de Venda/ Pós Venda Composto Promocional Atualidades - Chomsky - Autodestruição Simulado ENADE Atualidades e Socioeconômico Simulado ENADE Planejamento Marketing 1 ARE 2 Carlos Freire – 2014.2

Pesquisa de Mercado/ Conceito e Utilização/ Tipos de dados AULA INICIAL Conteúdo Programático Pesquisa de Mercado/ Conceito e Utilização/ Tipos de dados Tipos de Pesquisa/ Projeto de Pesquisa/ Elaboração de Questionário Pesquisa de Mercado/ Trabalho de Campo/ Tabulação/ Análise e Relatório Trabalho Prático Pesquisa Posto Forte Marketing Digital/ Conceito/ Impacto sobre negócios Planejamento de Marketing Digital - Teoria dos 8 Ps Atualidades Tema - Globalização Simulado ENADE Atualidades e Socioeconômico Simulado ENADE Conteúdo Geral ARE 3 Carlos Freire – 2014.2

Falta ainda uma definição melhor desse modelo de avaliação. AULA INICIAL Avaliação Serão realizados, durante o semestre, simulados ENADE que comporão as avaliações. Falta ainda uma definição melhor desse modelo de avaliação.

AULA INICIAL Faltas: Curso 80h = Máximo 20 faltas

AULA INICIAL Leitura, Inter pretação e Produção Planejamento Estratégico Métodos de Estudo Atualidades Planejamento de Marketing Tópicos Especiais Integradores Pesqisa de Mercado Responsabilidade Socioambiental Matrizes e Gráficos

AULA INICIAL Cenário de Negócios

AULA INICIAL Cenário de Negócios As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 20 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daquele que havia antes do início deste processo. Em outras palavras…

O Mundo está de ponta cabeça! AULA INICIAL O Mundo está de ponta cabeça!

Quais foram essas mudanças? AULA INICIAL Quais foram essas mudanças?

AULA INICIAL O primeiro ponto a considerar é a mudança da visão Newtoniana para a visão quântica. O que isso significa?

Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. AULA INICIAL Hoje já se sabe que tudo, absolutamente tudo no Planeta está interligado e interagindo, permanentemente. Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. E a globalização é uma realidade inquestionável.

Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET. AULA INICIAL Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET. Como a INTERNET alterou o cenário de negócios? Carlos Freire – 2014.2

Mudanças Climáticas Crise China Crise USA Economia Mundial Crise Japão AULA INICIAL Mudanças Climáticas Crise China Crise USA Economia Mundial Crise Japão Crise Europa Recessão Mundial Carlos Freire – 2014.2

Mudanças Climáticas Eleições EconomiaBrasil Crise Energética Corrupção AULA INICIAL Mudanças Climáticas Manifestações Eleições EconomiaBrasil Crise Energética Corrupção Crise Hídrica Carlos Freire – 2014.2

Crescimento Classe Média AULA INICIAL Crescimento Classe Média Racismo Plano Social Questões de Gênero Fundamentalismo Religioso GLBTS Carlos Freire – 2014.2

Capitalismo Ambientalismo Rota de Choque AULA INICIAL Exploração Generalizada Desenvolvimento baseado em produção Consumo desenfreado Utilização desenfreada de Recursos Naturais Preservação recursos naturais Novo modelo de desenvolvimento Consumo consciente Mudanças climáticas

AULA INICIAL O que é Marketing? Carlos Freire – 2014.2

AULA INICIAL O que é Marketing? Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. Carlos Freire – 2014.2

AULA INICIAL O que é Marketing? Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. Ao longo do tempo, o Marketing deixou de ser um departamento nas empresas e passou a ser uma filosofia de gestão de toda e qualquer área de atividade. Carlos Freire – 2014.2

Gestão de Relacionamentos AULA INICIAL Na atualidade o Marketing responsabiliza-se por: Planejamento Gestão de Relacionamentos

AULA INICIAL Marketing = Carlos Freire – 2014.2

AULA INICIAL Marketing = Informação + Carlos Freire – 2014.2

+ Marketing = Informação Inteligência AULA INICIAL Carlos Freire – 2014.2

Diferencial Competitivo AULA INICIAL Dados Sim Não Informação Interessa? Lixo Inteligência Diferencial Competitivo Conhecimento Carlos Freire – 2014.2

A importância do Marketing no novo cenário de negócios. AULA INICIAL Texto: A importância do Marketing no novo cenário de negócios.