Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Estudo de Cunho Etnográfico
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Um Problema para TODAS as Idades
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
Equipe responsável pela produção
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• Manejo – Formação – Professor.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
PORTIFÓLIO.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Professor(es) Apresentador(es):
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
GUIA DO PROFESSOR METABOLISMO DA GALACTOSE. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto de Melo Supervisora: Ericka Araújo Bolsista: Luciene Fabrizia Alves Nascimento

Diagnóstico do 1º Ano do Ensino Médio: Turma “A” E.E.E.M.I Severino Cabral Luciene Fabrizia Alves Nascimento

1- Qual a sua opinião a respeito da disciplina Geografia e a considera importante para a sua formação cidadã?  A maioria dos alunos reconhecem a importância da disciplina de Geografia e acham necessário estudá-la par sua formação cidadã, entretanto não conseguiram explicar com congruência essas afirmações.  Boa parte responderam que sim, explicando como a Geografia é importante na formação cidadã.  “Para mim a Geografia estuda um conjunto de fenômenos naturais e humanos, a superfície da terra, paisagens”...  Um parcela razoável responderam de forma parcial.  “É importante sim pois em cada cantinho tem um pouco de Geografia”.  Um menoria não responderam.

Gráfico da 1ª Questão

2- De que maneira a Geografia esta presente no seu cotidiano ? Explique.  Nas resposta por unanime os alunos afirmaram que a Geografia esta inserido no cotidiano, entretanto, a maioria identificam mais elementos da Geografia Física e a importância na localização.  A maioria relacionaram aos aspectos Físicos da Geografia. “Na localização, na vegetação, no clima.”  Um parcela razoável relacionaram a resposta a Geografia Humana. “Em tudo pois onde o espaço é transformado pelo o homem, isso também é Geografia”.  Uma pequena parte relacionaram a Geografia de maneira mais contundente. “Esta presente em praticamente em tudo desde o clima, a relação do homem com o meio.”

Gráfico da 2ª questão

3- No que se refere ao Ensino da Geografia você relaciona os conteúdos ao seu cotidiano? Explique.  Quase a totalidade afirmam que os conteúdos estão relacionados no cotidiano, entretanto a maioria só perceber em seus fenômenos físicos sem interligar as ações antrópica no processo.  Quase a totalidade conseguiram relacionar ao seu cotidiano. “Sim a seca que estamos passando por vários motivos e acarreta muitos problemas”  Um pequena parcela não responderam a questão.

Gráfico da 3ª Questão

4- Relate um pouco de sua experiência ao estudar Geografia no nível Fundamental, no que se refere as metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores, sobre o processo de avaliação escolar,etc.  Os estudantes relataram que no ensino Fundamental os conteúdos eram dados sem aprofundamento, boa parte não soube responder ou não responderam. Em relação aos recursos a maioria afirmou que no ensino fundamental tiveram aulas mais tradicionais e o modo de avaliar era através de Provas com método avaliativo.  16 responderam que eram utilizadas metodologias tradicionais “ Geralmente era dado os conteúdos por eles selecionados, por capítulo, e dado em um bimestre com provas de acordo com o assunto dado.”  8 Não responderam.  2 não compreendeu a questão.

Gráfico da 4ª Questão

5- Você senti alguma dificuldade em estudar Geografia? Explique.  A maioria afirmaram não ter dificuldade, pelo fato de considerar a Geografia como uma disciplina fácil “ Não pois a geografia é uma disciplina objetiva e de fácil entendimento”.  Parte dos alunos afirmaram ter dificuldade parcialmente, dependendo muito do conteúdo e de como é explicado. “ Sim, quando se trata de revoluções, seus motivos, etc.”

Gráfico da 5ª Questão

6- Apresente algumas sugestões para as aulas de Geografia  Todos sugeriram aulas mais dinâmicas utilizando diferentes recursos (Filmes, vídeos, aula de campo, Seminários, entre outros). “ Passar mais vídeos, filmes, interagir com os alunos animar as aulas (As vezes Brincar) como uma dinâmica sobre conteúdo.” “Seminários e apresentação, filmes” “Permitir que os problemas do mundo sejam discutidos em sala.”

6- Apresente algumas sugestões para as aulas de Geografia.

Considerações Finais  Durante a aplicação do questionário foi possível perceber a priori a dificuldade dos alunos na interpretação das questões apresentadas no questionário.  Analisando as respostas, observou-se que os alunos não conseguem desenvolver na escrita um raciocínio mais contundente, por isso constatou-se respostas bastante superficiais.  Embora afirmem que a Geografia esta presente em seu cotidiano, só conseguem visualiza-la pelos aspectos físicos que apresenta, sem interligar o homem neste processo, acarretando lacunas consideráveis no processo de ensino aprendizagem.  Em suma os diagnósticos demostrarna Geografia, mas também em outras áreas do conhecimento, salientando que na ciência geográfica ficou evidente as lacunas que trazem do Ensino Fundamental.